Está a pensar em cancelar o serviço da sua empresa?

Se precisa de ajuda para encontrar alternativas que possam ser melhores para si ou para prosseguir com o cancelamento, consulte este artigo.

Porque está a pensar cancelar?

A vida muda e o seu serviço pode mudar também. Ajude-nos a encontrar a melhor solução para si.

A tecnologia que utilizamos está sempre a evoluir e os nossos serviços evoluem com ela. Se o serviço que tem já não é o mais adequado, encontre uma solução à medida das suas novas necessidades. Fale com os nossos especialistas.

Se vai mudar de morada, pode transferir o seu serviço NOS para a nova morada. Saiba o que precisa de fazer aqui.

Se está a ter dificuldades em pagar as suas faturas, podemos encontrar em conjunto consigo a melhor solução de acordo de pagamento. Saiba o que precisa de fazer aqui.

Estamos atentos às necessidades específicas dos nossos clientes, temos soluções especiais no caso de incapacidade do titular do serviço, igual ou superior a 60%, comprovada com o Atestado Médico Incapacidade Multiuso.

Se quer deixar de ter o serviço em seu nome, pode passá-lo para outra pessoa. Saiba aqui como pode fazer a alteração.

 

O que precisa de saber

Fale com o especialista NOS para encontrarmos a melhor solução

A forma mais rápida e cómoda para saber se temos uma solução para si ou como cancelar os seus serviços é através da nossa linha de atendimento.

Se estiver no período de fidelização, o cancelamento pode ter custos

Verifique se ainda está dentro do seu período de fidelização, caso tenha optado por esta modalidade.

Se cancelar o seu serviço antes do fim desse período, pode ter de pagar um valor que varia consoante as ofertas que recebeu e os meses que faltam para terminar a fidelização.

Caso esteja dentro do período de fidelização, consulte o valor a pagar na app ou área de cliente my NOS. O nosso especialista também lhe irá dar esta informação.

Não se esqueça de apresentar o pedido de cancelamento com a antecedência necessária

Com base na informação alinhada com o especialista NOS, nomeadamente, previsão de valores a pagar, data desativação do serviço, entre outros, de seguida terá que nos entregar a formalização do seu cancelamento por escrito.

A sua última mensalidade dependerá da data em que tiver formalizado o cancelamento. Caso tenha cancelado a menos de 10 dias do fim do período de faturação (que pode consultar na sua fatura), irá manter os seus serviços por mais um mês. Por exemplo, se o período de faturação terminar a dia 20 de janeiro, para evitar pagar um mês adicional tem de entregar a formalização até dia 10 do mesmo mês.

Após recebermos o documento de formalização de cancelamento, vamos enviar-lhe no prazo de até 3 dias úteis, um SMS para o seu número principal com a confirmação da receção e agendamento da data de desativação dos seus serviços. 

Devolva os equipamentos que são propriedade da NOS

Tem um prazo de 30 dias após a desativação do serviço para devolver os equipamentos juntamente com os transformadores que são propriedade da NOS. Se não o fizer, terá de pagar uma indemnização dos equipamentos que não devolver.

Saiba aqui como devolver os equipamentos e conheça os custos que terá se não o fizer.

Perguntas frequentes

Sou um ENI (Empresário em Nome Individual), em que situações posso cancelar sem custos durante a fidelização?

Existem situações que fogem do nosso controlo e não gostaríamos que acontecessem. Nessas situações, pode cessar o contrato connosco sem nenhum impacto financeiro para si.

Tratando-se de um Empresário em Nome Individual, não terá de pagar para cancelar o contrato antes do fim do período de fidelização se a pessoa em nome de quem está o contrato:

  • falecimento - a pessoa que a representa deve enviar a certidão de óbito;
  • ficar com incapacidade para o trabalho, permanente ou temporária, com duração superior a 60 dias, nomeadamente em caso de doença, que implique perda de rendimento mensal, em comparação com a situação anterior, (igual ou superior a 20%) e nos apresentar o seu atestado médico de incapacidade multi-uso ou baixa médica ou declaração da Segurança Social e do banco que comprovem que está nessa situação;
  • estiver ausente da morada dos serviços por incapacidade, doença prolongada ou estado de dependência de cuidados prestados ou a prestar por terceira pessoa, nomeadamente a ida para o lar, e recebermos o comprovativo da sua entrada no lar ou outro documento comprovativo da situação invocada;
  • ter tido perda de rendimento mensal, em comparação com a situação anterior, (igual ou superior a 20%) e apresentar os documentos da segurança social e do banco que comprovem que está nessa situação;
  • entrar em insolvência, e apresentar a declaração de insolvência emitida pelo tribunal;
  • os serviços estiverem num local onde deixem de estarem disponíveis por motivo de acidente ou catástrofe natural, confirmados pelos bombeiros ou pela polícia;
  • ficar sem serviço, por motivo não imputável ao utilizador final, por um período superior a 15 dias depois de reportada a situação;
  • for despejado da sua casa ou receber uma ordem de despejo, e nos enviar um comprovativo emitido pelo Balcão Nacional do Arrendamento ou a sentença do tribunal;
  • mudar de residência para fora do território nacional e o comprovar com um contrato de trabalho ou um certificado da nova residência;
  • mudar de residência para um local onde a NOS não possa assegurar a prestação do serviço contratado ou de serviço equivalente, nomeadamente em termos de características, na nova morada.

Se estiver numa destas situações, o que devo fazer?

  1. Ligue para o 16100 e escolha a opção Desativações do seu contrato para falar com alguém da nossa equipa especializada.
  2. Reúna os seguintes documentos:
    • Formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato, e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação;
    • Documento que comprova a situação em que está e que lhe permite cessar o contrato;
    • Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. Se não quiser enviar fotocópia do documento, pode enviar apenas o formulário de cessação. Nesse caso, a sua assinatura tem de ser reconhecida num notário ou por um/uma advogado/a. Ou, em alternativa, pode deslocar-se a uma loja e preencher o formulário de confirmação de dados pessoais com apresentação do documento de identificação.
  3. Entregue os documentos:
    • através do formulário eletrónico, selecionando a opção Enviar documentos para cessação contratual
    • numa Loja NOS
    • enviando por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa.
Sou uma Sociedade, em que situações posso cancelar sem custos durante a fidelização?

Existem situações que fogem do nosso controlo e não gostaríamos que acontecessem. Nessas situações, pode cessar o contrato connosco sem nenhum impacto financeiro para si.

Tratando-se de uma Sociedade, com NIF iniciado pela numeração 5, não terá de pagar para cancelar o contrato antes do fim do período de fidelização se:

  • entrar em insolvência, e apresentar a declaração de insolvência emitida pelo tribunal;
  • os serviços estiverem num local onde deixem de estarem disponíveis por motivo de acidente ou catástrofe natural, confirmados pelos bombeiros ou pela polícia;
  • ficar sem serviço, por motivo não imputável ao utilizador final, por um período superior a 15 dias depois de reportada a situação;
  • mudar a sede para um local onde a NOS não possa assegurar a prestação do serviço contratado ou de serviço equivalente, nomeadamente em termos de características e de preço, na nova morada.

Se estiver numa destas situações, o que devo fazer?

  1. Ligue para o 16100 e escolha a opção Desativações do seu contrato para falar com alguém da nossa equipa especializada.
  2. Reúna os seguintes documentos:
    • Formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pelas pessoas representantes do contrato - e a assinatura deve ser igual à do documento de identificação;
    • Documento que comprova a situação em que está e que lhe permite cessar o contrato antes do termino do período de fidelização contratual sem custos;
    • Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. Se não quiser enviar fotocópia do documento, pode enviar apenas o formulário de cessação. Nesse caso, a sua assinatura tem de ser reconhecida num notário ou por um/uma advogado/a. Ou, em alternativa, pode deslocar-se a uma loja e preencher o formulário de confirmação de dados pessoais com apresentação do documento de identificação.
  3. Entregue os documentos:
    • através do formulário eletrónico, selecionando a opção Enviar documentos para cessação contratual
    • numa Loja NOS
    • enviando por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa.
Posso cancelar sem ser por telefone?

Sim, através do formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa(s) em nome de quem está o contrato - e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação.

Após preenchimento do formulário e reunir todos os documentos necessários, entregue-os da seguinte forma:

  • através do formulário eletrónico, selecionando a opção Enviar documentos para cessação contratual
  • numa Loja NOS
  • enviando por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa.
Posso suspender temporariamente o meu contrato, em vez de cancelá-lo?

Poderá pedir a suspensão temporária dos serviços e assim não terá de pagar a mensalidade do contrato, se a pessoa em nome de quem está o contrato:

  • Estiver ausente da sua residência por incapacidade, doença prolongada ou estado de dependência de cuidados prestados ou a prestar por terceira pessoa, nomeadamente a ida para o lar, e recebermos o comprovativo da sua entrada no lar ou outro documento comprovativo da situação invocada.

  • Mudar de residência para fora do território nacional e o comprovar com um contrato de trabalho ou um certificado da nova residência.

  • Perder o local onde o serviço é prestado confirmado por auto dos bombeiros ou pela polícia.

  • Estiver ausente da sua residência motivada por cumprimento de pena de prisão e o comprovar com cópia da sentença com transito em julgado.

  • Ficar com uma baixa médica e nos apresentar a baixa médica ou declaração da Segurança Social.

  • Ficar desempregado e apresentar os documentos da Segurança Social.

Se estiver numa destas situações, o que devo fazer?

  1. Reúna os seguintes documentos:
    • Formulário de pedido de suspensão temporária do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato - e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação.

    • Documento que comprova a situação em que está e que lhe permite suspender temporariamente o contrato.

    • Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. Se não quiser enviar fotocópia do documento, pode enviar apenas o formulário de cessação. Nesse caso, a sua assinatura tem de ser reconhecida num notário ou por um/uma advogado/a. Ou, em alternativa, deslocar-se a uma loja e preencher o formulário de confirmação de dados pessoais com apresentação do documento de identificação.

  2. Entregue os documentos:
    • através do formulário eletrónico, selecionando a opção Enviar documentos para suspensão temporária
    • numa Loja NOS
    • enviando por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa.
Conseguimos ajudar?
Ficamos felizes por ter ajudado