30 de março de 2022

NOS REFORÇA APOSTA EM DÍVIDA SUSTENTÁVEL COM FINANCIAMENTO DE 300 MILHÕES DE EUROS

• Financiamento de 300 milhões de euros em empréstimos obrigacionistas e papel comercial indexados à redução de emissão de gases de efeito estufa de âmbito 1 e 2
  • Mais de 40% da dívida da NOS já está indexada a indicadores e targets de sustentabilidade
  • Estas operações foram celebradas com o Banco BPI, a Caixa Geral de Depósitos e o Millennium bcp

A NOS contratou 300 milhões de euros em empréstimos obrigacionistas e programas de papel comercial indexados a objetivos de sustentabilidade, com maturidade em 2027. Estas operações foram celebradas junto de três instituições financeiras: Banco BPI, Caixa Geral de Depósitos e Millennium bcp.

As linhas agora contratadas contribuem positivamente para o custo médio da dívida da NOS, que se encontra em patamares muito atrativos face às suas congéneres nacionais e europeias, bem como para a diversificação dos instrumentos de financiamento e alongamento de maturidades. Após a contratação destas operações, a NOS passará a ter mais de 40% da sua dívida contratada associada a indicadores e targets de sustentabilidade.

Estes financiamentos bancários foram realizados ao abrigo do recém desenvolvido Sustainability-Linked Financing Framework, e encontram-se indexados ao objetivo de redução das emissões de gases com efeito de estufa da operação própria (emissões de âmbito 1 e 2) em pelo menos 80% até 2025, em relação a 2019. Este objetivo foi validado pela Science Based Targets initiative (SBTi), e encontra-se em linha com a ciência climática e com as melhores práticas do setor, visando manter o aquecimento global limitado a 1,5ºC.

O Sustainability-Linked Financing Framework foi definido com o objetivo de alinhamento entre a estratégia de financiamento e a estratégia de sustentabilidade corporativa da NOS, permitindo o financiamento em formatos indexados ao desempenho da empresa em matéria de sustentabilidade. A Standard and Poor’s emitiu a Second Party Opinion que confirma o alinhamento com os Sustainability-Linked Bond Principles e com os Sustainability-Linked Loan Principles, e classifica a maioria das categorias do Framework com o nível “Avançado” (a melhor classificação possível).

Com estas operações, a NOS consolida a ligação entre o seu custo de financiamento e o seu desempenho ao nível da sustentabilidade, reforçando e demonstrando a sua relevância estratégica e o compromisso, a todos os níveis da Organização, em atingir metas best in class em indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).

À data de 31 de dezembro de 2021, a NOS apresenta um rácio de endividamento Dívida Financeira Líquida / EBITDA Após Leasings de 1,99x, um valor bastante abaixo das outras empresas do setor das Telecomunicações, o que demonstra a solidez ímpar do seu Balanço Consolidado.

O Sustainability-Linked Framework e Second Party Opinion encontram-se disponíveis no website da NOS aqui.