sustentabilidade

8 Dicas para utilizar os seus equipamentos de forma sustentável

Sustentabilidade é a palavra de ordem nos dias de hoje e na tecnologia não é exceção. Utilizar equipamentos de forma sustentável é uma das muitas maneiras de ajudar a proteger o planeta.

19 de abril 2022

A tecnologia tornou-se uma parte essencial e indispensável das nossas vidas. E a razão é simples: veio simplificar - e muito! - tarefas comuns do dia a dia. Em contrapartida, a nossa dependência dos gadgets tem um grande impacto ambiental.

À primeira vista, o impacto mais óbvio que um equipamento tecnológico pode ter é o consumo de energia que precisa para funcionar. No entanto, para medir o impacto de qualquer produto, temos de olhar para todo o seu ciclo de vida: que recursos é que foram gastos na sua produção e durante a sua utilização e como são descartados no seu fim de vida.

E sim, existem soluções para reduzir o impacto ambiental. Em jeito de comemoração do Dia da Terra, a 22 de abril, reunimos oito dicas úteis para utilizar a tecnologia de forma sustentável. Conheça-as e ponha-as em prática já hoje.

1. Prefira equipamentos feitos a partir de materiais sustentáveis

Apesar de não existirem muitos no mercado, já é possível encontrar gadgets feitos a partir de materiais mais sustentáveis, com a incorporação de materiais reciclados e com menor impacto no ambiente. Dê especial atenção à embalagem do equipamento, preferindo embalagens sem plásticos e com cartão 100% reciclado.

2. Tire o máximo partido de cada aparelho

Hoje em dia, a maioria dos equipamentos são multifuncionais. Por exemplo, num telemóvel encontra funções como alarme, calculadora, câmara fotográfica, leitor de música, e-mail, GPS e até televisão. Se aproveitar ao máximo cada uma das funções que os seus aparelhos lhe oferecem estará não só a aumentar a sua funcionalidade, fazendo valer o investimento monetário que fez, mas também a reduzir a quantidade de equipamentos que precisa. Consulte o manual de instruções dos equipamentos, para tirar o máximo partido dos mesmos.

funcionalidade smartphone

3. Utilize o mesmo equipamento durante o máximo de tempo possível

Por vezes é difícil resistir à tentação de atualizar o telemóvel para o modelo mais recente, ou substituir o computador ou tablet pela nova versão, mais leve e melhorada. Mas, se cuidar bem dos seus aparelhos, é provável que estes ainda durem uns bons anos. E quanto mais tempo os utilizar, menor impacto ambiental irá causar. Uma boa forma de os proteger passa, por exemplo, pela utilização de capa e película protetora de ecrã.

Além disso, quando compra um novo equipamento, certifique-se que compra o mais adequado às suas necessidades e à utilização que lhe vai dar. Por exemplo, se pretende utilizar o telemóvel sobretudo para fotografar, certifique-se que a câmara é de boa qualidade. Caso contrário, poderá ter a necessidade de substituir o aparelho mais cedo do que o previsto.

4. Tente reparar em vez de comprar novo…

Por mais cuidados que tenhamos com os nossos equipamentos, é inevitável que, a dada altura, estes apresentem alguns problemas. Desgaste da bateria ou ecrãs partidos são dois dos mais comuns, mas são também problemas facilmente solucionáveis. Antes de se decidir pela substituição do equipamento, veja se é possível repará-lo. Reparar em vez de substituir o aparelho não só lhe poupa algum dinheiro, como também reduz o consumo de recursos associados à produção de um novo equipamento.

reparar bateria smartphone

5. …mas se precisar mesmo de substituir o equipamento, opte por um 5G…

Escolher um smartphone preparado para o 5G é a melhor opção. Não só pelo facto de a rede se estar a massificar, mas também pelas vantagens que irá trazer, nomeadamente ao nível ambiental. Um estudo da Autoridade Reguladora Francesa das Telecomunicações (ARCEP), que avaliou o impacto da introdução do 5G na faixa de 3,5 GHz no consumo energético, tendo como base de referência o ano de 2020 e apontando para um cenário pleno da utilização das redes de quinta geração até 2028, concluiu que o 5G poderá conduzir a uma redução do consumo de energia de até 10 vezes e das emissões de gases com efeito de estufa de até 8 vezes, comparativamente à rede 4G.

6. …e use o telemóvel antigo numa nova compra

Ao trocar de equipamento, pode entregar o antigo para retoma. Desta forma estará a promover a sua reutilização ou reciclagem e, além do ambiente, a sua carteira também fica a ganhar. Na NOS também tem disponíveis telemóveis recondicionados.

7. Não deixe o telemóvel carregar na totalidade

Correr o risco de ter a “bateria viciada” é uma das grandes preocupações de qualquer utilizador de equipamentos eletrónicos. O tempo de vida útil de uma bateria varia entre os três e cinco anos e é normal que, ao longo do tempo, esta vá perdendo capacidade. Quando a bateria atinge os 80% da capacidade original significa que deixou de conseguir armazenar energia suficiente para manter os equipamentos ligados durante muito tempo.

Assim, deve-se ou não carregar o telemóvel até aos 100%? A resposta é não. Muitas pessoas têm o hábito de pôr o telemóvel a carregar antes de ir dormir e este fica toda a noite ligado à corrente. Além de se estar a consumir energia desnecessariamente, está-se também a deteriorar - e muito - a bateria.

Para as baterias de Li-ion a regra é conseguir manter a carga a 50% ou mais. O ideal é carregar um pouco o telemóvel sempre que a bateria fica abaixo deste valor, mas nunca até aos 100%, já que isso diminui o tempo de vida útil do telemóvel. Além disso, tente nunca deixar a bateria do seu telemóvel descer abaixo dos 20%.

8. Utilize power banks que funcionam a energia solar

As power banks foram, sem dúvida, uma das melhores e mais úteis invenções dos últimos tempos. Para quem está constantemente dependente dos seus gadgets e não tem acesso a tomadas para os carregar, as power banks são muito úteis.

O único inconveniente era o facto de também elas precisarem de ser carregadas. Mas o aparecimento das power banks a energia solar veio resolver o problema. Agora é possível ter uma fonte de energia portátil, alimentada a energia verde.

powerbank energia solar

Hoje em dia é cada vez mais importante sermos responsáveis e sustentáveis nos nossos comportamentos e escolhas do dia dia. E isso inclui a forma como utilizamos os nossos equipamentos.

Também na NOS a sustentabilidade é um pilar fundamental e, por isso, durante a campanha Uma Compra = Uma Árvore por qualquer compra realizada nas lojas físicas ou online iremos plantar uma árvore. Junte-se à NOS nesta iniciativa, porque quem faz, faz a diferença.

Share this

Artigos Relacionados

  • Tecnologia 5G para um futuro mais sustentável

    sustentabilidade

    Tecnologia 5G para um futuro mais sustentável

    A tecnologia está ligada à “melhoria das condições de vida”, afirma Luís Neves, CEO do GeSI, e acredita que “o 5G vai ser fundamental para que Portugal avance ainda mais”.

  • Eurekathon 2021: Desafiar os dados a tornar as cidades sustentáveis

    Luis Neves GESI

    Eurekathon 2021: Desafiar os dados a tornar as cidades sustentáveis

    É na mente livre das novas gerações que a inovação mais fervilha, só precisa do desafio certo.

  • Cidades inteligentes: em que cidades iremos viver?

    Luis Neves GESI

    Cidades inteligentes: em que cidades iremos viver?

    Prevê-se que, em 2050, as cidades acolham 70% da população mundial. Estas cidades serão mais inteligentes e sustentáveis, com a ajuda da tecnologia e, sobretudo, do 5G. O que terão de novo? Onde residirá a sua inteligência? Veja como será a sua cidade no futuro.

 

 

 

Queremos ser seu parceiro

Desenvolvemos soluções em conjunto e à sua medida para responder às necessidades da sua empresa