Uma das vantagens de se lançar como empreendedor é o facto de poder escolher a sua área de sonho, por mais extravagante que pareça. Se a sua paixão é a música e gostaria de trabalhar nesta indústria, estes são alguns conselhos que irão transformar a sua perspetiva, numa perspetiva empresária e não apenas artística.
Se ainda não é um músico, estudo um instrumento
Quando envereda por uma área, convém ter conhecimento nesta, sendo capaz de perceber quais as melhores oportunidades. Se não é músico de profissão, é indispensável aprender, começando por um instrumento pelo qual tenha interesse. Não tem necessariamente de aprender a tocar bem, mas será o suficiente para conhecer conceitos básicos importantes.
Equilíbrio entre a parte financeira e a parte humana
Enquanto empreendedor, o seu objetivo é obter sucesso que se traduza em crescimento financeiro. Contudo, um foco demasiado grande no dinheiro que pode vir a fazer, irá prejudicar a sua relação humana com as pessoas à sua volta, afastando talento que se poderia aproximar de si não apenas pela sua capacidade profissional, mas também pela componente pessoal.
Mantenha-se em constante adaptação
O universo artístico, independentemente de qual seja, é algo que está em constante mudança. As técnicas, as tecnologias, os instrumentos, e as tendências trazem novos tipos de som e novos desejos de consumo. Quando encontra uma receita que funciona, não deve ficar presa a ela, continuando a estudar o universo musical para apanhar o próximo sucesso.
Cada indústria tem os seus segredos e especificidades, sendo importante estudá-los, garantindo que consegue alcançar os melhores clientes, e que consegue gerir uma larga rede de networking, de modo a fazer sucesso no mundo da música.