Estamos constantemente focados em melhorar o nosso serviço através de novas ofertas e melhor tecnologia.
Se precisa de ajuda para encontrar alternativas que possam ser melhores para si ou para prosseguir com o cancelamento, coloque o seu número acima para falar connosco gratuitamente.

Estamos sempre disponíveis para si.

Porque que está a pensar sair?

A vida muda e o seu serviço pode mudar também.

Ajude-nos a encontrar
a melhor solução para si

Vai mudar de casa? Leve o seu serviço consigo.

Se vai mudar de casa, não precisa de cancelar os seus serviços. Transferir o serviço NOS para a nova morada é simples, cómodo e gratuito.

Saiba como levar os serviços NOS para a sua nova casa.

Precisa de um pacote diferente? É fácil mudar.

A tecnologia que utilizamos está sempre a evoluir e os nossos serviços e pacotes evoluem com ela. Se o pacote que tem já não é o mais adequado, encontramos uma solução à medida das suas novas necessidades.

Veja as recomendações que temos para melhorar o seu serviço ou clique aqui para lhe ligarmos gratuitamente.

Quer deixar de ter o serviço em seu nome? Pode passá-lo a outra pessoa.

Ligue 931699000 ou 16990 (veja aqui o custo da chamada), escolha a opção de “alterações” peça para alterar o nome da pessoa titular da conta e siga as indicações do assistente que o acompanhará durante todo o processo.

O que precisa de saber se
está a pensar em cancelar

Fale connosco para encontrarmos a melhor solução

A forma mais rápida e cómoda para saber se temos uma solução para si ou como cancelar os seus serviços é pedir para falar com alguém da nossa equipa especializada.

Se estiver no período de fidelização, o cancelamento pode ter custos

Antes de cancelar, é importante saber se ainda está dentro do período de fidelização. Se cancelar o seu serviço antes do fim desse período, pode ter de pagar um valor que varia consoante as ofertas que recebeu e os meses que faltam para terminar a fidelização.

Saiba quanto terá de pagar se cancelar o contrato antes do fim do período de fidelização no separador Outras dúvidas sobre o cancelamento.

Não se esqueça de apresentar o pedido de cancelamento com a antecedência necessária

Deve entregar o pedido formal de cancelamento até 10 dias antes do fim do período de faturação, para não ter de pagar mais um mês de serviço.

Por exemplo, se o período de faturação terminar a dia 20 de janeiro, tem de entregar o pedido formal de cancelamento até dia 10 do mesmo mês. Esta antecedência está definida no seu contrato com a NOS.

O pedido tem de ser feito por escrito e entregue com todos os documentos que lhe forem pedidos.

 

Como sei quando termina o período de faturação?

O período de faturação não é igual para todos os clientes. Para saber quando começa e acaba o seu período de faturação, consulte a sua última fatura.

Encontra o período de faturação na zona assinalada a turquesa nesta imagem:



 


Se não tiver uma fatura no email ou em papel, pode encontrá-la na sua Área de Cliente ou App NOS: escolha a opção Faturação e Pagamentos e clique na última fatura.

Se tiver equipamentos nossos, terá de os devolver

Os equipamentos que lhe fornecemos para usar os nossos serviços de televisão, internet e voz que são propriedade da NOS devem ser devolvidos, com os respetivos transformadores.


Após a desativação do serviço tem um prazo de 30 dias para os devolver. Se não o fizer, terá de pagar o valor dos equipamentos.


Saiba aqui como devolver os equipamentos e conheça os custos que terá se não o fizer.

Outras dúvidas sobre o cancelamento

Respondemos-lhe aqui a algumas perguntas que nos costumam fazer.

Em que situações posso cancelar sem custos durante o período de fidelização?
 

Não terá de pagar para cancelar o contrato antes do fim do período de fidelização se a pessoa em nome de quem está o contrato:

  • Falecimento - a pessoa que a representa deve enviar a certidão de óbito.

  • For viver para um lar, e recebermos o comprovativo da sua entrada no lar.

  • Ficar com incapacidade para o trabalho, permanente ou temporária, com duração superior a 60 dias, nomeadamente em caso de doença, que implique perda de rendimento mensal (superior a 20%) e nos apresentar o seu atestado médico de incapacidade multi-uso ou baixa médica ou declaração da Segurança Social e do banco que comprovem que está nessa situação.

  • Ficar desempregado, motivado por despedimento da iniciativa do empregador por facto não imputável ao trabalhador, que implique perda de rendimento mensal superior a 20% e apresentar os documentos da segurança social e do banco que comprovem que está nessa situação.

  • Entrar em insolvência, e apresentar a declaração de insolvência emitida pelo tribunal.

  • For vítima de violência doméstica, e nos enviar um comprovativo emitido pela PSP ou GNR.

  • Viver num local onde o nosso serviço deixe de estar disponível- por exemplo, se houver um acidente ou catástrofe natural, confirmados pelos bombeiros ou pela polícia.

  • For despejado/a da sua casa ou receber uma ordem de despejo, e nos enviar um comprovativo emitido pelo Balcão Nacional do Arrendamento ou a sentença do tribunal.

  • Mudar de residência para um local onde a NOS não possa assegurar a prestação do serviço contratado ou de serviço equivalente, nomeadamente em termos de características e de preço, na nova morada, apresentando comprovativos da nova morada, como por exemplo contratos ou faturas de serviços, como a água ou a luz.

  • Mudar de residência para um país terceiro (imprevisivelmente) e o comprovar com um contrato de trabalho/prestação de serviços nesse país ou um certificado da nova residência.

  • Ficar sem serviço, por motivo não imputável ao utilizador final, por um período superior a 15 dias depois de reportada a situação.

  • Estiver ausente da sua residência motivada por cumprimento de pena de prisão e o comprovar com cópia da sentença com transito em julgado (decisão de negócio da NOS).


Se estiver numa destas situações, o que devo fazer?

  1. Ligue 93169900 ou 16990 e escolha a opção Desativação

  2. Reúna os seguintes documentos:

    • Formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato - e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação.

    • Documento que comprova a situação em que está e que lhe permite cancelar o contrato sem custos.

    • Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. Se não quiser enviar fotocópia do documento, pode enviar apenas o formulário de cessação. Nesse caso, a sua assinatura tem de ser reconhecida num notário ou por um/uma advogado/a. Ou, em alternativa, deslocar-se a uma loja e preencher o formulário de confirmação de dados pessoais com apresentação do CC.

  3. Os documentos podem ser:

    • Entregues numa Loja NOS

    • Através do formulário de email, clique aqui e escolha as opções: Sou um cliente particular > Pacotes > Gerir os meus serviços > Enviar documentos para cessação contratual > Enviar email. Para aceder utilize os dados de autenticação da sua identidade digital NOS ou registe-se.

    • Enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa.

O que é o período de fidelização?
 

O período de fidelização é um período durante o qual quem faz um contrato com um operador se compromete a não cancelar esse contrato, nem a alterar as condições acordadas.

Se quebrar este compromisso, terá de pagar uma penalização. O valor dessa penalização varia consoante as ofertas que recebeu e os meses que faltam para o contrato terminar.

Os períodos de fidelização podem ser de 6, 12 ou 24 meses. A duração estabelecida e acordada com o cliente depende das vantagens oferecidas pelo operador, que podem ser descontos na mensalidade ou em equipamentos, oferta da ativação e instalação do serviço, oferta do aluguer de equipamentos, entre outras.

Como posso saber se estou dentro do período de fidelização?
 

Para saber quando acaba o período de fidelização pode:

  • Aceder à sua Área de Cliente, selecionar o serviço a desativar > clicar em Informação da conta > Dados da conta

  • Na sua App NOS, selecionar o serviço a desativar > clicar em Consultar a informação da conta

  • Na plataforma de cessação de contratos disponível em cessacaodecontratos.pt, pode solicitar informação do período de fidelização do seu contrato

Quanto vou ter de pagar se cancelar durante o período de fidelização?
 

Quanto mais perto do fim do período de fidelização cancelar o contrato, menor será a penalização.

Para saber qual o valor a pagar pode:

  • Aceder à sua Área de Cliente, selecionar o serviço a desativar > clicar em Informação da conta > Dados da conta.

  • Na sua App NOS, selecionar o serviço a desativar > clicar em Consultar a informação da conta.

  • Na plataforma de cessação de contratos disponível em cessacaodecontratos.pt, pode solicitar informação do período de fidelização e custos associados à cessação antecipada do seu contrato

Caso pretenda mais informação sobre a fórmula de cálculo do valor do incumprimento contratual consulte a LCE.

Em que situações posso suspender temporariamente o contrato?
 

Poderá pedir a suspensão temporária dos serviços e assim não terá de pagar a mensalidade do contrato, se a pessoa em nome de quem está o contrato:

  • Estiver ausente da sua residência por incapacidade, doença prolongada ou estado de dependência de cuidados prestados ou a prestar por terceira pessoa, nomeadamente a ida para o lar, e recebermos o comprovativo da sua entrada no lar ou outro documento comprovativo da situação invocada.

  • Mudar de residência para fora do território nacional e o comprovar com um contrato de trabalho ou um certificado da nova residência.

  • Perda do local onde o serviço é prestado confirmados por auto dos bombeiros ou pela polícia.

  • Estiver ausente da sua residência motivada por cumprimento de pena de prisão e o comprovar com cópia da sentença com transito em julgado.

  • Ficar com uma baixa médica e nos apresentar a baixa médica ou declaração da Segurança Social.

  • Ficar desempregado e apresentar os documentos da Segurança Social.

Se estiver numa destas situações, o que devo fazer?

  1. Ligue 93169900 ou 16990 e escolha a opção Desativação

  2. Reúna os seguintes documentos:

    • Formulário de pedido de suspensão temporária do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato - e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação.

    • Documento que comprova a situação em que está e que lhe permite suspender temporariamente o contrato.

    • Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. Se não quiser enviar fotocópia do documento, pode enviar apenas o formulário de cessação. Nesse caso, a sua assinatura tem de ser reconhecida num notário ou por um/uma advogado/a. Ou, em alternativa, deslocar-se a uma loja e preencher o formulário de confirmação de dados pessoais com apresentação do CC.

  3. Entregue os documentos:

    • Numa Loja NOS

    • Através do formulário de email, clique aqui e escolha as opções: Sou um cliente particular > Pacotes > Gerir os meus serviços > Enviar documentos para suspensão temporária > Enviar email. Para aceder utilize os dados de autenticação da sua identidade digital NOS ou registe-se.

    • Enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

Posso cancelar sem ser por telefone?
 

A forma mais fácil de cancelar o seu serviço é pedir a alguém da nossa equipa especializada para lhe ligar gratuitamente. Se preferir, pode ligar já 93169900 ou 16990 (veja aqui o custo da chamada) e escolher a opção Desativação.

Em alternativa, pode fazer o pedido pessoalmente, por correio ou através da plataforma de cessação de contratos
( cessacaodecontratos.pt)

  1. Reúna os seguintes documentos:

    • Formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato - e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação.

    • Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. Se não quiser enviar fotocópia do documento, pode enviar apenas o formulário de cessação. Nesse caso, a sua assinatura tem de ser reconhecida num notário ou por um/uma advogado/a. Ou, em alternativa, deslocar-se a uma loja e preencher o formulário de confirmação de dados pessoais com apresentação do CC.

  2. Os documentos podem ser:

    • Entregues numa Loja NOS

    • Através do formulário de email, clique aqui e escolha as opções: Sou um cliente particular > Pacotes > Gerir os meus serviços > Enviar documentos para cessação contratual > Enviar email. Para aceder utilize os dados de autenticação da sua identidade digital NOS ou registe-se.

    • Enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa.

Porque é que recebi uma fatura depois de cancelar o serviço?
 

Depois da última mensalidade, ainda pode receber faturas se:

  • Tiver cancelado o serviço menos de 10 dias antes do fim do período de faturação (por exemplo: o seu período de faturação termina a dia 20 e cancelou o serviço depois de dia 10)

  • Não tiver devolvido os equipamentos

  • Tiver usado serviços que não foi possível incluir na fatura anterior (por exemplo, roaming)

  • Tiver valores a pagar por ter cancelado o serviço antes do fim do período de fidelização.

 



Ainda tens dúvidas?

Insere o teu número e ligamos gratuitamente

Dias úteis das 9h às 21h

Data de criação: 28 de janeiro de 2020
Data de modificação: 02 de fevereiro de 2023