4 dicas essenciais para usufruir da velocidade máxima da sua internet fixa

4 dicas essenciais para usufruir da velocidade máxima da sua internet fixa
03
jul
2023
TENDÊNCIAS
NOS
4 minutos de leitura
Atualizado a
04 jul 2023

Escolhido o seu pacote de internet, é importante saber como garantir mais produtividade.

Para garantir uma boa qualidade de internet na sua casa, escritório pessoal ou empresa, deve considerar diversos elementos, como o posicionamento do router ou o tipo de cabos ethernet. Contudo, existem outros cuidados para se certificar que usufrui da velocidade máxima da sua internet, especialmente se depender desta para trabalhar de forma eficaz e produtiva.

Escolha o browser mais adequado às suas necessidades

Os browser atuais mais populares são o Google Chrome, o Mozilla Firefox, o Microsoft Edge (sucessor do Internet Explorer), o Opera, o Safari, e o Vivaldi. É importante perceber qual o browser que lhe traz as melhores vantagens consoante as suas necessidades profissionais.

Por exemplo, o Chrome tem a melhor performance, é multi-plataforma (o que significa que tem acesso aos seus separadores, acessos e históricos tanto em computador quanto em smartphone ou tablet), e possui uma grande diversidade de extensões que apoiam a sua produtividade. No entanto, ele consome muita memória, não sendo ideal para modelos mais antigos. Por outro lado, o Mozilla Firefox é ótimo para a maioria dos aparelhos, mas é mais lento para processar informação.

Proteja o seu browser de malware e outras ameaças

Serviços como o NOS Web Segura Pro protegem os seus aparelhos na hora de se conectar à internet, impedindo que acesse a websites considerados maliciosos, e que podem descarregar malware para o seu computador ou smartphone, deixando-o lento. A ferramenta bloqueia websites maliciosos, assegura a velocidade da sua internet, e ajuda-o a proteger os seus dados.

Opte por um antivírus atualizado e profissional

Um antivírus profissionais protege de ameaças cibernéticas como ransomware e phishing, bem como possíveis pendrives infectados e malware que pode infetar os equipamentos, deixando-os mais lentos, pois realizam operações em pano de fundo que você não vê.

Elimine a cache

Quando visita websites, e interage com eles, a informação é guardada no formato dos conhecidos cookies, usados muitas vezes para direcionar publicidade personalizada para si. Contudo, estes cookies podem tornar o browser lento com o tempo, sendo importante eliminar a cache (onde estes dados são armazenados), frequentemente. Existem algumas formas de o fazer, a primeira é ir browser a browser, a segunda é procurar softwares (como o CCleaner) que lhe permitem limpar a cache de todos com apenas um clique.

Uma boa ligação à internet permite-lhe trabalhar produtivamente ao longo do dia, sem ter de parar e esperar que as páginas abram. Além disso, aceder a plataformas de cloud, como o Google Workspace ou Microsoft 365, torna-se mais rápido e simples, permitindo-lhe aproveitar ao máximo as suas ferramentas.

Insights relacionados

Descobra outros temas relacionados com transformação digital que podem ser do seu interesse.