Configurar a box

Saiba neste tópico como pode instalar a sua box, e configurar o serviço de televisão, para conseguir aceder aos seus canais.

Identifique a sua box

Confirme qual a sua box, para garantir que a informação que disponibilizamos está ajustada.

Configure a sua box e serviço

Se enquanto está a instalar o seu serviço de televisão encontrar dificuldades, siga os passos que indicamos da sua box.

1. Instale a sua box

1. Ligue o cabo de sinal que está ligado à tomada TV da parede:

2. Garanta a ligação do cabo HDMI entre box e a televisão. Se recebeu uma box nova e mesmo que já tenha um cabo HDMI, substitua-o pelo novo para que a qualidade de imagem não fique comprometida:

3. Ligue o cabo de rede à box e depois numa das portas LAN na parte de trás do router. Válido também nas situações de troca de box. Sem esta ligação a box não vai funcionar.

4. Ligue o transformador à box e à tomada elétrica:

2. Configure a sua box
  1. Ligue a TV e, com o comando da TV, carregue no botão Source/Input/AV e selecione o HDMI a que a box está ligada;
    Depois começará o processo de configuração da box que deve ocorrer em menos de dois minutos, com uma sequência de ecrãs;
  2. Garanta que o seu comando tem as pilhas inseridas. Carregue no botão OK do comando, a luz do botão ligar/desligar da box ficará azul intermitente. Quando apagar, significa que o comando está ligado à box;
  3. No ecrã de instalação carregue no Continuar com a tecla OK do comando;
  4. Irá surgir um vídeo. Após o vídeo terminar carregue no botão OK do comando para continuar;
  5. Aceite os termos e condições, pressionando na tecla V do comando para percorrer todo o texto, e depois selecione Aceito, carregando na tecla OK do comando.
  6. Em alguns casos, poderá aparecer o ecrã de Aceitação de Gravações Automáticas, aceite este ecrã para ter acesso aos conteúdos dos últimos 7 dias. Caso este ecrã não apareça, a ativação já está completa.
  7. Crie um perfil UMA para poder usufruir da personalização que este serviço lhe oferece.
Instale a sua box

1. Ligue o cabo de sinal entre a saída a RF IN da sua box e a tomada TV.

2. Ligue a box à TV através do cabo HDMI ou cabo SCART, dependendo do modelo da sua TV.

3. Ligue o cabo de alimentação da box à tomada.

4. Caso tenha disponível um cabo de rede, ligue-o entre a sua box e a entrada LAN 1,2,4 ou 4 do seu router Wi-Fi.

Instale a sua box

1. Ligue o cabo de antena da sua entrada satélite à ficha de entrada LNB IN da sua box:

2. Ligue a box à TV através do cabo HDMI ou cabo SCART, dependendo do modelo da sua TV.

3. Ligue o cabo de alimentação entre a ficha de alimentação da box e a corrente elétrica.

1. Instale a sua box

1. Ligue a Apple TV à tomada de eletricidade, com o cabo de alimentação:

2. Ligue a Apple TV com um cabo HDMI.

Para ver filmes em 4K HDR na Apple TV, certifique-se que tem um cabo HDMI 2.0 ou posterior e uma TV compatível com 4K, HDR ou ambos. Também pode configurar a Apple TV para reproduzir som em Dolby Atmos.

3. Durante a instalação precisa de ter ligação à internet. Aconselhamos que ligue a box ao router com o cabo de rede (Ethernet) para uma melhor estabilidade. 

4. Ligue a TV e, no comando da sua televisão, carregue no botão Input/Source/AV e escolha a opção HDMI, selecione aquele que está ligado à sua Apple TV.

5. No comando da Apple TV toque na parte superior (superfície touch). Vai aparecer uma mensagem quando estiver emparelhado.

2. Configure o idioma

1. Após o emparelhamento do comando, passe o dedo na superfície Touch do Siri Remote para encontrar o idioma, o país ou a região. Para escolher uma opção, clique na superfície Touch. 

2. Se selecionar o idioma errado, pressione o botão Menu para regressar ao ecrã anterior.

3. Defina a rede e os dados de privacidade
  1. Caso não tenha nenhum cabo de rede Ethernet ligado, escolha a rede Wi-Fi da NOS.
  2. Prossiga para o ecrã de Dados de Privacidade.
  3. Caso pretenda, escolha a opção Continuar para aceitar a partilha dos seus dados pessoais com a Apple.
4. Utilize a Siri e o Ditado

Sugerimos que selecione Usar Siri, para tirar o melhor partido da Apple TV, mesmo na App NOS TV, onde pode fazer pesquisas através da voz.

5. Configure outros dispositivos Apple

1. Se tiver um iPhone escolha a opção Configurar com dispositivo.

2. Desbloqueie o iPhone e mantenha-o junto da Apple TV (tem de manter muito próximo do equipamento) e siga os passos no ecrã no dispositivo iPhone e na Apple TV. 

3. No seu iPhone irá aparecer uma mensagem pop up, selecione a opção Permitir.

4. Insira o código que aparece no ecrã da sua TV no seu iPhone.

 

Se quiser usar outro equipamento Apple pode escolher a opção Configurar manualmente.

Tem de ter um ID Apple para avançar. Caso não tenha ou não se lembre, saiba aqui como fazê-lo:

  • Introduza o seu ID Apple
  • Coloque a password.
1. Instale a sua box

1. Ligue os cabos pela seguinte ordem:

  1. Cabo HDMI entre a box e a televisão
  2. Cabo de alimentação da box à tomada de eletricidade
  3. Cabo Ethernet entre o router e a box - deve privilegiar esta ligação para garantir a melhor experiência TV, caso não seja possível, pode ligar por Wi-Fi. 

2. Caso a TV não detecte a box automaticamente, selecione a entrada HDMI correspondente na sua TV (botão SOURCE/INPUT)

3. O primeiro ecrã da Android TV pede para emparelhar o comando. Pressione OK.

2. Configure o idioma

A vantagem do Android TV é que sua interface é a mesma para todos os idiomas, então é possível se guiar pelos ícones dos menus. Para configurar o idioma no menu principal pode encontrar o acesso às definições.

3. Configure a Android TV - Ligado por cabo Ethernet

1. Selecione Iniciar sessão, a Android TV irá ligar-se automaticamente à rede:

2. De seguida, insira a conta Google (gmail.com), e a palavra-passe da conta.

  • Se não tiver uma conta Google saiba como a criar aqui.
  • Se não se lembrar da sua conta e/ou password saiba aqui como fazer.

 

3. Continue para os passos finais.

3. Configure a Android TV - Ligado por Wi-Fi

1.  Pode configurar a Android TV de duas formas:

  • Com um dispositivo Android, selecionando Continuar
  • Manualmente, selecionando Ignorar

Com dispositivo Android (smartphone/tablet)

1. Garanta que o dispositivo Android está ligado à sua rede de casa, e que a localização do telemóvel está ativa.

2. No dispositivo, aceda a Definições > Google>Configurar e restaurar > Configurar dispositivo próximo.

Dependendo do dispositivo, esta opção pode não estar disponível nos passos indicados. Se for esse o caso, procura por uma opção Configurar dispositivo em Definições > Google.

3. No ecrã apresentado, selecione Seguinte e aguarde que a box apareça na lista e selecione.

4. Se a localização do dispositivo não estiver ativa, a box pode não ser listada.

5. Aguarde enquanto o dispositivo e a box emparelham.

6. Confirme que o código apresentado na box e no dispositivo são iguais (1). No dispositivo selecione Seguinte (2).

7. Siga os passos indicados após ter inserido o código:

  1. Selecione a rede (se não tiver ligado por cabo Ethernet)
  2. Selecione a conta Google
  3. Selecione Copiar para ativar a conta na Android TV
  4. Insira a palavra-passe da conta Google.

A Android TV está agora associada à sua conta Google.

 

8. Continue para os passos finais.

Configuração manual

1. Ligue a box à rede de sua casa e insira a palavra-passe. A ligação será feita com sucesso.

2. Insira a conta Google (gmail.com), e a palavra-passe da conta:

  • Se não tiver uma conta Google saiba como a criar aqui.
  • Se não se lembrar da sua conta e/ou password saiba aqui como fazer.
4. Siga os passos finais

1. Siga os passos apresentados escolhendo as opções de acordo com a sua preferência.

 Sugerimos que preencha da seguinte forma:

  1. Nos Termos de utilização, selecione Aceitar
  2. Na Localização, selecione Sim
  3. Em Ajudar a melhorar o Android, selecione Sim

 

4. De seguida, configure o Assistente Google. O Assistente Google permite executar comandos de voz na box. Se partilhar dados pessoais da conta Google, a box poderá também aceder a informações pessoais (a eventos de calendário, dados de pagamento).

5. Escolha as opções de acordo com a sua preferência. 

6. A Android TV da NOS está configurada. Pode agora aceder à App NOS TV. Após autenticação com a sua rede de casa, tem acesso à TV da NOS.

Se tiver dificuldade em aceder à NOS TV, consulte o artigo Não consigo usar a App NOS TV.