Truques para conseguir novos clientes em 2024

Truques para conseguir novos clientes em 2024
31
mar
2024
TENDÊNCIAS
NOS
5 minutos de leitura
Atualizado a
01 abr 2024

Uma loja online e uma experiência personalizada são alguns dos truques para angariar novos clientes em 2024.

As lojas online e os negócios caseiros trouxeram uma saturação de mercado a que as empresas têm de se adaptar. Redes sociais, websites pensados para smartphone, simpatia, e personalização são alguns dos essenciais para conseguir novos clientes em 2024, mas não é tudo. Neste artigo poderá ficar a conhecer as dicas a seguir para o ajudar neste grande desafio do ano.

Apresente um problema e uma solução

Deve encarar os seus produtos ou serviços como a solução para um problema. “A bateria do seu smartphone não dura o dia todo? Temos este powerbank para si!”, ou “Cansada do mesmo penteado todos os dias? Venha conhecer as novas tendências!”. Crie material promocional focado nas melhores ofertas e mostre às pessoas como estas podem beneficiar a sua vida.

64% dos consumidores têm maior probabilidade de adquirir um produto se este tiver benefícios claros. - Marketing Sherpa

Ofereça descontos sazonais

A Páscoa aproxima-se? Use a oportunidade para aplicar descontos e criar marketing temático. Este pequeno gesto vai chamar a atenção das pessoas que procuram presentes para familiares e amigos. O mesmo se aplica ao Dia da Mãe, ao Dia do Pai, ao Natal ou Halloween. Os feriados locais são também uma boa oportunidade, especialmente para as lojas físicas. Cative o olhar do público e conseguirá novos clientes.

Promova um cartão (novo) cliente com vantagens

Material promocional na vitrine da loja ou na homepage do website com oportunidades para os clientes habituais é algo a adotar o mais depressa possível. Os sistemas de pontos que podem ser convertidos em descontos ou a oferta de determinado produto após algumas compras são opções bem populares, podendo ser enriquecidas com ofertas especiais para novos clientes. Na dúvida entre a sua marca e um concorrente sem vantagens, o consumidor terá maior tendência a optar pelo seu negócio.

Aproveite as redes sociais

Os passatempos que requerem tags a amigos são perfeitos para aumentar o awareness da empresa - a presença da sua marca. Num mundo que vive agarrado às redes sociais como o Instagram e o TikTok, é fundamental mergulhar nelas e tirar o maior proveito. Criar posts com os novos produtos, o interior da loja, ou momentos divertidos da equipa (com a devida autorização), permite tornar a experiência mais pessoal e interativa para quem o visita.

Crie uma loja online, adaptada a telemóvel

O chamado “website responsive” é um termo que deve ter em mente durante toda a sua vida profissional. Isto significa que o site se adapta a mobile, encolhendo e arrumando-se devidamente em todo o tipo de ecrãs. Para além de ser importante ter uma loja online, tendo em conta que grande parte das compras modernas são via internet, é fulcral tornar a experiência mobile (smartphone e tablet), o mais prática possível, evitando que o cliente se confunda, não encontre o que procura, e passe à concorrência.

Em 2023, 69% dos consumidores adquiriram produtos ou serviços online. - Eurostat

Junte-se a parceiros

Os influenciadores são mestres nesta arte, mas as colaborações podem ser feitas até entre empresas. Por exemplo, se vende artigos de papelaria e conhece uma empresa amiga (ou potencial parceira), que vende acessórios para telemóvel, apresente uma proposta benéfica com um cabaz conjunto. Existem diversas formas de criar relações em que apresenta a sua empresa aos clientes do outro, e vice-versa.

As empresas que priorizam a satisfação do cliente superam os concorrentes em 20%. - McKinsey & Company

Use as reviews para melhorar a experiência

As reviews deixadas no Google ou no site, bem como os comentários e as mensagens que encontra nas redes sociais, são excelentes indicadores do que o cliente procura. O seu foco para 2024 tem de ser o chamado “customer experience”. Lembre-se do que os regulares mais gostam, procure ferramentas de recomendação de produtos semelhantes para o seu site, desenhe descontos para os produtos mais populares e preocupe-se em perceber o que o cliente gostaria que melhorasse. Será que falta um produto trendy? Será que há queixas de mau atendimento em loja? Terá os métodos de pagamento mais usados em Portugal? Tudo isto são questões que devem ser respondidas e mantidas ao longo do ano.

 

(Crédito da Imagem: Monkey Business Images via Shutterstock, ID 222631798)

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