Serviços para facilitar carregamentos e pagamentos​​​​​​​​​

A NOS carrega-lhe automaticamente o seu telemóvel


Para que nunca fique sem saldo, a NOS carrega-lhe automaticamente o telemóvel, através de débito direto em conta, sempre que o seu saldo chegue a €2,50 ou numa data pré-definida por si. Este serviço é gratuito e está disponível para todos os tarifários por carregamento.

Existem duas modalidades de carregamentos automáticos:

Carregamentos Automáticos Periódicos
Nesta modalidade a NOS carrega o seu telemóvel (através de débito direto em conta) com o valor e a periodicidade que desejar. Pode optar por carregamentos mensais, bimensais, ou trimestrais de valores entre €10 e €30 (em múltiplos de €5). Os carregamentos são efetuados ao dia 3 de cada mês.
Exemplo: Pode solicitar que a NOS carregue o seu telemóvel com €15 todos os meses ao dia 3.


Carregamentos Automáticos por Saldo Mínimo
A NOS carrega o seu telemóvel (através de débito direto em conta) sempre que o seu saldo chegar a €2,50 com o valor que desejar. Pode escolher um montante entre €10 e 30€ (em múltiplos de €5).
Exemplo: pode solicitar que a NOS carregue o seu telemóvel com €10 sempre que o saldo atinja os €2,50.


Como ativar

Poderá subscrever de duas formas:

Através da “área de Cliente" no site NOS(clique aqui)
Aceda à sua área de cliente e siga os seguintes passos:
- Ative o Débito Direto em Conta, em ‘Faturas e Pagamentos’.
- Depois de receber a confirmação de que tem o Débito Direto Ativo, aceda à ‘Área de Cliente’ > ‘Pedidos’ > ‘Novo Pedido’ > ‘Serviços e Funcionalidades’ > ‘Carregamentos Automáticos’, tudo na sua ‘Área de Clientes’, e escolha a modalidade pretendida: Carregamentos Automáticos Periódicos ou Saldo Mínimo.


Através do Serviço de Apoio a Clientes

Ligue para o Serviço de Apoio a Clientes via 16993, selecione a opção 'Saldos e Carregamentos' seguida de 'Serviços de Gestão de Saldo' e 'Carregamentos Automáticos'. A sua chamada será transferida para um assistente NOS que lhe solicitará a seguinte informação:
- Modalidade pretendida: Periódicos ou Saldo Mínimo;
- Valor do carregamento (entre €10 e €30, em múltiplos de €5);
- Periodicidade pretendida (mensal, bimensal ou trimestral – apenas para a modalidade Carregamentos Periódicos).


Depois ser-lhe-ão disponibilizados dois códigos via SMS para que possa concluir a subscrição do Serviço num Multibanco, autorizando o Débito Direto em conta. Estes códigos são o código da Identificação do Credor (com 6 algarismos) e o Número de Autorização (com 11 algarismos).


Dirija-se a um Multibanco e efetue as seguintes operações:
1- Selecione Débitos Diretos;
2- Caso já tenha outras autorizações de débito direto, deverá selecionar a opção Nova Autorização de Débito Direto;
3- No ecrã seguinte, deverá introduzir os códigos que lhe foram disponibilizados pela NOS: Identificação do credor e Número da Autorização.


Após confirmação da Autorização de Débito em Conta, a NOS enviar-lhe-á um SMS a informar que o serviço está ativo e começará a efetuar os carregamentos de acordo com o modelo solicitado por si.
Todos os carregamentos e respetivos débitos na sua conta bancária serão acompanhados de uma notificação que lhe será enviada por SMS.


Nota:Este serviço não está disponível para Clientes que tenham o serviço móvel integrado com Pacotes de internet, televisão ou telefone fixo e Clientes móveis com os tarifários Z-Livre, Simples e Super 8.

Realize operações Multibanco, sempre que quiser, diretamente no seu telemóvel.


O serviço MB Phone permite-lhe realizar operações Multibanco diretamente no seu Smartphone. Tem um custo semanal de €0,54, no qual estão incluídas 20 operações, sendo gratuita a primeira semana de utilização.
Se consumir as 20 operações antes da renovação e precisar de utilizar o serviço, a operação seguinte renovará automaticamente a subscrição.


A qualquer hora, em qualquer lugar, o MB Phone permite-lhe, entre outros:

  • Consultar o saldo das suas contas bancárias;
  • Pagar serviços como água, eletricidade e telefone;
  • Pagar a sua fatura NOS;
  • Consultar os últimos movimentos das suas contas bancárias;
  • Requisitar cheques;
  • Realizar transferências entre as suas contas;
  • Consultar o seu NIB;
  • Carregar o seu telemóvel.

Como ativar
Para ativar o serviço MB Phone, dirija-se a uma Caixa Multibanco, selecione 'Outras Operações > MB Phone' e siga as instruções que vão surgir no ecrã. Os Clientes do Millennium BCP devem ligar o 935 222 424 para ativar o serviço.Os Clientes do Novo Banco ou do Novo Banco dos Açores deverão contactar o serviço NBdireto, através do número 707 247 365 para efetuar a adesão.


Como utilizar
Para utilizar o MBPhone utilize a rede móvel 3G/4G e aceda a http://l.nos.pt/mbphone através do navegador do seu telemóvel. Pode também instalar e utilizar o serviço através da app disponível para Android.



Exemplo para uma utilização do MB Phone para “Pagamento de Serviços”:




  • Introduza o telecódigo que definiu quando ativou o serviço no multibanco e selecione “Confirmar”
  • Selecione a opção desejada
  • Introduza a informação solicitada

Pagamentos internet por MB Phone

Em vários sites de internet nacionais é possível usar o seu telemóvel como meio de pagamento, utilizando a sua conta bancária associada ao serviço MB Phone. Para utilizar esta opção, basta selecionar o meio de pagamento MB Phone no processo de compra do site em que se encontra, introduzir o seu número de telemóvel e aceitar o pedido de confirmação que receberá por SMS.


Serviços que lhe permitem continuar a comunicar mesmo quando tem saldo insuficiente​

Data de criação: 28 de março de 2014
Data de modificação: 14 de agosto de 2017