sustentabilidade

NOS e Luz Saúde lançam primeiro hospital 5G em Portugal

A parceria entre a NOS e o Grupo Luz Saúde vai transformar os cuidados de saúde no nosso país

27 de maio 2021

Uma criança de quatro anos, inconsciente e taquicárdica, com possível choque séptico, à qual é necessário fazer uma intervenção que a médica de serviço nunca fez, recebe, através de uns óculos de Realidade Aumentada, indicações sobre o que fazer de uma especialista que se encontra longe do local.



A criança de 4 anos é um robô usado para simulações no Hospital da Luz, mas este robô imita em tudo a realidade: respira, reage, sente.

Um robô equipado com uma câmara 360º, que recolhe imagens em tempo real a partir do centro de formação Hospital da Luz Learning Health, a as transmite instantaneamente para óculos de Realidade Virtual de um aluno que se encontra distante, permitindo uma formação real e imersiva.

Cenários que já não pertencem apenas a filmes de ficção científica, mas que se tornam realidade com o 5G, e que foram duas das demonstrações apresentadas no lançamento do primeiro Hospital 5G - o Hospital da Luz, em Lisboa - resultado de uma parceria entre a NOS e o Grupo Luz Saúde.

Na saúde, o potencial disruptivo da tecnologia 5G abre um universo de possibilidades, como a CEO do Grupo Luz Saúde afirmou na apresentação desta parceria: “É incomen-surável a vantagem que uma tecnologia como o 5G pode trazer a um hospital”, assegura Isabel Vaz. E acrescentou: “Apostamos em tecnologia porque isso se traduz no que é me-lhor para o doente”.

" “O fim é o doente, a tecnologia é um meio indispensável.” Isabel Vaz, CEO Grupo Luz Saúde

Esta parceria pioneira entre o Grupo Luz Saúde e a NOS vai potenciar avanços tecnoló-gicos num dos setores mais estruturantes da sociedade: a saúde. Neste momento, foram já instaladas 17 antenas que cobrem áreas nucleares como as consultas externas, as sa-las de cirurgia, o centro de formação e o auditório. “No futuro, todo o Hospital da Luz será 5G”, afiança Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS.

Acompanhar os doentes 24 horas
A formação médica e o treino hospitalar naquele que é o maior centro de simulação mé-dica do país e que brevemente começará a receber alunos do primeiro curso de Medicina privado em Portugal, será uma das áreas onde as mais-valias do 5G serão postas em prá-tica em primeiro lugar, no Hospital da Luz.

Mas não é só. Numa fase inicial, o 5G da NOS vai aumentar a agilidade no funciona-mento operacional e técnico do Hospital da Luz; e tecnologias como Realidade Virtual e Aumentada serão utilizadas nos cuidados paliativos do hospital, para tranquilização dos doentes. Já imaginou o que seria um doente terminal poder visitar, de forma imersiva, a casa onde viveu toda a vida?

" “Portugal precisa do 5G e do mundo de possibilidades que este oferece.” Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS

Numa segunda fase, o advento do 5G levará ao Hospital da Luz a possibilidade de sen-sorização para monitorização em internamento domiciliário, que permitirá a alguns doen-tes serem acompanhados no conforto da sua casa, mas com a segurança de que uma equipa médica o está a monitorizar as 24 horas do dia, sete dias da semana.

Além disto, o 5G permitirá também, ao Hospital da Luz, o desenvolvimento do remote he-althcare, para colaboração médica à distância, que torna possível que equipas multidisci-plinares, dos quatro cantos do mundo, possam trabalhar em conjunto e em tempo real, seja para partilha de conhecimento, seja até para a realização de cirurgias em conjunto.

Os Hospitais do Futuro vão salvar mais vidas
A parceria entre a NOS e o Grupo Luz Saúde é o primeiro passo para o que serão os hospitais do futuro, em que médicos e doentes vão poder estar mais ligados, os diagnós-ticos vão ser mais rápidos e informados, a sensorização massiva vai permitir o acompa-nhamento médico permanente e a gestão hospitalar vai conseguir otimizar custos.

A NOS quer liderar a revolução tecnológica do 5G e fazer, pela primeira vez, tudo o que ninguém fez. Numa área como a saúde, isto pode efetivamente salvar vidas.

Share this