Como obter o cartão eSim?
O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.
Se já for cliente NOS com cartão SIM ativo, é possível mudar o cartão SIM para eSIM através da app my NOS ou numa loja NOS.
Sabe mais como mudar cartão para eSIM
Como saber se o meu telemóvel tem eSim?
Consulta aqui a lista dos telemóveis com eSIM atualmente disponíveis.
Comprei um eSIM online, como faço para a troca do SIM para o eSIM?
Trocar o teu cartão para um eSIM é um processo fácil e rápido. Basta pedires um cartão eSIM da NOS e no menu de definições do teu telemóvel aceder a "Gestão de cartão SIM". Neste menu poderás adicionar o teu plano móvel com o QR Code do cartão eSIM que pediste na NOS.
Tenho um SIM NOS, posso trocar de SIM para eSIM?
Sim. Caso precises de alterar o teu SIM para eSIM, podes fazer a conversão do mesmo. Está disponível na app my NOS e em Lojas NOS. Manténs o número, tarifário e o histórico de consumos, além disso o teu cartão SIM fica inativo.
Sabe mais em “Alterar cartão para eSIM”
Posso pedir uma 2ªvia do eSIM?
Sim. Caso precises de substituir o teu eSIM, podes pedir uma 2ªvia. Está disponível na app my NOS e em Lojas NOS. Manténs o número, tarifário e o histórico de consumos, além disso o eSIM anterior fica inativo.
Sabe mais em “Pedir e ativar 2ªvia de cartão SIM e eSIM”
Posso transferir o meu eSIM para outro equipamento?
Sim. Podes transferir o teu eSIM para um novo telemóvel através da [app my NOS] ou reutilizando o QR Code inicial. O processo é gratuito e pode ser repetido até 5 vezes. Depois desse número de repetições, terás de fazer um pedido de 2ªvia.
Sabe mais em “Transferir eSIM entre equipamentos” (associar link à página de ajuda)
Posso usar vários eSIMs em simultâneo?
No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associares mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternares entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.
Posso usar o eSIM só para cartões de dados?
Sim, é possível usares um eSIM apenas com plano de dados móveis.
Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?
Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.
Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?
Sim, em caso de troca de equipamento deves remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garante uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizares o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.
Como escolho o nº pré-definido para as chamadas e para dados?
É possível definires qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.
Como faço a portabilidade de um nº que usa eSIM?
A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulta aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.
Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?
Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.
Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no telemóvel?
Sim, podes utilizar um eSIM como o teu único tarifário móvel, desde que tenhas um equipamento com esta tecnologia.
Posso definir o nome atribuído a cada um dos planos utilizados no Dual SIM?
Sim, é possível definir e personalizar os planos em uso no equipamento Dual SIM com eSIM, através do menu de Definições – Dados móveis.
O que significa Dual SIM Dual Standby?
O Dual SIM Dual Standby é a tecnologia que a Apple disponibiliza nos modelos iPhone que têm eSIM e significa que ambos os cartões SIM podem efetuar e receber chamadas. Se um número estiver ocupado numa chamada, as chamadas recebidas no outro número serão reencaminhadas para o voicemail (fonte)
Em alternativa ao encaminhamento para o voicemail pode fazer um reencaminhamento de chamadas entre os dois números para a modalidade “sem rede ou telefone desligado”. Neste caso aplicam-se os custos de acordo com as tarifas em vigor nos números em uso no telefone.
Os vouchers eSIM têm prazo de validade, à semelhança dos cartões físicos?
Não, os vouchers eSIM não têm qualquer tipo de validade. Deve conservar o seu voucher eSIM para reutilizar em caso de troca de equipamento.
Posso usar o eSIM e o Cartão SIM físico de forma alternada para o mesmo número de telemóvel?
Não é possível ter dois números de cartão SIM associados ao mesmo número de telemóvel, mesmo que um deles seja um eSIM. Apenas um destes cartões poderá funcionar para cada número de telemóvel.