O Instagram e Facebook são ferramentas essenciais para que as empresas alcancem os seus consumidores, partilhando as suas campanhas, produtos e promoções de forma a cativar o seu interesse e propulsionar o seu negócio.
No entanto, de forma a tirar o maior proveito desta plataforma, as empresas necessitam de conhecer bem os serviços oferecidos, bem como a melhor hora a que devem realizar as suas publicações, de modo a alcançar o seu público alvo.
Como definir a melhor hora
Escolher o período mais fértil para a realização de publicações é um pouco difícil, uma vez que depende do público alvo que a marca deseja alcançar. Além disso, o próprio formato da publicação pode influenciar o seu alcance.
Segundo um estudo realizado pelo Swonkie, o horário ideal para a publicação de conteúdo é distinto entre as diversas plataformas.
O melhor horário no Facebook
O Facebook é uma rede social de baixo alcance orgânico, mas que permite a publicação de conteúdo diversificado, desde links, texto, imagens ou vídeos. Como tal, o período recomendado para a publicação varia um pouco dependendo dos materiais desejados, tendo como horário ideal para publicação o período depois das 20h.
Para a partilha de links o horário mais recomendado é domingo pelas 21h e segunda pelas 22h; segunda-feira às 19h e ao meio-dia para a publicação de texto; a partilha de imagens é recomendada às 21h aos domingos, e às 23h aos sábados. Já a publicação de vídeos tem como período mais fétil o domingo às 21h e sábados pelas 22h.
O horário ideal no Instagram
Já o Instagram continua a ser uma rede social apelativa entre os mais jovens, alcançando um grande crescimento nos últimos anos, apesar de oferecer um conteúdo mais limitado. No entanto, o Instagram oferece uma janela de partilha de conteúdo mais larga do que o Facebook, tendo início meio-dia.
O período mais fértil para a partilha de conteúdo no formato carrossel no Instagram é quintas-feiras, pelas 14h e sextas, pelas 16h. A partilha de imagens no feed proporciona um maior alcance quando realizada às segundas-feiras, pelas 15h, sábados pelas 22h, ou domingos pelas 21h. Já o conteúdo vídeo no feed tem como dia preferencial o sábado, pelas 12h e 17h.
No que toca às Stories, o período recomendado à publicação de imagens é a segunda-feira pelas 15h e terça, pelas 22h. As Stories em formato de vídeo têm um maior alcance orgânico aos domingos, pelas 1h ou 23h, e quarta pelas 15h.
Com este conhecimento em mente, já vai poder conseguir gerir melhor as suas publicações no Instagram e Facebook, de forma a proporcionar o maior alcance e destaque possível aos seus produtos de modo a produzir os melhores resultados possíveis nas suas vendas.