6 truques de marketing para chegar à Geração Alpha

6 truques de marketing para chegar à Geração Alpha
03
abr
2024
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4 minutos de leitura
Atualizado a
05 abr 2024

Neste artigo poderá encontrar seis truques de marketing que o vão ajudar a cativar a Geração Alpha em 2024 e no futuro.

Nascidos a partir de 2010, os membros da chamada Geração Alpha estão aos poucos a entrar no mercado, principalmente através dos pais. Com um conhecimento sobre marketing que as gerações passadas não tinham, estes jovens conhecem a internet desde que nasceram, estando abertos à variedade de produtos que existem, bem como aos truques usados pelos meios. Contudo, existem estratégias que pode e deve adotar.

Em 2025, os Alpha vão tornar-se na maior geração da história, com 2 mil milhões de pessoas. - “Generation Alpha” de Mark McCrindle e Ashley Fell

Foque-se nos filhos, e nos pais

Apesar de ser uma geração bem informada na hora de adquirir produtos e serviços, a verdade é que os Alpha são constituídos por crianças e adolescentes. Isto significa que o poder de compra recai ainda sobre os pais Millennials (1989/1994). Deste modo, o ideal é utilizar as mesmas estratégias que usa na hora de os cativar, nomeadamente, redes sociais e outro media digital.

Aproveite ao máximo os influencers

A maioria destas crianças cresceu com canais do Youtube e do TikTok, dedicados a mostrar produtos e brinquedos para a sua geração. Um dos exemplos mais conhecidos é o canal “Ryan’s World”, protagonizado por um jovem de apenas 11 anos que em 2019 conseguiu uma receita estimada de 29.5 milhões de dólares, proveniente em grande parte dos vídeos onde revê e brinca com diversos produtos. E este conteúdo não era para os pais mas sim para os filhos que o seguem. Como ele, existem outras plataformas (nacionais e internacionais), em que deve investir para chegar diretamente ao seu cliente.

Eles conhecem os truques de marketing

Outro ponto interessante a ter em consideração é que esses mesmos influenciadores são responsáveis por desmascarar esquemas de marketing. No final, e apesar da sua tenra idade, a realidade é que este contacto direto com o mercado, torna-os conhecedores mesmo que de forma rudimentar, dificultando o processo de cativação artificial. Não basta um produto brilhante e que promete mundos e fundos.

Alie-se às suas lutas, e não as traia

Apesar da sociedade continuar tão consumista como há umas décadas atrás, este tipo de compra vem agora aliada a uma componente ética e moral importante. Questões como a sustentabilidade ou a igualdade são temas atuais e que fazem muitas vezes a diferença entre o cliente adquirir, ou não, um produto ou serviço. 

O que isto significa é que se promete ter a sustentabilidade como foco, deve manter um programa de reciclagem de produtos velhos, optar por produtos brutos provenientes de fontes verdes, entre outras ações que reforcem as crenças que partilha online. Mais do que uma loja que vende produtos, o consumidor jovem deseja refletir-se nas marcas que escolhe.

Evite campanhas que os trate como crianças

Numa era em que o “popular” e o “irrelevante” são a prioridade dos jovens, a última coisa que deve fazer é cair nessa mesma irrelevância. Revelar assertivamente que se trata de um adulto a tentar vender algo a uma audiência mais nova, pode levá-la a virar-se contra si. Utilize modelos jovens e uma linguagem próxima à dos Alpha. Crie um produto de jovens para jovens.

Transforme a publicidade num jogo

A chamada “gamificação” da publicidade tem grande sucesso junto da maioria dos consumidores modernos, em especial com a Geração Alpha. Este tipo de estratégia pode assumir diversas formas, por exemplo, se a sua loja possui uma app, crie um jogo com recurso à realidade aumentada onde o utilizador tem de tirar fotografias a diversos produtos ou locais do mundo real para chegar a determinados descontos. Um jogo de memória ou até corridas é outro modo de cativar o leitor a visitar a app ou o website.

Gerir um negócio de sucesso requer manter-se em constante aprendizagem. As estratégias de marketing estão em permanente atualização. Por um lado, as gerações atuais mudam as suas ideologias e o modo de encarar o mundo e os produtos que adquirem. Por outro lado, a introdução de novas gerações, com infâncias diferentes dos seus antecessores, obrigam as empresas a encontrar novas formas de chegar até eles.

 

(Crédito da Imagem: Pixabay via Pexels, ID: 159395)

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