Aqui Há Gata
Gosta de doces mas não tem muito jeito para a cozinha? Já lhe aconteceu ter vontade de comer um bolo caseiro mas faltarem alguns ingredientes para o fazer? Recebeu convidados inesperados e não tinha um docinho para lhes oferecer?
A Aqui Há Gata pode muito bem resolver os seus problemas.
O que é/qual é o negócio?
Somos uma empresa familiar com um conceito original e cujo valor acrescentado passa por possibilitar a preparação de doces de uma forma rápida e simples.
De onde nasceu?
A Aqui Há Gata surgiu da necessidade de encontrar uma ocupação para a Ana que tinha ficado desempregada e para quem o ficar de braços cruzados sem fazer nada é algo impossível de acontecer. Assim foi, a família juntou-se e começámos a atirar ideias para o ar. A meio de tantas e tantas ideias fizemos uma pausa para o lanche e alguém lembrou-se de que seria bom fazer umas bolachas. Começamos a procurar receitas na internet mas havia sempre algum ingrediente que não tínhamos em casa e a vontade de sair para o comprar, com um dia feio como estava, não era muita. Meio em tom de brincadeira alguém disse “Bom, bom era ter já os ingredientes para fazer umas bolachas dentro de um lata e juntar apenas os ovos”. E assim surgiu a ideia do negócio. E porquê Aqui Há Gata?. A ideia inicial era Aqui Há Gato, no sentido de algo que desperta a curiosidade, mas esse nome já estava registado. Foi então que alguém sugeriu “E porque não Aqui Há Gata?”. Até fazia mais sentido porque por detrás do projeto está um grupo de mulheres, de 3 gerações distintas (avó, mãe e filhas). E foi assim que surgiu a ideia e o nome Aqui Há Gata.
Missão?
Na Aqui Há Gata temos como missão a criação de preparados para receitas simples e rápidas que permitam a qualquer pessoa fazer doces sem grandes custos ou dotes culinários, bastando para isso adquirir um dos nossos preparados, seguir a nossa receita e adicionar os ingredientes líquidos (ovos, leite e manteiga/margarina). Doces em 3 passos é esse o nosso slogan e objetivo.
Financiamento?
Desde o início que o financiamento para o projeto tem sido feito a título pessoal por cada uma de nós e consoante as suas possibilidades. Atualmente já conseguimos complementar com as receitas que o próprio negócio gera e dessa forma investir na presença em eventos, em comunicação e na pesquisa e testes de novos produtos.
Promoção?
A promoção é feita através de eventos em que participamos, campanhas pontuais no Facebook (exemplo início das aulas em que fazemos uma campanha alusivas às nossas agendas e livros de notas ou no Dia dos Namorados e no Natal com uma campanha específica para os preparados de doces), dinamização de passatempos em conjunto com outras páginas com as quais nos identificamos e através do nosso site que dispõe da loja online para comercialização dos nossos produtos. No entanto, a promoção tem sido feita acima de tudo através do passa palavra dos clientes que já conhecem o conceito e os nossos produtos e que acabam eles próprios por fazer a divulgação do nosso conceito e produtos dentro do seu círculo de relações.
Onde esperam chegar?
Esperemos aumentar o awareness da nossa marca tanto a nível nacional como internacional e tornar-nos numa referência em termos de conceito original, prático e saboroso.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Por natureza gostamos de desafios e não desistimos facilmente perante as dificuldades. O orgulho que temos no projeto fez-nos acreditar que tinha perna para andar e o facto de termos o nome que temos foi meio caminho andado. É um nome engraçado e que fia na cabeça. Obstáculos vão sempre existir e cabe-nos a nós saber lidar com eles e tentar ultrapassá-los da melhor forma possível.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
[ “Aqui Há Gata” é um nome que só por si desperta a curiosidade e o conceito para além de moderno tem tudo aquilo que as pessoas procuram hoje em dia: simplicidade, rapidez e qualidade. A simpatia com que recebemos os nossos clientes e a preocupação em ter uma gama variada de produtos que vá de encontro às diferentes necessidades em termos alimentares e de saúde dos mesmos, tais como diabéticos e celíacos, são outros dos nossos trunfos. Em relação ao ingrediente secreto… isso não podemos divulgar pois é a alma do nosso negócio.
O que sugerem a quem começa?
Acima de tudo que não desistam ao primeiro obstáculo. Se acreditam na vossa ideia lutem por ela, percam algum tempo a fazer um plano de negócio de forma a estarem preparados para as adversidades e não tenham receio em pedir ajuda.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Manter os pés assentes no chão e nunca desistir ao primeiro obstáculo. Lutar, lutar e lutar.
Mais informações em aquihagata.com.