A.Saint-Maurice
André Saint-Maurice tornou uma paragem obrigatória por doença numa oportunidade de negócio – e de regeneração de futuro – única.
Formado em química e com experiência em vários trabalhos, André começou por experimentar fabricar um sabonete e, ficando surpreendido com o bom resultado, nunca mais parou. A sua quinta passou a ser também laboratório e são os produtos naturais que diferenciam a qualidade dos seus produtos cosméticos face à concorrência.
Entre sabonetes, champôs, máscaras, exfoliantes, hidratantes e outros produtos, André diz que a A.Saint-Maurice – criada em 2011 – veio para ficar.
O que é/qual é o negócio?
Produção de cosméticos.
De onde nasceu?
Muita curiosidade e aplicação prática da formação académica.
Missão?
Produção de cosméticos 100% vegetais, sempre utilizando métodos de produção clássicos (pré-industriais).
Financiamento?
Autofinanciamento. O projeto teve um investimento de arranque muito reduzido e tem crescido com a aplicação direta dos lucros gerados.
Promoção?
Mercados biológicos na zona da grande Lisboa e Setúbal, alguma imprensa escrita e rádio. Tivemos ainda referências pontuais na televisão e presença em redes sociais.
Onde esperam chegar?
Sem limite definido. Uma marca cosmética tem inúmeras soluções de desenvolvimento. Neste tipo de negócio as fronteiras são fracas.
Como lidaram com a incerteza inicial?
A incerteza é um fator como qualquer outro e nunca deve ser abordado numa perspetiva negativa. Pode dizer-se que neste caso, a própria incerteza tem contribuído para a definição e ajuste de linhas de crescimento.
Vosso maior trunfo diferenciador? Ingrediente secreto?
Na cosmética não tem de haver ingredientes secretos, mas um trunfo diferenciador é claramente o conceito de cosmética que se adotou. A total ausência de químicos sintéticos que se traduz em cosméticos aparentemente “estranhos” ao conceito corrente é a resposta para muitos clientes que não se revêm totalmente na oferta corrente de cosmética industrial. Acresce que para além das nossas coleções, desenvolvemos cosméticos específicos para clientes com características e sensibilidades de pele muito próprias. Estes itens diferenciam-nos e reforçam solidamente a fidelização de cliente.
O que sugerem a quem começa?
Sugestão: se há ideias realmente boas, façam e não esperem ter “tudo “ o necessário para concretizar as intenções. Se não há cão, cacem com gato, afinal, os gatos também são ótimos caçadores. O resto e o sucesso virão por si. Ah, e não esperem que sejam os outros a resolver os vossos problemas.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Estar atento a tudo, e em especial a quem tem a preocupação de nos dirigir críticas negativas e construtivas. Esses preocupam-se connosco e olham para as coisas de outro prisma.
Mais informações em biofunny.com.