hospital 5G

O 1º hospital 5G em Portugal

A parceria entre a NOS e o Grupo Luz Saúde mostra que é tempo de transformar os cuidados de saúde no nosso país.

27 de maio 2021

Uma criança de quatro anos, inconsciente e taquicárdica, com possível choque séptico, precisa de uma intervenção urgente. A médica de serviço nunca fez o procedimento, mas recebe imediatamente as instruções, através de uns óculos de Realidade Aumentada, de uma especialista que se encontra longe do local.

A criança de 4 anos é um robô usado para simulações no Hospital da Luz

A criança de 4 anos é um robô usado para simulações no Hospital da Luz, mas este robô imita em tudo a realidade: respira, reage, sente.

O cenário demonstrado faz parte do centro de formação Hospital da Luz Learning Health, onde também um robô equipado com uma câmara 360º recolhe imagens em tempo real, que são transmitidas instantaneamente para óculos de Realidade Virtual de um aluno que se encontra distante.

É tempo de fazer destes exemplos realidade, e uma parceria entre a NOS e o grupo Luz Saúde mostra que já estamos totalmente prontos para isso. Ambos os casos foram apresentados no lançamento do primeiro Hospital 5G - o Hospital da Luz, em Lisboa, ambos dão ao país mais motivos para avançar, para transformar a Saúde, e a sociedade.

" “O fim é o doente, a tecnologia é um meio indispensável.” Isabel Vaz, CEO Grupo Luz Saúde

Esta parceria pioneira entre o Grupo Luz Saúde e a NOS mostra que o 5G não é uma esperança, é uma realidade pronta a chegar aos hospitais, a transformar os cuidados de saúde com conectividade e a ajuda da inteligência artificial. No Hospital da Luz foram instaladas 17 antenas que cobrem áreas nucleares como as consultas externas, as salas de cirurgia, o centro de formação e o auditório. “No futuro, todo o Hospital da Luz será 5G”, afiança Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS.

É tempo de acompanhar os doentes 24 horas

A formação médica e o treino hospitalar naquele que é o maior centro de simulação médica do país - e que recebe alunos do primeiro curso de Medicina privado em Portugal -, será uma das áreas onde as mais-valias do 5G serão postas em prática em primeiro lugar, no Hospital da Luz.

A inovação faz-se de encontrar o parceiro certo, partilhar as melhores ideias. No primeiro Hospital 5G em Portugal isso já começou a acontecer, com a NOS, e com a disponibilização da rede 5G as inovações não vão parar. Tecnologias como a Realidade Virtual e Aumentada serão utilizadas nos cuidados paliativos do hospital, para tranquilização dos doentes. Já imaginou o que seria um doente terminal poder visitar, de forma imersiva, a casa onde viveu toda a vida? É tempo de garantir essa proximidade, esse acompanhamento constante.

" Portugal precisa do 5G e do mundo de possibilidades que este oferece.” Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS

Quem faz, leva o mundo atrás, e o 5G vai levar ao Hospital da Luz a possibilidade de monitorização em internamento domiciliário, que permitirá a alguns doentes serem acompanhados em casa, com a segurança de que uma equipa médica está a monitorizar 24 horas por dia, sete dias da semana.

Com a ajuda da NOS, o 5G permitirá também ao Hospital da Luz desenvolver o remote healthcare, para colaboração médica à distância. Torna possível que equipas multidisciplinares, dos quatro cantos do mundo, possam trabalhar em conjunto e em tempo real, seja para partilha de conhecimento, seja até para a realização de cirurgias em conjunto. O melhor médico disponível imediatamente, à distância de um ecrã? É tempo de a Saúde garantir isso, com 5G.

Os hospitais do futuro vão salvar mais vidas
A parceria entre a NOS e o Grupo Luz Saúde é o primeiro passo para o que serão os hospitais do futuro, em que médicos e doentes vão poder estar mais ligados, os diagnósticos vão ser mais rápidos e informados, a sensorização massiva vai permitir o acompanhamento médico permanente e a gestão hospitalar vai conseguir otimizar custos.

A NOS quer liderar a revolução tecnológica do 5G e fazer, pela primeira vez, tudo o que ninguém fez. Além do primeiro Hospital 5G, a NOS demonstrou na Costa de Caparica as potencialidades da quinta geração, ao lançar a primeira Praia 5G. E numa parceria com o Sport Lisboa e Benfica, apresentou o primeiro Estádio 5G, onde 65 mil pessoas podem vibrar cada vez mais com o futebol, e as equipas podem conseguir ainda mais informação dos seus jogadores. Com o 5G, os portugueses vão poder fazer o que ninguém fez, e é tempo de mostrar que isso já está a acontecer, com as inovações da NOS e dos seus parceiros.

Share this

Artigos Relacionados

  • Knok: um médico disponível sempre e em todo o lado

    telemedicina

    Knok: um médico disponível sempre e em todo o lado

    A Knok liga médicos a pacientes em tempo real. Uma solução inovadora portuguesa que mostra como a tecnologia transforma a Saúde.

  • Como os wearables 5G vão mudar a sua saúde

    wearables

    Como os wearables 5G vão mudar a sua saúde

    A tecnologia 5G vai ajudar-nos a ter mais conhecimento sobre o nosso corpo. De smartwatches a pulseiras e roupas, descubra as inovações dos wearables 5G.

  • O que é a Internet of Medical Things e porque a saúde nunca mais será igual

    Gerd Leonhard

    O que é a Internet of Medical Things e porque a saúde nunca mais será igual

    Hospitais, pacientes, médicos e equipamentos numa partilha constante de informação.