O Cybersecurity Disasters Survey Incident Reporting & Disclosure, um estudo de cibersegurança publicado no final de setembro de 2023, revela que grande parte dos ataques de cibersegurança não estão a ser relatados, levando a que não seja apresentada queixa formal perante as autoridades responsáveis.
Uma preocupação moderna
Os últimos anos têm demonstrado que a cibersegurança é uma preocupação diária para as empresas, levando a um constante crescimento no investimento na proteção e prevenção de ataques. Todavia, segundo este estudo, cerca de 41% dos ataques passam sem ser relatados à liderança das respectivas organizações, e 48% são mesmo mantidos fora do conhecimento das entidades legais.
A desvalorização do cibercrime
Os motivos pelos quais estes ataques são mantidos fora do conhecimento das autoridades responsáveis são diversificados. Segundo os líderes de segurança questionados, esta decisão é tomada devido ao desinteresse da liderança em saber destes ataques (25%), ou a incapacidade da organização de responder ao problema (23%).
No entanto, muitos também afirmam que o receio de novos ataques (43%), o dano para a imagem da marca (36%), a falta de necessidade (36%) e o esquecimento (32%), como outros potenciais motivos para a falta de divulgação.
Apesar destes dados, os ciberataques continuam a ser um grande problema para as empresas mundiais, principalmente perante esta era de transformação digital. Por isso mesmo, é importante que mantenha a sua empresa protegida contra potenciais ataques à sua cibersegurança, e que notifique as autoridades responsáveis sempre que necessário.