Boas Notícias


Dizem as regras da valorização noticiosa que a “negatividade” é um dos fatores mais pesados a ter em conta. De facto, abrimos o jornal ou um site noticioso e a tendência é sempre a mesma: desgraças, notícias pesarosas e histórias tristes.

 

Mas onde andam então as notícias boas, inspiradoras e capazes de nos deixar orgulhosos? Felizmente, André Noronha localizou essa falha no sistema e rapidamente se prontificou a arranjar resposta: o portal Boas Notícias respeita totalmente o próprio nome e só veicula isso mesmo – notícias e acontecimentos que merecem ser destacados pelo seu cariz positivo.

 

O sucesso – que vem provar que, afinal, não são só os acontecimentos maus que merecem destaque – tem sido retumbante.

 


O que é/qual é o negócio?
Basicamente, o negócio é a informação que veiculamos através do nosso portal boasnoticias.pt (http://boasnoticias.sapo.pt/).
 
De onde nasceu?
O projeto nasceu de um desafio que nos propuseram, para a criação de um portal informativo onde constariam apenas boas notícias. Sou diretor de uma agência interativa e, como tal, tínhamos internamente os recursos para criar a marca e desenvolver a plataforma.
 Fizemos um convite à Patricia Maia, jornalista com mais de 10 anos de experiência na TSF online, para efetuar a coordenação editorial do projeto. A Patricia aceitou e demos imediatamente início à produção de conteúdos para o lançamento do portal, que ocorreu no dia 15 de março de 2010.
 
Missão?
A nossa missão é ajudar a construir um mundo melhor, através da promoção/divulgação de iniciativas que contribuam para esse efeito. Acreditamos que a informação tem um grande peso na forma com interpretamos o mundo e por isso mesmo queremos partilhar com os nossos leitores todas as boas iniciativas que acontecem em Portugal e no resto do planeta. Esperamos que a nossa visão, os artigos que publicamos e as iniciativas que promovemos, sejam uma fonte de inspiração e bem-estar para todos os nossos leitores.
 
Financiamento?
O financiamento deste projeto fez-se sobretudo através da venda de publicidade, de produção de conteúdos e de parcerias criadas com anunciantes.
 
Promoção?
A promoção do portal tem sido orgânica, ou seja, através da partilha do projeto por parte dos nossos leitores. Temos um conceito de informação único em Portugal, que tem sido recebido com bastante entusiamo por quem nos acompanha. Já contamos com mais de 700.000 pageviews mensais e praticamente com 60.000 seguidores no facebook. Com o aumento das receitas poderemos fazer outro tipo de investimentos de forma a dar maior visibilidade ao projeto.
 
Onde esperam chegar?
Queremos ser um meio de comunicação de referência Nacional. Esperamos chegar a muito mais leitores em Portugal, já que temos ainda uma enorme margem de crescimento. Uma vez que estejamos com os pés bem assentes por cá, poderemos pensar em entrar noutros mercados, como por exemplo o Brasil ou Angola.
 
Como lidaram com a incerteza inicial?
Corremos o risco de não pensar muito no assunto. Tínhamos a possibilidade de avançar com o projeto de imediato e foi o que fizemos, sem olhar para trás.
 
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso ingrediente secreto é, sem dúvida, a nossa linha editorial. O nosso maior trunfo foi a Patricia Maia ter aceite o cargo de coordenadora editorial, e o facto de termos internamente os recursos para criar a marca Boas Notícias, e o próprio portal também foram determinantes para avançarmos com o projeto.
 
O que sugerem a quem começa?
Essencialmente sugiro que se dediquem a algo que os apaixone. Não há maior motivação do que fazer o que se gosta, e quando assim é podemos sempre acreditar que conseguimos chegar mais longe. Se não tivermos esta automotivação, dificilmente teremos a capacidade de nos entregar a qualquer projeto com dedicação suficiente para fazermos a diferença e alcançar o sucesso.
 

 

Mais informações em boasnoticias.pt
 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais