7 tendências de marketing para as gerações mais idosas

7 tendências de marketing para as gerações mais idosas
10
abr
2024
TENDÊNCIAS
NOS
4 minutos de leitura
Atualizado a
10 abr 2024

As gerações idosas possuem hábitos de consumo distintos a que se deve adaptar. Use estas 7 tendências de marketing para alcançar este grupo em 2024.

Preparar uma estratégia de marketing para adultos e jovens não é suficiente na hora de gerir um negócio de sucesso. É importante ter em consideração as gerações idosas, cujos hábitos de consumo são muito distintos dos demais grupos etários. Por exemplo, a Geração Silenciosa (1928/1945), apenas teve acesso à internet nos seus 60s e 40s. Isto significa que o modo como procuram e adquirem produtos, continua a ser relativamente tradicional e as tendências não são as mesmas. Algo semelhante acontece com os Baby Boomers (1946/1964), introduzidos ao mundo online nos seus 40s e 30s.

Relação entre loja física e website

Um estudo realizado em 2021 pela Reuters mostrou que 70% dos britânicos já preferem a compra online, através de sites ou apps. Contudo, este tipo de estatística é muitas vezes feita via internet ou tendo como foco o consumidor em geral, mascarando tendências das gerações que não são a maioria do consumidor e que não participam nestes mesmos estudos. Quando analisa estudos, deve ter isto em consideração e centrar-se no seu público-alvo.

As pessoas mais idosas preferem procurar online e comprar em loja. - SemRush

No que toca à Geração Silenciosa e aos Baby Boomers, o ideal é possuir um site profissional e fácil de navegar, aliado a uma loja física. Uma dica útil é incluir um botão de “ver disponibilidade em loja” nos produtos, à semelhança do que acontece em sites como o da NOS. Deste modo, o cliente poderá escolher o que deseja e deslocar-se à loja que lhe for mais conveniente para concluir a compra.

O uso de smartphone está a subir

Habituados aos telemóveis tradicionais, alguns seniores preferem os aparelhos adaptados à sua geração, no entanto, a maioria das pessoas com mais de 65 anos possui smartphone e/ou tablet, preferindo-os na hora de navegar na internet. Isto significa que o seu site deve estar preparado para a navegação mobile, com poucos menus e um método de compra rápido e simples. Lembre-se ainda de usar tipos de letra grandes e fáceis de ler, mesmo junto de quem possui problemas de visão.

Atenção aos termos corretos

Como referido no artigo “6 truques de marketing para chegar à Geração Alpha”, deve evitar tratar as gerações jovens como crianças, e o mesmo acontece quando se dirige aos idosos. Termos como “velho” ou “reformado” são tidas como menos próprias, enquanto “sénior” e “idoso” são mais adequadas.

Evitar expressões modernas

À semelhança do ponto anterior, é fundamental perceber que estas pessoas não se comunicam da mesma forma que as gerações mais novas. Usar expressões modernas, o chamado “calão”, ou termos como “fam”, confundem este público. Opte por um português formal e correto.

O Facebook continua a ser o rei

O Instagram e o TikTok conquistaram os mais novos, mas o mesmo não acontece com as gerações idosas. A facilidade do uso da plataforma, aliado à possibilidade de enviar mensagens, realizar chamadas, partilhar textos longos e imagens, e conferir as informações das lojas que procuram, tudo no mesmo ecrã, torna o Facebook na rede social mais popular junto deste grupo etário. Além de posts com os novos produtos, invista nos anúncios para alcançar novos clientes.

Resolver os seus problemas específicos

Quando desenhar as suas campanhas de marketing, pense nos problemas específicos destas gerações que o seu produto pode solucionar. Por exemplo, a falta de sono, a perda de mobilidade, a capacidade de aprendizagem, entre outros.

Os panfletos surtem efeito

Os panfletos e outros meios físicos são desaconselhados na hora de promover produtos juntos de Zoomers e Millennials, mas o mesmo não se aplica aos idosos. Foi com este tipo de publicidade que cresceram, sentindo-se mais confortáveis e confiantes numa compra quando esta lhes é apresentada desta forma. Invista na impressão de panfletos para os cativar e, se possível, em publicidade nos jornais e revistas populares da zona.

Com cerca de 2 milhões de reformados em Portugal, dados de 2023, é importante não deixar de lado estas gerações, cativando-as e mostrando-lhes que a sua marca possui produtos e serviços para todas as idades, adaptando o marketing a quem o procura.

 

(Crédito da Imagem: Andrea Piacquadio via Pexels, ID: 3783348)

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