Funmácia


Com a perspetiva de um país afogado na mágoa de uma profunda crise económica, Bruno Mendes e o seu sócio Ricardo Belchior achavam que o país precisava de ser medicado com sorrisos.

Na Funmácia, a cruz grega que associamos automaticamente às farmácias brilha com várias cores alegres, e a montra oferece uma palete de cores irresistíveis sob a forma de gomas, doces e sumos embalados em caixas a fazer lembrar os medicamentos receitados pelo médico. O conceito foi inspirado em lojas internacionais, sendo, na altura, inédito em Portugal.

Diz o slogan da Funmácia que “sorrir é o melhor remédio”, e basta lá entrar para sabermos que, de facto, é mesmo verdade.
 



O que é/qual é o negócio?
A Funmácia surge em Portugal com base num conceito irreverente, que se traduz na comercialização de doces em embalagens farmacêuticas, rotuladas com mensagens divertidas que utilizam uma linguagem mais séria como é a farmacêutica/médica.

De onde nasceu?
Nasceu de uma viagem feita pelo meu sócio Ricardo Belchior, onde conheceu um conceito que misturava os doces, embalagens e mensagens. Desta feita, voltou com a ideia de o recriar em território nacional.

Missão?
Desenvolvemos e comercializamos uma vasta gama de produtos personalizáveis que visam a boa disposição dos nossos clientes. Impomos altos padrões de rigor e qualidade investindo uma boa dose de criatividade, inovação e humor associados a um serviço de excelência.
Estamos orientados para o cliente dos 8 aos 80, com enfoque na sua boa disposição, proporcionando uma experiência de consumo divertida!
A nossa pegada ecológica é uma preocupação constante. Trabalhamos para que os nossos produtos respeitem o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente de hoje e de amanhã

Financiamento?
O investimento foi efetuado através de capitais próprios.

Promoção?
Usamos o facebook desde muito cedo para promover a marca, mas o melhor meio de promoção foi a publicidade do “boca a boca”. Como consequência duplicavamos vendas dia após dia, superando rapidamente todas as expectativas criadas por nós.



Onde esperam chegar?
Temos como objetivo estar presentes em todas as capitais de distritos do território nacional, e, paralelamente, abrir portas para o mundo, nomeadamente na Espanha e Brasil.

Como lidaram com a incerteza inicial?
Sentimos algumas dúvidas devido à situação económica. O facto de sermos uma startup e de não existir um negócio similar com que pudéssemos aprender também não estava a nosso favor, mas a dedicação e confiança fizeram-nos avançar.
Todos aqueles  (família e amigos) com quem comentamos o projeto nunca acreditaram no sucesso do mesmo. Ainda bem que não seguimos os conselhos que nos foram dados.

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Despertar sorrisos através de um índice de criatividade elevado, rigor na formação e simpatia no atendimento. O ingrediente secreto, deixaria de ser secreto se fosse revelado.

O que sugerem a quem começa?
Escutem o vosso coração, vão atrás dos sonhos e não deixem que ninguém vos diga que não conseguem. No entanto é muito importante avaliar o risco, e criar um plano de negócios.

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Se não é para fazer bem feito, mais vale não fazer.


Mais informações em funmacia.com.

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais