Portugal é já um país de cidades inteligentes
smatcities

Portugal é já um país de cidades inteligentes

Smart cities não são cidades do futuro, são já uma realidade e vêm para melhorar a qualidade de vida dos portugueses.

21 de setembro 2022

A aposta na tecnologia e em métodos de gestão eficientes é o caminho certo para tornar as cidades cada vez mais inteligentes e sustentáveis e, consequentemente, ajudar a melhorar a qualidade de vida de cidadãos e empresas.

Em Portugal, há muito que já se começou a fazer essa transformação e municípios como Matosinhos, Albufeira, Seixal, Lagoa, Vila Nova de Famalicão, Barreiro ou Pombal já adotaram soluções de smart city.

Mas qual é, então, o papel do 5G na criação de cidades inteligentes? Antes de mais, é preciso perceber que cidade inteligente e cidade 5G são conceitos diferentes, mas podem ser complementares. As smart cities utilizam duas ou mais tecnologias (como a realidade aumentada, a realidade virtual, a sensorização ou a analítica de vídeo) para otimizar a gestão de recursos e do território, numa vertente de eficiência e sustentabilidade. Já uma cidade 5G possui uma alta cobertura de rede de quinta geração e tem implementada pelo menos uma solução inteligente, assente em 5G, com o objetivo de melhorar o município.

O 5G da NOS tem vindo a permitir a implementação de soluções tecnológicas de monitorização e gestão pioneiras, que tornam as cidades mais sustentáveis e melhor preparadas para o futuro.

Monitorizar a mobilidade no Barreiro com a ajuda do 5G

A cidade do Barreiro é uma das que já está coberta com o 5G da NOS. Além disso, o município também adotou soluções inovadoras que lhe permitem gerir melhor o território e os serviços, levando-o no rumo certo para a sua transformação em smart city.

Além da gestão inteligente dos resíduos urbanos, o Barreiro também implementou, em parceria com a NOS, uma solução pioneira que permite monitorizar a mobilidade no município. O objetivo é que a gestão da mobilidade seja feita de forma mais eficiente, recorrendo-se à análise do tráfego em tempo real.

Barreiro smartcity


Esta solução recorre à tecnologia de vídeo analítica sobre 5G e foi implementada, numa primeira fase, na ligação da Avenida Parque da Cidade à Praceta Arsénio Duarte, uma das áreas mais movimentadas. O seu funcionamento é simples: um sensor de imagem com capacidade de vídeo-analítica e conectividade 5G permite monitorizar todo o tráfego, disponibilizando informações úteis como a contagem de veículos pela sua tipologia, a contagem de peões e a monitorização dos fluxos pedonal e rodoviário. Estes sensores têm capacidade de processamento local, o que significa que não existe gravação de vídeo ou áudio e o tratamento dos dados é feito de forma completamente anonimizada.

Além da gestão corrente do tráfego, esta solução permite ainda gerar alarmes, baseados na deteção de irregularidades, como carros em contramão, ultrapassagens em linhas contínuas, inversões de sentido de marcha em sítios proibidos, travessias fora da passadeira ou o uso indevido da ciclovia.

O 5G na promoção do turismo e da cultura em Pombal

Pombal é a mais recente cidade do país coberta com a rede móvel de última geração da NOS. Com uma cobertura superior a 75%, o concelho do distrito de Leiria passa a ter a possibilidade de utilizar, de forma otimizada, soluções tecnológicas inovadoras.

As soluções adotadas por Pombal, que incluem a Realidade Virtual (RV) assente no 5G e a analítica para recolha de informações, foram testadas pela primeira vez durante as maiores festas da cidade - as Festas do Bodo - com o intuito de continuarem a ser utilizadas no futuro para tornar Pombal numa verdadeira smart city.

A Realidade Virtual permite aos visitantes do município terem experiências únicas, como escalar e andar de parapente na Serra de Sicó, visitar o Convento do Louriçal ou passear na Praia do Osso da Baleia, sem sair do mesmo sítio. Além desta solução, Pombal passou também a utilizar a ferramenta de Analítica de Eventos da NOS, baseada em big data. A analítica dá ao município acesso a informações relevantes, como quem são os seus visitantes, como é que se comportam, qual é o impacto do cartaz na afluência de pessoas ao evento e qual o impacto das festividades na mobilidade na região. Esta informação, depois de analisada, pode ser utilizada para otimizar a próxima edição das Festas do Bodo, em 2023.

Gerir Vila Nova de Famalicão de forma inteligente

Foi em 2021 que Famalicão começou o seu caminho para se tornar numa smart city. A cidade do distrito de Braga implementou, em parceria com a NOS, o B-Smart Famalicão: uma plataforma de inteligência urbana que reúne num só local todas as ferramentas necessárias à gestão inteligente do município.

Realizado na forma de uma Sala de Comando e Controlo, o B-Smart Famalicão tem a capacidade de processar e analisar, em tempo real, toda a informação recolhida pelos dispositivos de sensorização espalhados pela cidade e ativar os serviços camarários competentes. Esta plataforma permite, entre outras coisas, controlar o ambiente, a iluminação pública, a segurança, o trânsito, vias de comunicação e parques de estacionamento. Além disto, o projeto conta também com dados de mobilidade da NOS, que fornece à autarquia um conjunto de indicadores sobre o perfil dos turistas na região.

A tecnologia é o caminho certo para termos cidades cada vez mais sustentáveis e inteligentes. A NOS tem já uma vasta experiência na implementação de soluções tecnológicas e há anos que ajuda os municípios portugueses na transição digital: é, por exemplo, parceira oficial do Portugal Smart Cities Summit.

O 5G da NOS, que oferece velocidade ultrarrápida, latência reduzida, segurança, fiabilidade e conectividade, vem potenciar ao máximo todas estas soluções, que levam as cidades a serem verdadeiras smart cities, o que se traduz, por sua vez, numa melhoria inegável da qualidade de vida dos cidadãos.

Share this

Artigos Relacionados

  • B-Smart Famalicão: O caminho para uma cidade inteligente

    Gaming 5G

    RB-Smart Famalicão: O caminho para uma cidade inteligente

    Rumo à sua transformação em cidade inteligente, Vila Nova de Famalicão lançou o projeto B-Smart - uma plataforma de inteligência urbana - em parceria com a NOS.

  • IoT torna negócios e cidades mais inteligentes com 5G

    Eurekathon

    IoT torna negócios e cidades mais inteligentes com 5G

    Com a rede móvel 5G, a Internet of Things liga todo o tipo de equipamentos e tem o poder de transformar as empresas e a vida nas cidades.

  • O 5G da NOS é o mais rápido de Portugal

    redes

    O 5G da NOS é o mais rápido de Portugal

    Todos os segundos contam nos negócios e a Ookla confirma que a NOS tem a rede 5G mais rápida de Portugal, à frente até dos melhores de outros países europeus..

 

 

 

Queremos ser seu parceiro

Desenvolvemos soluções em conjunto e à sua medida para responder às necessidades da sua empresa