O desafio

A aquisição total do Finibanco pelo Montepio fez parte de uma estratégia de crescimento e desenvolvimento diversificado desta instituição. A partir desse momento, o banco mutualista integrou 174 novos balcões, alargando a sua presença a mais de 500 balcões por todo o país. Neste sentido de crescimento e integração, o Montepio identificou a necessidade de implementar um modelo de unificação de redes, de forma a melhorar a performance e a capacidade da rede de dados que suporta a organização. Adicionalmente, foi notório que seria necessária uma renovação da infraestrutura de segurança, não só assegurando a continuidade de negócio de acordo com os normativos internacionais, mas também antecipando a resposta a novas ameaças de ataques despoletados por agentes externos.



A solução

Para uma resposta eficaz ao novo enquadramento do seu negócio, foi crucial para o Montepio uma solução tecnológica preparada para crescer na medida da ambição do Banco.
Para garantir a escalabilidade da solução, foi implementada uma infraestrutura de rede única e dimensionada à medida, com capacidade de integração de serviços de dados, voz e vídeo, num ambiente que garante qualidade de serviço e segurança. Um outro pilar do crescimento consistiu numa solução de comunicações de elevado desempenho e disponibilidade, que permite ao Montepio tirar o melhor partido das redes de nova geração.
Ao nível da segurança, a solução implementada contemplou diversos níveis de segregação de segurança e firewalls, assim como a implementação e monitorização, recolha e correlação de eventos, através de sistemas dedicados, com redundância assegurada nos Data Centers NOS em Lisboa e no Porto. Houve ainda a preocupação, face à reestruturação efetuada, de ser redefinida a arquitetura de segurança de rede, por forma a torná-la mais resiliente e redundante.
Depois de um processo de mudança bem gerido e a conclusão da implementação do projeto num tempo recorde, foi fundamental disponibilizar o nível de suporte técnico adequado a um serviço fiável e de qualidade contínua, para que o Montepio se mantivesse concentrado no seu negócio. Através de gestores de cliente com competências integradas e alargadas a todos os produtos e serviços, e um suporte técnico realizado por especialistas com um conhecimento integrado das soluções fixo-móvel, a NOS garante um acompanhamento exclusivo e dedicado, no local, para suporte e helpdesk às equipas de Sistemas de Informação e aos colaboradores do Montepio.



A transformação

Com a integração de todos os balcões e edifícios do Montepio num sistema de comunicações avançado e de elevada segurança, o acesso fácil e rápido à informação e recursos permite estar mais perto dos clientes, ainda que estes estejam dispersos localmente. Adicionalmente, o Montepio beneficia de uma infraestrutura de última geração, com equipamentos topo de gama, que assegura uma eficaz e eficiente resposta a ameaças de segurança. Em simultâneo, a organização conseguiu reduzir os custos operacionais, garantindo a continuidade do negócio com um nível de serviço de 99,999% de disponibilidade.


Sobre o Montepio Geral

O Montepio Geral – Associação Mutualista encabeça um grande grupo da Economia Social: o Grupo Montepio. Trata-se de um conjunto de empresas que tem por objetivo auxiliar a realização dos fins da Associação Mutualista, através de resultados que reforçam os proveitos das modalidades subscritas pelos associados.



J​á é um transformador?

Entre na transformação digital com a NOS

Liguem-me grátis ​​​