O controlo parental torna a internet segura para crianças

O controlo parental torna a internet segura para crianças
22
fev
2024
Artigo
NOS
8 minutos de leitura
Atualizado a
17 out 2023

Apesar de tudo o que proporciona, a internet nem sempre é um sítio seguro para as crianças brincarem. O controlo parental é essencial para protegeres os mais novos enquanto usam a internet. Lê mais abaixo!

Para que serve o controlo parental?

A nossa responsabilidade para com os mais novos é proporcionar-lhes um ambiente seguro e proteger o seu bem-estar. Isso também se aplica às atividades online. No entanto, monitorizar constantemente as atividades das crianças e garantir a segurança online do resto da família é, no mínimo, um desafio. Então como é que podemos impedir que as crianças vejam conteúdo inadequado online e façam uma utilização saudável da internet? Com ajuda de uma aplicação de controlo parental. O controlo parental permite-te estabelecer limites e supervisionar os conteúdos aos quais as crianças acedem online. Podes bloquear sites e aplicações inadequadas, restringir o tempo de ecrã e monitorizar as suas atividades para garantir que estão seguros e protegidos. É como dar uma rede de segurança aos mais novos, enquanto exploram o mundo digital.

 

4 formas como o controlo parental melhora a segurança da família:

1. Protege as crianças de conteúdo inadequado para a sua idade

Apenas é necessário um equipamento com ligação à internet para ser possível visualizar conteúdo online inadequado para crianças. Com uma aplicação de controlo parental, podes limitar o acesso a conteúdo adulto, violência, compras, jogos de azar, etc., no equipamento dos mais novos. A aplicação faz a monitorização por ti e, assim, não precisas de estar constantemente de olho no que os teus filhos estão a fazer. Eles podem explorar a internet livremente, mas de forma segura.

2. Bloqueia aplicações que não são adequadas para crianças

Algumas aplicações não são adequadas para crianças. Jogos, aplicações de redes sociais, etc., muitas vezes têm limites de idade, e por uma boa razão. Uma boa aplicação de controlo parental dá-te o poder de decidir que aplicações as crianças podem instalar nos seus equipamentos. Este tipo de softwares restringem a instalação de aplicações antes de tu teres tempo de as validares e aprovares.

3. Equilibra as atividades diárias com limites de tempo de ecrã

O uso da internet e de equipamentos pode ser viciante. Na verdade, muitas aplicações e serviços são deliberadamente projetados para atrair os utilizadores a passarem mais tempo ligados. Isto pode roubar a atenção das crianças de outras atividades diárias, como os trabalhos escolares, brincar ao ar livre ou até mesmo dormir. Com aplicações de controlo parental, podes definir limites saudáveis de utilização do tempo de ecrã e ajudar a equilibrar as atividades diárias dos mais novos. Podes estabelecer uma hora de dormir para garantir que as crianças não usam os seus equipamentos quando não deviam.

4. Ajuda os teus filhos a evitar ameaças online

O controlo parental não se trata apenas de definir limites e monitorizar as atividades. Uma parte importante é proteger as crianças contra ameaças online, como malware e websites de phishing. As crianças, compreensivelmente, não têm as mesmas capacidades dos adultos para avaliar se um site ou um conteúdo é suspeito e evitar fraudes e ataques online. Uma aplicação de controlo parental com antivírus não torna apenas a internet segura para crianças, mas também protege os equipamentos da família e as redes domésticas contra ataques cibernéticos.