Chicken Chicos


A Chicken Chicos é uma marca Portuguesa de vestuário infantil que aposta num design alternativo e irreverente.

 

As suas peças são produzidas de forma ética e sustentável utilizando apenas materias da mais alta qualidade, combinando estilo, qualidade e design para dar vida às suas coleções.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Chicken Chicos, Lda. produz e comercializa roupa e acessórios para bebés e crianças com um design alternativo e um look urbano e irreverente.

A empresa é detentora da marca com o mesmo nome (Chicken Chicos®) que produz em Portugal vestuário e acessórios infantis, e é distribuidora exclusiva em Portugal de algumas marcas internacionais no mesmo ramo de atividade.

Os canais de venda principais são o online para consumidor final através do site e páginas de redes sociais da empresa (www.chickenchicos.com , facebook.com/chickenchicos) e a revenda para lojas da especialidade (lojas vestuário infantil e puericultura, farmácias e óticas, etc.).

A empresa foi fundada pelo casal João Pinto (eng. Informático) e Inês Piçarra (psicóloga/market research).

 

De onde nasceu?

Após o nascimento do nosso primeiro filho, tivemos bastante dificuldade em encontrar à venda em Portugal roupa alternativa e original para vestirmos o bebé de acordo com o nosso gosto pessoal.

Ao olhar-mos em nosso redor reparámos que todos os pais da nossa geração procuravam o mesmo e que éramos frequentemente questionados sobre a proveniência das roupas que encomendávamos online.

Aliando esta descoberta ao nosso espírito empreendedor e ao domínio das novas tecnologias, fomos alimentando a ideia de desenharmos nós próprios uma coleção de vestuário infantil e disponibiliza-la para venda em Portugal numa loja online.

 

Missão?

O nosso objetivo é dar à nova geração a energia que potencia a sua criatividade e individualidade através de um vestuário com um look alternativo e irreverente.

Combinámos estilo, qualidade e design para dar vida às nossas coleções. As nossas peças são produzidas em Portugal de forma ética e sustentável utilizando apenas matérias da mais alta qualidade.  

 

Financiamento?

O financiamento inicial foi proveniente de capital próprio do casal. O plano de marketing permitiu uma evolução continuada e a sustentabilidade do negocio no canal online.

A segunda fase do negócio foi a entrada no mercado de retalho através da revenda para lojistas, cujo financiamento proveio de empréstimo bancário.

 

Promoção?

Em 2014, após o lançamento da loja online, a promoção era unicamente online combinado marketing social e publicidade paga nas principais plataformas online: facebook, pinterest, instragram, Google, newsletter, bloggers.

Progressivamente fomos promovendo a marca em mercados especializados: exposições de vestuário infantil e puericultura, feiras e mercados urbanos, eventos sociais para grávidas e recém nascidos; assim como nos média tradicionais (jornais, televisão).

Em 2015 abrimos um espaço físico na rua Miguel Bombarda no Porto (Porto Art District) e fomos vencedores do prémio de melhor marca de vestuário infantil atribuído pelo portal Pumpkin.pt.

Atualmente e dado o foco na distribuição e revenda, a aposta é na continuação da estratégia seguida até ao momento com a intensificação da promoção nos média tradicionais assim como a promoção direta nos locais físicos de venda.

 

Onde esperam chegar?

Como objetivo comercial, a médio prazo a ambição é estar presente nas principais lojas da principais cidades Portuguesas e a médio/longo prazo internacionalizar a marca através da revenda.

Como objetivo estratégico queremos reforçar a imagem de marca e o reconhecimento como sendo a marca de vestuário infantil alternativo por excelência em Portugal.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

A única incerteza foi a questão do financiamento.

Após balizarmos as expectativas e definirmos a estratégia face ao capital que tínhamos ao dispor, não olhámos mais para trás.

 

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

A combinação de competências pessoais adquiridas durante o nosso percurso profissional permitiu-nos, com poucos recursos, criar a empresa de uma forma altamente profissionalizada cobrindo os principais pilares: engenharia, marketing, financeira, comercial e artística.

Mas podemos claramente afirmar que o maior trunfo é o empenho, gosto e dedicação que tanto nós como os nossos colaboradores colocamos naquilo que fazemos. Sendo o objetivo primordial criar um produto original, tal seria impossível sem o cunho pessoal de cada um daqueles que trabalham connosco.

 

O que sugerem a quem começa?

Não iniciar um projeto a titulo individual antes de ganhar bastante experiencia no mercado de trabalho (idealmente na área onde permita ganhar as competências necessárias) e nunca antes de obter um bom suporte financeiro.

Após iniciar o projeto, investir muita dedicação, humildade, prudência e o proverbial desenrascanço Português!

Não confundir dedicação com persistência, 99.9% das startups falham e é preciso distinguir um negócio que não teve sucesso de uma falha pessoal, o ponto de paragem para a tentativa de negócio deve estar definido à partida.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Medir as expectativas, começar pequeno e ir crescendo de forma sustentável.

 

Mais informações em chickenchicos.com.

 

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