Close(t)
O que é/qual é o negócio?
Chama-se Close(t) e é um espaço de vestuário e acessórios femininos. É também um posto de bookcrossing.
De onde nasceu?
Basicamente foi a realização de um sonho. Nasceu de uma situação de desemprego, como tantas outras, mas essencialmente de acreditar e não esperar que alguma coisa acontecesse. Eu quis fazer acontecer.
Financiamento?
A minha empresa contou apenas com as prestações de desemprego antecipadas. Uma vez que era desempregada involuntária pude recorrer a esse apoio por parte do IEFP e Segurança Social.
Promoção?
As redes sociais têm um papel fundamental nos dias que correm. São um enorme apoio às novas empresas. A Close(t) está no facebook e no Instagram. Faz vendas online e assim chegou já a diversos países.
Onde esperam chegar?
Não faço planos a longo prazo. O ano de 2015 está a ser, sem dúvida, um ano marcante para a empresa. A Close(t) tem uma marca própria e lança uma colecção por ano, inspirada na cidade que a viu nascer - Viana do Castelo. Este ano ultrapassou todas as expectativas por isso prefiro acreditar dia a dia sem esperar muito.
Como lidaram com a incerteza inicial?
A Close(t) nasceu em 2012 em plena "crise" para quem acredita. Se retirarmos o "r" dessa palavra assustadora e o que fica é "crie". Portanto foi o que fiz. Ouvi bastante, por parte de clientes, que tinha tido muita coragem por abrir nesta altura [leia-se crise].
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Muito sinceramente não penso ter trunfos. O que tenho para oferecer é o meu sorriso e boa disposição. Acho que na minha página consegue perceber-se a minha "boa onda" assim como na loja :)
O que sugerem a quem começa?
Atrevam-se. Não tenham medo. O medo é um bloqueio. Agarrem os vossos sonhos com paixão ou então não avancem.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Que continue a acreditar e a fazer tudo como até agora.
Mais informações na Página de Facebook da Close(t).