A solução
Para uma resposta eficaz ao novo enquadramento do seu negócio, foi crucial
para o Montepio uma solução tecnológica preparada para crescer na medida da
ambição do Banco.
Para garantir a escalabilidade da solução, foi implementada uma infraestrutura
de rede única e dimensionada à medida, com capacidade de integração de
serviços de dados, voz e vídeo, num ambiente que garante qualidade de
serviço e segurança. Um outro pilar do crescimento consistiu numa solução
de comunicações de elevado desempenho e disponibilidade, que permite ao
Montepio tirar o melhor partido das redes de nova geração.
Ao nível da segurança, a solução implementada contemplou diversos níveis
de segregação de segurança e firewalls, assim como a implementação e
monitorização, recolha e correlação de eventos, através de sistemas dedicados,
com redundância assegurada nos Data Centers NOS em Lisboa e no Porto.
Houve ainda a preocupação, face à reestruturação efetuada, de ser redefinida
a arquitetura de segurança de rede, por forma a torná-la mais resiliente e
redundante.
Depois de um processo de mudança bem gerido e a conclusão da implementação
do projeto num tempo recorde, foi fundamental disponibilizar o nível de suporte
técnico adequado a um serviço fiável e de qualidade contínua, para que o
Montepio se mantivesse concentrado no seu negócio. Através de gestores de
cliente com competências integradas e alargadas a todos os produtos e serviços,
e um suporte técnico realizado por especialistas com um conhecimento integrado
das soluções fixo-móvel, a NOS garante um acompanhamento exclusivo e
dedicado, no local, para suporte e helpdesk às equipas de Sistemas de Informação
e aos colaboradores do Montepio.