As tecnologias que mais marcaram esta década (2010 - 2019)


A década está a terminar e enquanto entramos na reta final olhamos para trás, para as tecnologias que marcaram os últimos dez anos e que certamente continuarão a ter um grande impacto nas nossas vidas de 2021 para a frente.


LEIA TAMBÉM: AirPods Pro: As vantagens dos novos acessórios da Apple


A expansão da internet

A internet começou o seu percurso na década de 1960, alcançando o consumidor comum vinte anos depois, no final da década de 1980. Inicialmente algo estranho e em que poucos acreditavam, a internet mudou a cultura de consumo ainda nos anos ‘90, contudo, a sua grande expansão aconteceu com o advento dos smartphones, em 2010. A possibilidade de termos pequenos computadores nos nossos bolsos, levou a uma maior necessidade e desejo de estar constantemente conectado à internet e às redes sociais. Atualmente, o 4G e o 5G são coisas fundamentais para a maioria de nós e com as quais seria difícil viver ou até trabalhar. Se existe algo que certamente se irá manter, é o poder e a influência da internet.


O desenvolvimento de mais aparelhos móveis

Quanto apareceram, os smartphones e os tablets eram mais aparelhos de entretenimento do que outra coisa, no entanto, rapidamente se viu o seu potencial para se tornarem em algo mais. Ainda que a maioria dos profissionais continue a preferir trabalhar num computador, a verdade é que a grande maioria das tarefas pode já ser realizada através tanto dos smartphones como dos tablets ou até dos seus parceiros híbridos. 


Os softwares de trabalho cooperativo

Softwares como o Office 365 e o Google Drive facilitam em muito o trabalho em grupo. Outrora, os membros teriam de trabalhar separadamente, juntando depois o trabalho, ou pior ainda, teriam de esperar que o colega terminasse a sua parte para iniciarem a seguinte. Agora, todos conseguem trabalhar nos membros documentos em simultâneo, partilhados via cloud. 


Esta revolução veio ainda criar outra mudança na nossa cultura: a expansão do trabalho remoto. Trabalhar a partir de casa sempre foi possível mas agora este elementos é cada vez mais um requerimento dos novos profissionais, alimentando um novo estilo de vida e, por conseguinte, levando ao nascimento de outras tecnologias que os apoiem.


Aumento da presença da inteligência artificial

A inteligência artificial está a consumir a vida pessoal e profissional nos países desenvolvidos. Presente em coisas tão simples quanto um assistente virtual como a Alexa ou a Siri, esta tecnologia entrou para o mundo empresarial como analista de tendências, gestor de redes sociais, e até como responsável pelo atendimento ao público graças aos famosos chatbots. No futuro, é fácil prever que o papel da inteligência artificial será ainda mais importante no nosso quotidiano.


LEIA TAMBÉM: Amazon: Revelados novos produtos Alexa


A tecnologia continua em constante atualização e na próxima década veremos certamente a expansão da inteligência artificial e dos robots, por exemplo. O nosso modo de trabalhar e de comunicar com os outros irá igualmente sofrer alterações profundas e é preciso sabermos-nos ir adaptando.


Keywords: Tecnologia, Smartphone, iPhone, iPad, Office 365, Skype, Google Drive, Inteligência Artificial,. NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo, NOS Empresas, CUE, Criar uma Empresa, Empreendedor, Empreendedorismo


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias e Eventos

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais