Características de um empreendedor com pensamento crítico
Descubra se é um empreendedor com pensamento crítico e saiba o que procurar neste tipo de profissional que pode ser uma grande mais valia para o seu negócio pela sua capacidade de analisar projetos e ideias de forma mais precisa.
Observar o que os rodeia
Ter curiosidade sobre as pessoas, as novas técnicas e estratégias, concentrar-se quando fala com alguém num evento, ler por completo os documentos, os relatórios e as análises - tudo isto faz parte de observar o mundo e estar atento aos detalhes não interessa o quão pequenos forem.
Facto versus opinião
As opiniões são importantes quando se opta por uma decisão, porém, mais importante ainda são os factos, os dados que levam a determinada ideia. Na maioria das vezes é necessário ter sangue frio e não decidir algo baseando-se na emoção ou numa opinião não fundamentada. Quanto mais objetivo for, melhor.
Autocrítica
A maioria das pessoas que alimentam o seu pensamento crítico são capazes de se auto-criticar, percebendo onde estiveram melhor mas igualmente onde falharam e em que medida podem aumentar as suas qualificações. Elas aceitam as opiniões de outros, analisando até que ponto eles têm razão nos seus comentários ou não, contrariamente à tendência da maioria de descartar algo que não os favoreça.
Deixar de lado a emoção
Estas pessoas sabem bem que o quão gostam de uma pessoa ou de um projeto não é o suficiente para avançar com uma ideia. Deixar de lado as emoções não é fácil mas fundamental se deseja ser o mais objetivo possível.
Distinguir prioridades
Da mesma forma que é preciso ser frio, é fundamental perceber que objetivo ou projeto é o mais importante em detrimento de outros. Saber sacrificar as coisas certas para que outras prevaleçam e ajudem a empresa a crescer é uma qualidade indispensável no mundo do empreendedorismo.
É importante treinar-se para ser mais crítica e conseguir tirar o maior partido de todas as experiências da sua carreira, sejam elas em eventos em numa reunião. Não se deixe levar pelos outros ou pela emoção e seja mais objetivo nas suas decisões.
OUTROS ARTIGOS:
Como lidar com as críticas ao seu trabalho ou projeto
O que deve saber sobre a Geração Z