A Inteligência Artificial está a revolucionar o mercado de trabalho, introduzindo automatização nas empresas e eliminando diversos cargos profissionais. No entanto, a implementação desta tecnologia em negócios, leva também à criação de novas posições profissionais, de forma assegurar a correcta operação da Inteligência Artificial.
Conheça aqui algumas das principais profissões que a Inteligência Artificial está a criar:
Engenheiro de comandos
Escrever um comando ideal para a criação de conteúdo ou para a programação de um serviço através da Inteligência Artificial não é tarefa fácil, sendo necessário um grande nível de destreza e criatividade. De modo a combater estas barreiras, muitas empresas já estão a treinar indivíduos para a criação de comandos de alta qualidade.
Auditores de AI
Uma vez que esta tecnologia ainda se encontra no seu período gestacional, é imperativo que as empresas possuam um colaborador dedicado à avaliação do conteúdo produzido pela Inteligência Artificial. De forma a combater resultados imprecisos e com bias, os auditores são destacados para avaliar a informação produzida.
Treinador de AI
Para que uma Inteligência Artificial ofereça os melhores resultados possíveis, esta necessita de passar um grande período de tempo a treinar e a estudar os conteúdos e as variáveis da sua área. Para tal, as empresas necessitam de um treinador de AI, um indivíduo encarregue de alimentar a tecnologia com novos dados de forma a fortalecer o seu conhecimento.
Gestores de máquinas
Como a tecnologia de Inteligência Artificial não opera num vácuo digital, as empresas necessitam de especialistas dedicados à manutenção e gestão do seu hardware especializado e dos seus sistemas, de modo a combater potenciais bugs.
Estes são apenas alguns dos exemplos mais comuns das profissões que surgiram com a recente expansão da Inteligência Artificial, no entanto, com a constante evolução da tecnologia, é esperado que os próximos anos introduzam novas posições ao mercado de trabalho.