É impossível exagerar o impacto que o smartphone teve no mundo, nas nossas vidas, culturas, educação, entretenimento, política e negócios. Em 15 anos, desde que a Apple lançou o iPhone, o smartphone tornou-se quase omnipresente, com mais de 83% da população mundial a ter um smartphone. No entanto, apesar do impacto extraordinário que os smartphones já tiveram, ainda há um horizonte crítico que precisa ser totalmente explorado: o uso do smartphone como um dispositivo transformador para comunicação empresarial e colaboração. As empresas em todo o mundo estão a colher enormes benefícios do smartphone para facilitar o cliente móvel comunicações e interações. Mas quando se trata de transformação do local de trabalho, colaboração do trabalhador e experiência, ainda há espaço para inovação, engenhosidade e invenção.
O conceito de um smartphone que "faz tudo" não é uma vaga ideia de ficção científica para um dispositivo do futuro - na verdade, reflecte os smartphones mais avançados de hoje, complementados com as soluções empresariais certas e o potencial para aplicações ainda mais revolucionárias alimentadas por redes 5G e outras inovações. Estes incluem:
- Experiência dos colaboradores: O smartphone é incrivelmente cómodo e versátil. Os trabalhadores já o têm consigo em qualquer lugar. Estão familiarizados com ele e habituados a utilizá-lo. Podem utilizá-lo para complementar um computador portátil ou trabalhar em trabalhar em conjunto com um. Nalguns casos, podem utilizá-lo para eliminar a necessidade de um computador portátil ou de secretária, chegando mesmo ao ponto de ligar o smartphone a um monitor, teclado e rato, de modo a terem um único dispositivo para os seus casos de utilização, onde e quando estiverem a trabalhar. para os seus casos de utilização, onde e quando estiverem a trabalhar.
- Produtividade/colaboração dos colaboradores: Um smartphone pode caber num bolso ou numa mala, mas isso não deve disfarçar o facto de ser um poderoso dispositivo de computação e comunicação. Os trabalhadores da linha da frente e no terreno, os funcionários dos centros de contacto - qualquer trabalhador, na verdade - podem utilizar um smartphone moderno para aceder remotamente aos sistemas empresariais e às plataformas UCC baseadas na nuvem, com a capacidade de colaborar e de se ligarem como se estivessem no escritório. Ao utilizarem um único dispositivo para todas as suas comunicações empresariais e necessidades de colaboração, os trabalhadores podem ter uma experiência mais consistente com menos mudanças de contexto, permitindo-lhes ser mais produtivos e mais eficientes.
- Eficácia das TI: A gestão dos smartphones é muito mais simples e conveniente para as TI do que a dos computadores portáteis ou de secretária - nas implementações iniciais, na integração de novos utilizadores e na gestão geral do ciclo de vida. Oferecem às equipas de TI a oportunidade de escalar facilmente e sem problemas para satisfazer as necessidades em constante mudança da empresa. Oferecem às equipas de TI uma enorme flexibilidade para se adaptarem a emergências, catástrofes ou outros eventos importantes, como evidenciado pela forma como as organizações de TI foram capazes de aproveitar os benefícios dos smartphones durante todas as fases da pandemia.
- Gestão de custos e potencial de ROI melhorado: O aumento da produtividade dos utilizadores e a melhoria da eficiência das TI podem levar a custos mais baixos e um melhor retorno do investimento. Além disso, os smartphones podem ser mais económicos de adquirir e gerir do que os computadores de secretária ou computadores portáteis. A gestão do ciclo de vida pode ser menos dispendiosa, as substituições e actualizações são menos dispendiosas e os modelos de custo modelos de custos são mais previsíveis, quer a sua organização esteja a comprar dispositivos, a alugá-los ou a escolher opções DaaS.
- Segurança: Há muitas formas de uma utilização mais alargada dos smartphones para manter a forte postura de cibersegurança da sua organização. Em primeiro lugar, o smartphone tem protecções de segurança inerentes que os computadores de secretária e portáteis dificilmente conseguem igualar. Além disso, ao utilizar os smartphones como uma ferramenta integral de comunicação e colaboração empresarial, as organizações podem reduzir o número de dispositivos utilizados por cada utilizador. Isto reduz a pegada de segurança por utilizador, com menos dispositivos para gerir, manter e proteger.
Quando olhamos para estes benefícios no contexto do que os líderes empresariais procuram nos seus dispositivos de utilizador final, a investigação do ESG mostra claramente que o aumento da utilização do smartphone pode ser profundo para qualquer organização centrada na experiência do utilizador, na eficiência das TI, na segurança e em todos os outros inúmeros factores que alimentam a evolução do local de trabalho e da força de trabalho atuais.