cidades inteligentes

A tecnologia vai mudar as escolas, conheça as principais transformações

A Inteligência Artificial e as características inovadoras do 5G vão ajudar a Educação a antecipar o futuro.

12 de outubro 2021

A Educação é um dos sectores mais críticos, e mais expostos também, às alterações tecnológicas na sociedade e na economia. Preparar os jovens para o futuro é antecipar caminhos, competências e profissões que ainda nem sequer existem. As tecnologias ajudam a Educação a encontrar novos rumos. E a rede móvel 5G vai permitir libertar todo o potencial da realidade virtual e aumentada; do ensino à distância fácil, abrangente e inclusivo; da Inteligência Artificial como auxílio aos professores e diretores escolares; da adaptação das matérias ao ritmo e necessidades de cada turma, de cada aluno.

Aulas 5G: Em casa como na escola

Nos últimos dois anos, a sociedade enfrentou escolas fechadas, turmas em isolamento e menos contacto entre alunos e professores. O Ensino não podia parar e o computador, tablet ou smartphone ligado à internet foram os principais aliados. As empresas tecnológicas melhoraram as suas soluções, ou criaram outras ainda mais inovadoras, para ajudar no contexto escolar. O Microsoft Teams, por exemplo, tornou-se essencial para muitos professores e alunos. As telecomunicações revelaram-se fundamentais para a sociedade, ao garantirem que todos podiam continuar ligados através de equipamentos, serviços móveis e cobertura de rede de última geração. Apesar de estarmos a voltar à normalidade do ensino presencial, a educação remota vai continuar a ser indispensável. E as características de velocidade, latência, densidade ou fiabilidade do 5G vão garantir aulas à distância sem falhas, com a sala de aulas a abrir-se ao mundo. Vamos ter acesso a professores ou formadores de qualquer parte do globo.

envio trabalho escolar

" As empresas de telecomunicações têm um papel fundamental na transição digital da sociedade no seu todo, em particular na Educação.

A importância da digitalização escolar está patente no Plano de Recuperação e Resiliência do Governo Português, que destinou 500 milhões de euros ao sector. Além da compra de mais computadores portáteis, a transição digital na Educação passa pela criação de 1.160 laboratórios de Educação Digital, pelo reforço da conectividade nas escolas - onde o 5G terá um papel fulcral - e pela formação dos agentes de Educação. As empresas de telecomunicações têm um papel fundamental na transição digital da sociedade no seu todo. A NOS tem soluções disponíveis para todo o tipo de sectores, incluindo a Educação, que serão reforçadas ainda mais quando a quinta geração móvel estiver disponível.

Inteligência Artificial vai ser um GPS para a Educação

No Norte da Europa, a Finlândia pretende ser a referência em termos de Ensino, principalmente no que à Inteligência Artificial e incorporação de novas tecnologias em geral diz respeito. Há vários anos que o ensino remoto e descentralizado é uma preocupação do país, pelo que o sistema escolar se adaptou bem ao fecho de escolas provocado pela pandemia. E o progresso dos alunos em casa foi sendo medido constantemente, com a colaboração dos pais também.

" Na Finlândia, acredita-se que os dados de aprendizagem dos alunos e da comunidade escolar vão ser críticos para uma Educação melhor. O 5G facilita esse processo.

Helsínquia, que já usa a Inteligência Artificial nas escolas desde 2016, em colaboração com a Microsoft e o seu serviço de cloud Azure, aposta na análise de dados como uma ajuda para os professores identificarem rapidamente quem precisa de apoio extra e onde, individualmente ou em grupo. Os dados de Learning Analytics (analítica da aprendizagem) podem chegar de qualquer lado, desde os exercícios diários e o tempo que demoram a fazer, à temperatura de uma sala ou luminosidade. Podem ser aplicados a um aluno ou turma no imediato, ou servir de base para os anos seguintes.

A Learning Analytics é uma área em expansão que vai crescer ainda mais com o desenvolvimento da inteligência artificial e do processamento de dados, principalmente com as novas redes móveis. Toda a informação passada e presente, todos os dados que estiverem disponíveis podem ser usados para construir modelos, fazer previsões e definir estratégias. “Nunca fomos tão ricos em informação, no entanto é preciso tirar partido da mesma e colocá-la também ao serviço da educação”, explica Eduardo Antunes, diretor executivo da Microsoft Portugal. O também responsável pela área de Setor Público lembra que “é possível olhar para cada aluno de forma individual definindo o percurso que mais se lhe adequa, prevenindo abandono escolar e atuando em tempo útil de forma a aumentar os resultados”.

" Nunca fomos tão ricos em informação, no entanto é preciso tirar partido da mesma e colocá-la também ao serviço da Educação”. Eduardo Antunes, Diretor Executivo da Microsoft Portugal

A capacidade de velocidade e de sensorização da rede 5G, com a ligação de mais equipamentos e o uso facilitado da cloud e da Inteligência Artificial, tornam as tecnologias inovadoras acessíveis a qualquer escola. Bastará uma conexão 5G para a Educação em Portugal entrar numa nova era de digitalização. E com ainda maiores garantias de segurança de dados e fiabilidade do que com as redes atuais.

Tecnologia global, ensino também

Outro projeto da Microsoft, o Constellation, aposta na colaboração entre sistemas de Educação ou agrupamentos escolares de vários países e na disponibilização livre dos resultados. Segundo Eduardo Antunes, “o investimento da Microsoft na educação tem subjacente o trabalho de investigadores e professores com significativa experiência. E cada vez mais, a nível estratégico, é importante partilhar boas práticas a nível internacional”. O Constellation envolve “uma colaboração estreita entre países, no sentido de os capacitar na construção de mecanismos de aprendizagem com base em Inteligência Artificial, com foco na utilização responsável de dados e da Inteligência Artificial”. Isso é conseguido também através do Microsoft 365 específico para Educação, que inclui ferramentas, aplicações, conteúdos e sessões de formação específicas para professores e escolas, além das plataformas para dar as aulas, passar trabalhos ou informações.

" O mundo mudou. Segundo a Microsoft, 50% das crianças poderão não estar preparadas para os empregos do futuro. Mas há ferramentas que podem mudar esse cenário.

A ‘Turma de 2030’ será muito diferente, de acordo com um relatório da Microsoft e da McKinsey com esse nome. As mudanças tecnológicas laborais vão levar a uma alteração no perfil dos trabalhadores, cujas competências digitais, bem como emocionais, serão críticas. A Educação é até um dos sectores que vai necessitar de mais profissionais e o relatório da Microsoft aponta a personalização como essencial à aprendizagem. É impossível dar um professor a cada aluno, mas a tecnologia ajuda os educadores a ganharem tempo, a saberem melhor o que cada estudante precisa, a serem mais inclusivos e a oferecerem experiências de aprendizagem abrangentes.

5G garante Educação mais imersiva

Tal como o ensino à distância vai reforçar o seu papel com a quinta geração móvel, a realidade virtual vai entrar em força nas escolas. A experiência e o contacto direto são essenciais para o desenvolvimento e a imersão ajuda a chegar mais longe, sentir e aprender tudo melhor. A Froggipedia, por exemplo, é uma app que ajuda a dissecar e estudar uma rã com todo o detalhe, sem maltratar qualquer animal. Com a realidade virtual e aumentada, o 5G vai ajudar os alunos a terem acesso a conteúdos mais ricos e detalhados, a fazerem visitas de estudo sem saírem de casa ou da escola.

" Uma visita de estudo virtual ou uma experiência anatómica com um sapo via app são exemplos de inovações na Educação que o 5G ajudará a potenciar.

visita de estudo virtual

De acordo com Eduardo Antunes, “quanto mais cedo a tecnologia for integrada nas escolas, e no contexto da ‘sala de aula’, mais cedo estaremos preparados para responder aos desafios da Era Digital, onde o 5G terá um papel fundamental”. O diretor executivo da Microsoft destaca ainda que “abrir uma sala de aula ao mundo ou levar uma sala de aula a outro canto do mundo é uma realidade que muda as experiências dos alunos e dos professores”.

Construir o futuro a jogar Minecraft

Um fenómeno que continua a crescer há mais de 10 anos é o videojogo Minecraft. A simplicidade dos gráficos e a capacidade de construir ‘mundos’ sem limites tornaram o Microsoft Minecraft terreno perfeito também para o Ensino. Com o Minecraft Educação, além de conteúdos assimilados de forma divertida, os estudantes trabalham em equipa, ganham noção de espaço, desenvolvem o pensamento crítico e a resolução de problemas e estimulam a criatividade. “É mais do que um jogo”, explica Eduardo Antunes, “é um jogo adaptado às várias temáticas e disciplinas do ensino básico e secundário”.

" Adaptado às temáticas do ensino básico ou secundário, o jogo Microsoft Minecraft Educação ajuda alunos e professores. Para Eduardo Antunes, “é tecnologia ao serviço da Educação”

Já em Portugal, em Faro, um programa educativo apoiado pela Microsoft, que abrange 7 escolas, 20 professores e 150 alunos, aposta no Minecraft para ajudar a cidade algarvia a tornar-se Capital Europeia da Cultura em 2027. Conhecida pela construção modernista, Faro vai ter vários edifícios emblemáticos recriados pelos estudantes no Minecraft Educação. E quando a rede 5G estiver disponível em Portugal, com a NOS, a velocidade, latência, ou o acesso instantâneo à cloud, tornam este tipo de projetos escolares mais abrangentes. Ganha-se tempo para novos detalhes, para maior complexidade.

NLP: Linguagem mais natural com ajuda artificial

A inteligência artificial também pode ir mais longe no progresso dos estudantes. A Natural Language Processing (NLP, processamento de linguagem natural), interação entre máquinas e humanos, não é nova, e tem aplicações que já usamos diariamente, como os assistentes virtuais em sites, para resolução de problemas. Na Educação, as novas tendências da NLP ajudam os estudantes ao nível da escrita e do discurso, com feedback formativo a exercícios, por exemplo, dando o mesmo aos professores como auxiliar de avaliação.

" Perceber se um aluno está aborrecido ou cansado com base no que escreve? Graças a ferramentas de Natural Language Processing, os professores vão dar mais atenção a todos os alunos.

E com a ajuda das novas redes móveis a NLP conseguirá analisar as diferentes características dos estudantes e o seu estado mental com base no discurso escrito. Identificar todas essas variáveis, muitas vezes impercetíveis, contribui para a motivação e estímulo dos alunos. Outro aspeto da NLP que pode melhorar com o 5G é a tradução instantânea de aulas ou palestras internacionais. Bastará usar fones conectados à internet e escolher a língua que preferimos.

Várias empresas estão a preparar o caminho do 5G com soluções baseadas na tecnologia e equipamentos prontos a beneficiar dela, adaptados aos mais diversos sectores. A NOS tem vindo a demonstrar o potencial do 5G na Saúde, no Entretenimento e nas Empresas em geral, e irá entregar dispositivos e soluções 5G direcionadas também para a Educação, como forma de estimular o futuro do ensino em Portugal. A NOS trabalha lado a lado com parceiros estratégicos como a Microsoft, que apoiam no desenho e implementação das soluções. É tempo de garantir que a Educação do futuro acontece já no presente.

Share this

Artigos Relacionados

  • Bem-vindos à escola do futuro

    escola 5G

    Bem-vindos à escola do futuro

    A primeira escola 5G do país está em Matosinhos. Os alunos da Secundária João Gonçalves Zarco foram os primeiros a ir ao Pavilhão do Conhecimento sem saírem da sala de aulas. Uma visita de estudo virtual que deu os primeiros passos para o futuro do ensino.

  • Tecnologia e energia lado a lado por um mundo mais verde

    sustentabilidade

    Tecnologia e energia lado a lado por um mundo mais verde

    Enquanto o sector energético caminha para as renováveis, a tecnologia evolui para a eficiência. Já a rede 5G é o ponto alto desta transição.

  • Como os wearables 5G vão mudar a sua saúde

    wearables

    Como os wearables 5G vão mudar a sua saúde

    A tecnologia 5G vai ajudar-nos a ter mais conhecimento sobre o nosso corpo. De smartwatches a pulseiras e roupas, descubra as inovações dos wearables 5G.