Barba Brada
Está declarada guerra às lâminas de barbear. O Barba Brada é a primeira marca dedicada ao cuidado da barba com produtos feitos em Portugal.
Criada em 2014 depois de uma busca incessante por produtos para a barba, surge com o objetivo de preencher essa lacuna no mercado: a inexistência de uma marca/linha de produtos dedicados ao cuidado masculino.
O que é/qual é o negócio?
A Barba Brada é a primeira marca portuguesa dedicada exclusivamente aos produtos para o cuidado da barba. Mas mais do que uma marca de produtos nacionais de qualidade, é também um hub de conselhos que pretende juntar a comunidade de barbudos num objectivo em comum - acabar com o estigma da barba.
De onde nasceu?
Nasceu de uma necessidade: até agora, os barbudos portugueses não tinham grandes escolhas para tratar a sua barba - ou tínhamos que importar produtos do estrangeiro, resultando num preço proibitivo, ou ficar sujeitos a produtos existentes cá, mas de fraca qualidade.
Missão?
Dar as ferramentas aos barbudos portugueses para que possam cultivar o seu estilo pessoal e sentirem-se confiantes com eles próprios.
Financiamento?
Seguindo um conceito de bootstrapping, tivemos um investimento inicial próprio e, actualmente, o lucro é reenvestido de novo, de forma a alcançar a auto-sustentabilidade.
Promoção?
Essencialmente nas redes sociais, e no passa-a-palavra, mas também junto de parceiros chave - barbearias.
Onde esperam chegar?
No mercado nacional, continuar a ser uma marca de referência de produtos para o cuidado da barba. Mas pretendemos também chegar ao mercado internacional, através de plataformas e produtos inovadores.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Como fizemos um bootstrap da marca, não tivémos que investir muito (dinheiro) ao início para começar a ter as primeiras validações da ideia, e assim, a incerteza acabou por ser reduzida. Claro que há sempre momentos de dúvida - e aí é essencial ter um/a parceiro/a que nos relembre do porquê de termos começado tudo isto.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
A qualidade e a atenção ao detalhe. Tudo o resto advém daí. A comunidade que temos à nossa volta e que nos apoia é sem dúvida um resultado disso.
O que sugerem a quem começa?
Estuda a viabilidade da ideia o mais rápido possível. Falha onde tens que falhar o mais rápido possível. Corrige essas falhas o mais rápido possível. Repete. Aposta na qualidade, sempre. Se tens uma ideia, implementa-a o mais rápido possível - se não o fizeres, alguém o fará.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
"Isto não interessa como começa, interessa é como é que acaba."
Mais informações em barbabrada.com.