Epicurspicy
Ter um amigo perito na arte do cocktail perfeito não é a tarefa mais fácil de sempre, mas a Epicurspicy tem a solução para a animação de todos os jantares de amigos: a oferta de cocktails prontos a servir à distância de um simples preparado.
O que é/qual é o negócio?
Caipirinha, Caipiroska, Daiquiri de Morango, Margarita, Margarita de Morango e Mojito: estes são os cocktails Epicurspicy prontos a servir, sem que o sabor precise da perícia de um barman experiente. Simples e rápidos de preparar, são a solução ideal para festas, jantares, piqueniques, no jardim, na praia, piscina, em casa ou em qualquer lugar. Feitos à base de ingredientes 100% naturais, desidratados sem corantes nem conservantes artificiais, estes cocktails em pó são embalados em sacos com fecho hermético para que se faça o cocktail no próprio saco e para que possam ser usados mais que uma vez, mantendo toda a sua qualidade. Com capacidade para dois litros de cada bebida, cada embalagem dá para cerca de dez doses.
De onde nasceu?
A vontade de beber uma boa margarita em Portugal levou quatro amigos: Carlos Freire, João Freire, Laura Baker e Sofia Freire a criarem a Epicurspicy, empresa 100% nacional especializada em cocktails. Amantes de viagens exóticas, festas e jantares recordávamos, numa noite, locais, aventuras e passeios que tínhamos partilhado ao longo dos anos e percebemos que essas recordações estavam associadas também a bebidas. Apercebendo-nos que tínhamos evidentes limitações para preparar os diversos cocktails que desejávamos, resolvemos procurar uma solução prática que nos permitisse preparar fácil e rapidamente os nossos cocktails preferidos mas, muito importante, que fossem deliciosos. Assim, com o objetivo de aliar a inovação à simplicidade, permitindo a qualquer pessoa preparar um bom cocktail, em 2012, nascia a primeira marca portuguesa de cocktails granizados de preparação fácil. O primeiro sabor foi a Margarita e seguiram-se os restantes cinco (Mojito, Daiquiri de Morango, Caipirinha, Margarita de Morango e Caipiroska), todos com ingredientes naturais, sem corantes nem conservantes artificiais, numa embalagem prática onde apenas tem de se juntar água e a bebida alcoólica, agitar e colocar durante algumas horas no congelador.
Missão?
Desenvolver e comercializar produtos alimentares de qualidade superior, com sabores ousados, fáceis de usar, posicionados para ambientes e atividades divertidas, oferecendo ao cliente uma nova experiência e uma conveniência de utilização.
Financiamento?
Capitais próprios.
Promoção?
A estratégia de comunicação passa, neste momento, essencialmente por darmos a conhecer o produto ao público, através da presença em revistas, jornais, televisão e meios online. A presença nas redes sociais é outro meio fundamental na nossa comunicação. Neste momento, patrocinamos alguns eventos que acontecem com uma regularidade mensal. O Break é um evento after-work que ocorre todas as penúltimas quintas-feiras de cada mês, a partir das 19 horas, no Hotel Florida (no centro de Lisboa) ou a Produtized Talks que se realiza todas as últimas sextas-feiras de cada mês no Lisbon Innovation Kluster (Linnk). Temos também previsto a realização de algumas sunset parties em roof tops de referência em Lisboa.
Onde esperam chegar?
Ser uma marca reconhecida, a nível mundial, pela qualidade, conveniência e inovação. Em 2015, para além da nossa loja online, o produto está à venda nos seguintes locais em Portugal: El Corte Inglés, supermercados SuperCor, supermercados Liberty American Store (Lisboa), Makro, Intermarché (Altura, Monte Gordo, Vila Real de Santo António e Ansião), Supermercados Apolónia (Algarve) e Supermercado Tradicional (Estoril). Tendo como objetivo a expansão internacional, a marca tem sido muito bem recebida em diversas feiras especializadas e já está presente em países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Cabo Verde, Dinamarca, Finlândia, Itália, Polónia, Suíça e Timor Leste.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Com “sangue, suor e lágrimas” e muita paixão naquilo que fazemos.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
A qualidade do produto, só usamos produtos naturais. O segredo é alma do negócio!
O que sugerem a quem começa?
O caminho do empreendedorismo é um caminho duro, muitas vezes solitário mas muito gratificante. Só com muito trabalho, persistência e resiliência é que se alcança o sucesso. Acreditando em ti próprio e com muita paixão e empenho podes conquistar o “mundo”!
Qual o melhor conselho profissional que já receberam?
As palavras sempre atuais de um dos maiores poetas portugueses, Fernando Pessoa: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce (...)”.
Mais informações em epicurspicy.com.