Empreendedorismo
Doinn
A Doinn oferece uma solução integrada que faz com que a vida dos proprietários de alojamento local e gestores de propriedade se torne muito mais fácil, uma vez que lhes permite programar automaticamente os serviços prestados por fornecedores de hotéis 5 estrelas.
Os serviços de limpeza são altamente especializados e seguem um protocolo rigoroso, e também são supervisionados.
O que é/qual é o negócio?
É uma plataforma online que liga apartamentos de alojamento local com prestadores de serviços profissionais de hotelaria - de housekeeping, lavandaria e check-in/check-out
De onde nasceu?
Nasceu depois de uma viagem à volta do mundo dos seus founders, a Noelia e o Nuno, em 2013. Pelo facto de viajarem com filhos, optaram por alojamento local. No entanto, depois de viajar durante 6 meses pelo mundo e ficar em apartamentos listados no Airbnb, a Noelia e o Nuno perceberam que havia uma lacuna no mercado em relação aos serviços oferecidos aos hóspedes mas também na qualidade da limpeza e na hospitalidade à chegada aos apartamentos.
Missão?
Ajudar aos proprietários e aos property manager poupar tempo dedicado a gestão de serviços
Financiamento?
Na primeira fase - próprio, depois com apoio de Portugal 2020 (do Turismo de Portugal) e, finalmente, uma parceria com Portugal Ventures à base de um acordo de investimento assinado em maio de 2016
Promoção?
Social media, media (diretamente e através de associação a grandes eventos), marketing direto B2B e networking - sectorial e geral.
Onde esperam chegar?
Em 2017 - internacionalização do negócio bem conseguida para o mínimo de 2 destinos europeus (Paris e Barcelona); a médio prazo - um modelo de negócio provado como completamente escalável a nível internacional; a médio-longo prazo - ser um líder mundial em API de serviços de housekeeping e lavandaria para apartamentos de Alojamento Local.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Incerteza existe sempre. Na fase inicial é importante validar o seu modelo de negócio, recorrendo a mentorias, programas de apoio a startups (programas de aceleração) e provando-o junto ao potencial público-alvo ex. através de feiras e outros eventos.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Um modelo de negócio provado que corresponde a necessidades reais de um setor em crescimento. Ingredientes "secretos": flexibilidade e resiliência a adversidades.
O que sugerem a quem começa?
Tentar validar a ideia e o seu potencial de "vender" antes de fazer grandes investimentos. Criar uma rede de contactos alargada.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Ouvir ao mercado, desde o primeiro dia e sem deixar de escutar-lhe nunca.
Mais informações em doinn.co.