Cibersegurança: As principais ameaças para PMEs em 2023

Cibersegurança: As principais ameaças para PMEs em 2023
11
ago
2023
TENDÊNCIAS
NOS
4 minutos de leitura
Atualizado a
13 ago 2023

2023 promete trazer consigo uma nova onda de ameaças à cibersegurança, devendo começar a fortalecer as suas defesas.

Os ciberataques são um dos principais perigos da atualidade para qualquer empresa, mas acima de tudo para as PMEs. De forma a que qualquer empresa seja bem sucedida, é necessário que estas possuam uma boa infraestrutura de segurança cibernética, para que possam combater as ameaças emergentes.

Com o atual ano de 2022 a revelar-se um período de grande fragilidade cibernética para muitas organizações, os analistas começam a identificar aquelas que podem ser as principais ameaças das empresas em 2022.

Erro humano

O ser humano é um dos principais pontos de fragilidade no que toca à segurança das empresas. Segundo um estudo realizado pela IBM, 23% de todas as fugas de informação só foram possíveis devido a um erro humano.

Fugas da cloud

Com uma boa segurança como principal atrativo, a cloud tem sido uma boa ferramenta para aqueles que pretendem ter fácil acesso a documentos importantes, sem receio de ataques ou fugas de informação. No entanto, 27% das empresas responderam a um estudo da Check Point afirmando ter identificado ataques severos aos seus serviços de cloud nos últimos meses, e os analistas preveem que o número continue a aumentar em 2023.

Ataques a serviços móveis

Nos dias que decorrem, 60% dos casos de phishing e palavras-passe roubadas têm como origem os dispositivos móveis, este é um número alarmante, revelado pelo estudo apresentado pela Reader’s Digest. Este tipo de ataques está em vias de continuar a sua expansão, não só em número de casos, mas também na variedade de métodos utilizados.

Trabalho remoto

Com o trabalho remoto a tornar-se cada vez mais uma alternativa apetecível para os funcionários e lucrativa para as empresas, muitos criminosos cibernéticos já começam a preparar-se para desenvolver ferramentas de ataque aos serviços utilizados aos que apostam no teletrabalho.

Após um exponencial aumento de ataques cibernéticos em 2022, o ano que se avizinha promete trazer ainda mais dificuldades neste ramo, levando a que muitas empresas se vejam obrigadas a iniciar os preparativos para a chegada de novos perigos.

Insights relacionados

Descobre outros temas relacionados com o 5G que podem ser do teu interesse.