2021: O ano em que o 5G se tornou realidade em Portugal

Descubra o que o 5G já faz pelos negócios

Desde a realidade aumentada em lojas e fábricas, aos drones de vigilância e à mobilidade eficiente nas smart cities, o 5G traz vantagens às empresas e à sociedade.

02 de junho 2022

O 5G é 10 vezes mais rápido, com uma latência mínima e a capacidade de conectar milhares de equipamentos e sensores num pequeno espaço, até 1 milhão por km2. A rede móvel 5G permite fazer o que ninguém fez, transformar verdadeiramente os negócios em Portugal, e isso já acontece em inúmeras aplicações da tecnologia que beneficiam as empresas, as pessoas, as cidades e a sociedade em geral.

A NOS demonstrou muitas potencialidades da quinta geração em diversos marcos de pioneirismo em 2021, como a implementação da 1ª Fábrica 5G, do 1º Hospital 5G ou do 1º Porto 5G. E a disponibilização da nova rede trouxe novos serviços para lojas, para indústrias, para as cidades, para a saúde, para a educação ou para o turismo e entretenimento. Essas vantagens do 5G já existem e vão continuar a crescer, permitindo uma maior imersão e eficiência nos processos das empresas. Com uma cobertura que já chega a todas as capitais de distrito de Portugal e que continua a expandir-se, e uma rede móvel que se pode aplicar especificamente a uma empresa ou infraestrutura, o 5G anula as distâncias e aproxima-nos do que mais importa: dos nossos funcionários, dos nossos clientes, das nossas instalações, do nosso negócio.

  • Melhor mobilidade e cidades inteligentes graças ao 5G

    O 5G altera radicalmente a forma como nos deslocamos, comunicamos ou fazemos compras, torna mais fácil a vida em comunidade. Isso traz benefícios imediatos igualmente para a administração pública e para os negócios, desde logo pela circulação melhorada de todas as pessoas, pela distribuição mais eficiente de bens e pelos avanços técnicos em vários setores.

    As cidades também são cada vez mais inteligentes - como Famalicão e o seu projeto B-Smart, bem como outras autarquias onde a NOS tem atuado. Com a expansão da IoT, que permite ligar todo o tipo de equipamentos e sensores numa empresa, numa rua ou num bairro, caminhamos a passos largos para a cidade dos 15 minutos.

    Saiba mais sobre como o 5G pode mudar as cidades:
    A cidade em que tudo está à distância de 15 minutos
    1ª fabrica 5g
    Carlos Moreno pensou uma cidade feita de mobilidade verde e em que tudo está próximo.
    Cidades inteligentes: em que cidades iremos viver?
    1ª fabrica 5g
    Prevê-se que, em 2050, as cidades acolham 70% da população mundial. Veja como será a sua cidade no futuro.
    B-Smart Famalicão: O caminho para uma cidade inteligente
    1ª fabrica 5g
    Vila Nova de Famalicão lançou o projeto B-Smart - uma plataforma de inteligência urbana
  • Transformação profunda das empresas com realidade aumentada

    A velocidade é uma das características que mais se alterou com o 5G, agora é 10 vezes mais rápida. Permite fazer streaming sem falhas nas reuniões da empresa, ou enviar e receber dados instantaneamente em qualquer lugar, mesmo que seja um projeto enorme de arquitetura. E a latência mínima garante que equipamentos como drones possam operar melhor e ser controlados sem falhas, ou que se possa colocar sensores IoT em todo o tipo de locais e equipamentos. Além disso, o 5G potencia a introdução cada vez maior da realidade aumentada, que será o futuro para muitas empresas a nível industrial, como por exemplo no apoio à produção.

    O futuro de muitas empresas está na Realidade Aumentada
    1ª fabrica 5g
    Nuno Folhadela, CEO da ONTOP, afirma que o 5G permite massificar o conteúdo de Realidade Aumentada e educar o público, para o setor crescer.
    IoT torna negócios e cidades mais inteligentes com 5G
    1ª fabrica 5g
    Com a rede móvel 5G, a Internet of Things liga todo o tipo de equipamentos e tem o poder de transformar as empresas e a vida nas cidades.
    Arquitetura mais real com 5G e maquetes virtuais
    1ª fabrica 5g
    Para o arquiteto Diogo Aguiar, o 5G vai permitir aos membros de uma equipa, mesmo afastados, trabalharem num projeto em simultâneo.
  • Realidade aumentada também em serviços inovadores

    O retalho e o entretenimento são outras áreas bastante distintas entre si onde a realidade aumentada já se está a destacar. Uma das inovações mais antecipadas, experimentar roupa sem ter de a vestir, já se tornou possível nas lojas Zippy, com a velocidade NOS 5G a revolucionar as compras.

    Já a maior imersão num espetáculo ou evento - com realidade aumentada ou virtual potenciada pela quinta geração móvel - não traz vantagens apenas ao público. Os espetáculos 5G vão aproximar artistas, marcas, eventos e fãs, tornando mais fácil a divulgação de eventos culturais e as parcerias que os podem fazer crescer.

    Zippy: um mundo de novas experiências na 1ª loja 5G
    1ª fabrica 5g
    A NOS e a Zippy lançaram a primeira loja 5G, um espaço que repensa a forma como podemos comprar
    Com 5G, um concerto é toda uma nova experiência
    1ª fabrica 5g
    A UshowMe quer levar a cultura a todo o lado com espetáculos híbridos.
  • Saúde mais eficiente com a velocidade e latência da quinta geração móvel

    A quinta geração móvel possibilita uma transformação a todos os níveis na Saúde, abrangendo desde os gadgets que todos podem usar aos equipamentos de precisão nos hospitais e clínicas, com uma conectividade que abre o caminho para as cirurgias remotas.

    Pelas características do 5G, as consultas melhoradas à distância e a gestão eficiente dos hospitais tornam os cuidados médicos mais acessíveis, enquanto as ambulâncias conectadas facilitam a resposta a situações de emergência. Hospitais como o Hospital da Luz, 1º Hospital 5G, estão igualmente preparados para usar a realidade virtual ou aumentada tanto para o apoio médico à distância como para a formação de médicos e outros profissionais de saúde.
    Como os wearables 5G vão mudar a sua saúde
    1ª fabrica 5g
    A tecnologia 5G vai ajudar-nos a ter mais conhecimento sobre o nosso corpo. De smartwatches a pulseiras e roupas, descubra as inovações dos wearables 5G.
    O que é a Internet of Medical Things?
    Escolher um smartphone 5G
    Hospitais, pacientes, médicos e equipamentos numa partilha constante de informação.
    O 1º hospital 5G em Portugal
    1ª fabrica 5g
    A parceria entre a NOS e o Grupo Luz Saúde mostra que é tempo de transformar os cuidados de saúde no nosso país.
  • Ligações 5G para trabalhar melhor em viagem

    O nosso escritório é o mundo quando temos uma ligação móvel como a permitida pela rede 5G. A pandemia levou muitas pessoas a tornarem-se nómadas digitais e houve hotéis, empresas e até mesmo cidades e regiões que se reinventaram para abraçar a tendência, como o projeto Digital Nomads, que surgiu na Madeira com o apoio da NOS. O trabalho remoto torna-se mais fácil em 5G, e também o turismo e as viagens ganham com as inovações que vão surgindo. Segurança, diversão, limpeza e preocupação com o ambiente são algumas características que fazem com que um destino turístico se destaque, e todos esses fatores podem ser melhorados pela quinta geração móvel, tal como a NOS demonstrou na 1ª Praia 5G, na Costa de Caparica.

    Saiba mais sobre como o 5G da NOS já mudou o turismo em Portugal:
    Nómadas digitais juntam o trabalho ao turismo e a Madeira é o seu paraíso
    1ª fabrica 5g
    Com um computador e ligação à internet assegurada, os nómadas digitais viajam enquanto trabalham para o outro lado do mundo.
    Inovação em turismo - 10 novidades na forma como vamos viajar
    Escolher um smartphone 5G
    Do aeroporto ao destino, dos hotéis aos monumentos e atrações, o 5G vai mudar completamente o turismo e a forma como viajamos.
    Fizemos a 1ª Praia 5G na Costa de Caparica
    1ª fabrica 5g
    Pés na areia, toalha estendida, dias de verão que não acabam. Na Costa da Caparica, a NOS revelou a primeira Praia 5G.
  • Desporto bem gerido e interação com marcas e adeptos reforçada

    O 5G dá ao desporto toda uma nova capacidade de atrair e entusiasmar adeptos. As inovações da quinta geração facilitam a gestão de clubes e a preparação das equipas - com mais informação disponível para treinadores e equipas médicas, graças à IoT. As características da nova rede móvel podem ainda ajudar na circulação e na segurança dos estádios, potenciando também a eficiência das transações comerciais ou a presença das marcas e patrocinadores. A NOS e o Sport Lisboa e Benfica demonstraram isso mesmo com o 1º Estádio 5G, meses antes da disponibilização da rede. E já nessa altura o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, antevia o renascimento do futebol com o 5G. Essa renovação passa muito pela inclusão, pela maior acessibilidade garantida pela tecnologia. Exemplo disso é o Lugar 5G, que permitiu a adeptos do Benfica assistirem a um jogo de futebol à distância, em realidade aumentada, como se estivessem dentro do estádio.
    Tecnologia 5G traz nova dimensão económica ao futebol
    Nomadas digitais
    Pedro Proença acredita que o 5G traz uma nova realidade para o futebol. “O acesso à informação em tempo real faz toda a diferença”, diz o presidente da Liga.
    5G traz novos serviços e mais emoção ao futebol
    Escolher um smartphone 5G
    O futebol vai transformar-se com o 5G, e todos podem ter lugar marcado para assistir a esta vitória.
    NOS e SL Benfica inovam com primeiro estádio 5G em Portugal
    1ª fabrica 5g
    Vantagens para os adeptos, para o clube e para todos os serviços no estádio.
  • Expansão das fronteiras do Ensino através do 5G

    A Escola João Gonçalves Zarco, em Matosinhos, iniciou o ano letivo 2021-2022 com a conectividade 5G a reforçar a aprendizagem de centenas de alunos. A iniciativa 1ª Escola 5G, em parceria com a NOS, arrancou com uma visita de estudo virtual ao Pavilhão Conhecimento, em Lisboa, a centenas de quilómetros de distância. É apenas um exemplo de como a tecnologia 5G vai mudar a Educação. O futuro passa pela maior interação entre escolas, professores e alunos, com a quinta geração a eliminar barreiras e distâncias. A rede 5G também facilita a integração da inteligência artificial e a utilização de novos métodos de ensino para estimular os alunos e ajudá-los a atingir todo o seu potencial.

    A tecnologia vai mudar as escolas
    Nomadas digitais
    A Inteligência Artificial e as características inovadoras do 5G vão ajudar a Educação a antecipar o futuro.
    Bem-vindos à escola do futuro
    Escolher um smartphone 5G
    A primeira escola 5G do país está em Matosinhos.

A NOS, que tem a rede móvel mais rápida em Portugal, entrega sempre a velocidade máxima possível em 5G e disponibiliza equipamentos e serviços inovadores, adaptados ao detalhe a todo o tipo de clientes empresariais, que permitem aproveitar ao máximo o potencial da quinta geração. Basta um smartphone 5G, um plano de comunicações NOS, e cobertura de rede 5G para aproveitar todas as vantagens que já existem, e todas as que vão continuar a surgir com a velocidade NOS 5G.

Share this

Artigos Relacionados

  • Guia de bolso para quem precisa de saber tudo sobre o futuro com o 5G

    Guia de bolso 5G

    Guia de bolso para quem precisa de saber tudo sobre o futuro com o 5G

    Com o 5G vamos poder fazer o que ninguém fez. Este guia ajuda a perceber as mudanças que estão a chegar.

  • "O 5G vai acelerar a transformação mundial", diz Gerd Leonhard

    Gerd Leonhard

    "O 5G vai acelerar a transformação mundial", diz Gerd Leonhard

    O conhecido futurista alemão está "muito entusiasmado com o 5G", que traz inúmeras possibilidades. Acredita que podemos resolver os principais problemas do mundo com tecnologia.

  • 5G: Um salto tecnológico sem precendentes

    Luis Neves GESI

    5G: Um salto tecnológico sem precendentes

    Três séculos depois, o 5G representa um salto tecnológico que vai transformar a sociedade e a economia.

 

 

 

Queremos ser seu parceiro

Desenvolvemos soluções em conjunto e à sua medida para responder às necessidades da sua empresa