Checklist para a sua empresa vencer no digital

Checklist para a sua empresa vencer no digital
30
mar
2023
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5 minutos de leitura
Atualizado a
31 mar 2023

Crie um perfil nas principais redes sociais para Crie um perfil nas redes sociais principais.

O marketing no mundo digital tal como o marketing tradicional têm exatamente o mesmo princípio fundamental - colocar o cliente no centro de tudo. Há apenas duas diferenças que tem que ter em consideração que é a obrigatoriedade de trabalhar com novas tecnologias e a necessidade de upskill e reskill das suas competências para aproveitar ao máximo tudo o que a internet tem para lhe dar.

Para lhe facilitar esta jornada, compilamos aqui alguns dos must have e must do para vencer no mundo digital.

Coloque-se nos motores de busca

Como começar? O primeiro passo, grátis e com baixo nível de esforço, é criar o seu negócio no Google My Business e no Bing Places. Assim, da próxima vez que alguém pesquisar por negócios parecidos, o seu vai aparecer no mapa das pesquisas.

Invista num website profissional

O passo seguinte é garantir que tem um website, isto é, uma montra digital para os seus produtos e serviços. O bom de começar mais tarde é que aproveita tudo o que já foi feito e bem feito. Hoje, tem à sua disposição inúmeras soluções muito económicas e profissionais de templates de websites, otimizados para aparecerem no top dos motores de pesquisas (SEO). Muitas das soluções têm a componente do ecommerce, do sistema de faturação e de encomendas incluído. Estamos a falar de soluções como o NOS Sites Pro, Shopify, Woocommerce, etc..

Explore as redes sociais

O seu negócio também tem que estar nas redes sociais, as que fizer sentido: Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn, Pinterest, Youtube, … com a consciência que poderá ter que efetuar algum investimento nas duas primeiras redes pois o alcance orgânico das suas publicações é hoje mais restrito. Não sabe por onde começar? Pergunte à sua rede de contactos, o que fazem para procurarem produtos parecidos com os que oferece e vá experimentando.

Conheça os principais marketplaces

A quarta dica é experimentar vender em marketplaces tais como Worten, Fnac, Amazon, Etsy, entre outros…

Mantenha-se em contacto com o cliente

Muito importante é criar e cuidar da base de dados de clientes e pessoas interessadas nos seus produtos. É importante comunicar de forma regular através de envio de emails ou sms com conteúdo relevante mas que permita também dar a conhecer os seus produtos e serviços. Bytalk, Mailchimp, E-Goi e ActiveCampaign são algumas das soluções que o podem ajudar. Para os SMS, tem NOS SMS Pro.

Expanda as suas newsletters

Um pouco mais avançado, é o chamado marketing automation, que são emails automáticos que pode programar em função de alguma coisa que o cliente fez. Exemplo: comunicações de boas-vindas, de aniversário, de recuperação de carrinho abandonado, inquérito de satisfação, etc… Estes automatismos estão presentes também nas ferramentas de envio de comunicações referidas no ponto 5.

Personalize o seu contacto com o cliente

Sobre as comunicações, uma regra de ouro, é personalizá-las. Crie empatia e comunique com base nos interesses do cliente. Ficou sem ideias de conteúdo para interagir com os clientes? Eis algumas ferramentas que o podem ajudar: AnwerThePublic, Ubersuggest, Buzzsumo, Google Trends, … mas não se esqueça, crie conteúdo original e conte histórias que despertem interesse.

Pense as suas landing pages estrategicamente

As comunicações comerciais devem ser direcionadas para Landing Pages. Páginas alojadas no seu website dedicadas à venda, ie, otimizadas para a conversão, limpas de ruído e pontos de fuga. Páginas que falam das vantagens do produto e que têm sempre visível um botão para comprar (um call to action).

Analise os resultados do seu website

Outra ferramenta imprescindível é o Google Analytics – vai permitir que monitorize as visitas ao site e às Landing Pages. Com alguma dedicação, conseguirá construir funis de conversão que são importantes para perceber onde está a perder clientes e otimizar taxas de conversão.

Saiba de onde vem o seu cliente

Para distinguir as fontes de origem das suas visitas, terá de explorar a utilização de UTMs. São extensões adicionadas no final de links para identificar a origem do tráfego. O Google disponibiliza o campaign-url-builder para o ajudar nesta tarefa.

Estude o comportamento do cliente no website

É importante que aprenda a rastrear alguns comportamentos do seu cliente. Como, por exemplo, adicionar produtos na lista de favoritos, no carrinho e efetivar a compra. O Google Tag Manager irá ser uma ferramenta essencial neste processo.

Experimente e perceba o que funciona melhor

Faça experiências testando imagens, textos, preços diferentes e veja o que resulta melhor. A versão gratuita do Google Optimize pode ajudá-lo a fazer estes testes de forma simples no seu website.

As vantagens do Hotjar

A última dica, é uma das ferramentas mais fixes, com uma versão gratuita bem interessante, que se chama Hotjar. Esta ferramenta analisa o comportamento de cliente através de mapas de calor, gravação de sessões, inquéritos e feedbacks.

No digital, aprende digital. Se pesquisar ‘Marketing Digital’ vai encontrar muitas páginas com informações supervaliosas. Os tutoriais do YouTube são excelentes para começar. A Google tem ferramentas com versões gratuitas que são fora de série e ainda disponibiliza várias formações com certificação. Nas redes sociais, encontra vários cursos como vender online. E não se esqueça dos podcasts de marketing que tem à sua disposição.

 

De acordo com o último estudo da Hootsuite, em Portugal uma pessoa passa em média 7 horas e 56 minutos por dia na internet, que é como quem diz, é lá que vai encontrar o seu próximo cliente. Não menospreze o digital, é lá que está a sua próxima oportunidade.

Adelaide Vieira Seixas - Chapter Lead | CRO & Personalização na NOS

Na NOS desde 2006 (16 anos), onde passou pelas áreas de Gestão de Valor | Desenho e Implementação de Produto | Go To Market | Upsell | Cross-Sell | Marketing Digital. Licenciada em Economia na FEP Universidade Porto.

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