Boox


Dizem as regras do negócio e da criatividade que devemos pensar fora da caixa, e foi enquanto as massas estavam a tentar fazê-lo que Pedro Albuquerque resolveu apostar dentro da caixa.

 

Como o nome inteligentemente indica, a Boox coloca livros (book) dentro de caixas (box), permitindo expor páginas e personalizar espaços pessoais (e profissionais) de acordo com os seus gostos e interesses literários.

 

 


O que é/qual é o negócio?
Vender o BOOX (= box + book): um expositor de livros e revistas que permite editar as paredes que nos rodeiam com as nossas páginas preferidas.

 

De onde nasceu?
Da cabeça do inventor, o designer Pedro Albuquerque. Depois de anos a deixar livros e revistas abertos em imagens e mensagens que queria ter por perto mais tempo, inventou o expositor em acrílico e finalmente as bolas de espuma que permitem fixar o conteúdo –livro, revista ou outro. E foi essa junção que tornou o produto patenteável. 

 

Missão?
Dar a cada pessoa o poder de personalizar e mudar muito mais facilmente os seus espaços. Basta escolher e mudar os conteúdos dos seus BOOX.

 

Financiamento?
O chamado pêlo do cão. Os seguros de complemento de reforma de Pedro Albuquerque e dos seus sócios na Albuquerque Designing Business - a empresa de Design e Comunicação que é detentora da marca BOOX.

 

Promoção?
Pêlo do cão, outra vez. Na Albuquerque estão todas as competências necessárias – design, branding, comunicação, gestão, internacionalização. Até ao BOOX, eram sempre usadas na consultoria a clientes. O BOOX foi a oportunidade de as demonstrar num outro nível – o que conseguimos fazer, do nada, quando é o design a decidir.

 

Onde esperam chegar?
Já chegamos a cadeias como a The Conran Shop, Selfridges, a lojas como a Via Garibaldi, 12 (Itália) ou a Roderick Vos Shops (Holanda). Mas queremos continuar, claro. Queremos chegar a legiões de admiradores e fãs de BOOX nos quatro cantos do mundo, à presença nas melhores lojas e cadeias de design do mundo, à difusão nos media mais prestigiados (não porque pagamos mas porque nos “pegaram”). E queremos, claro, chegar a novas formas de BOOX.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?
As incertezas nunca foram sobre o valor da ideia, mas houve muitas sobre como avançar, quais os parceiros certos, onde nascer… Como lidamos? Experimentando, avançando e decidindo. Às tantas, decidimos nascer: levamos a ideia para a Tent London durante a Design Week e dois meses depois estavamos a vender na loja do Design Museum de Londres.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Maior trunfo e ingrediente secreto: design no topo do negócio. Na ideia, na marca, na produção, na comunicação, na gestão e na distribuição. Design como intérprete das aspirações humanas e como integrador de todas as vertentes de negócio.

 

O que sugerem a quem começa?
Que trabalhem com bons designers ou tenham cabeças de designers.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
“Para vencer não tens que ser o melhor, tens que ser o primeiro. E ninguém chega a primeiro imitando”.

 


Mais informações em boox.me.


 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais