Empreendedorismo

Glood


Ir à mercearia não tem de ser aborrecido – pelo menos, se estivermos a falar da Glood, uma mercearia do mundo dedicada à venda de produtos únicos de vários continentes e países longínquos.

 

Se gosta de experimentar novos sabores ou simplesmente procura um ingrediente internacional que não encontra em mais lado nenhum, a Glood pode ser a solução – desde as guloseimas americanas, às bolachas africanas sem esquecer as frutas brasileiras, há de tudo um pouco!

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Glood é uma rede de mercearias onde se podem encontrar produtos alimentares de todos os cantos do mundo. EUA, Reino Unido, África do Sul, Brasil, China, Índia, Japão, Holanda, México, França... temos um pouco de tudo.

 

De onde nasceu?

Nasceu da vontade de 3 irmãos quererem arranjar trabalho para a mãe. Primeiro foi trabalho para a mãe, depois o irmão do meio largou o emprego e passou a focar-se exclusivamente na Glood; agora o irmão mais velho vai pelo mesmo caminho. Só a irmã mais nova conseguiu escapar até agora, mas tem desculpa porque está fora do país. É um negócio familiar desde o início.

 

Missão?

Trazer o melhor do mundo para a boca de todos em Portugal.

 

Financiamento?

Desde o início com capitais próprios apenas.

 

Promoção?

Apostamos muito no "passa palavra", que hoje em dia começa e termina nas redes sociais.

 

Onde esperam chegar?

Pelo menos uma Glood em cada distrito, e quem sabe algumas pela Europa.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

O trabalho foi tanto para conseguir obter fornecedores e produtos de tantos sítios diferentes que não tivemos muito tempo para nos preocupar. À medida que as paletes de produtos alimentares iam chegando, repetíamos com frequência: "bem, se isto correr mal, ao menos ficamos com as despensas cheias".

 

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Qualquer cliente que entra na loja deve ser bem-recebido. Precisamos de clientes muito fieis e leais para que se tornem em "embaixadores" da Glood, ao falar de nós a amigos, familiares, vizinhos.

 

O que sugerem a quem começa?

Não tenham medo em pegar em ideias pré-estabelecidas e dar-lhes o vosso toque. Qualquer conceito é viável, desde que muito bem executado. Aliás, um dos maiores elogios que nos dão é quando nos dizem "esta ideia é óbvia, eu já tinha pensado nisto".

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

O melhor conselho que podemos partilhar foi algo que descobrimos sozinhos: a melhor maneira de trabalhar é ser flexível; não é importante definir métodos e rotinas bem fixas, importante é saber processar o que vai acontecendo à nossa volta e reagir rapidamente.

 

Mais informações em glood.pt.

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais