GuideSquare
Esta app, a GuideSquare, permite ao utilizador escolher o que visitar baseando-se em experiências de outros turistas de modo a descobrir o que vale a pena não perder.

O que é/qual é o negócio?
A GuideSquare é um aplicativo móvel (APP) que permite criar, partilhar experiências únicas e guiar os seus utilizadores através de conteúdo visual pelos melhores espaços que uma cidade pode oferecer.
A GuideSquare foi criada com o intuito de facilitar os viajantes a descobrir espaços únicos e partilhá-los com os seus amigos. O planeamento de cada viagem é feito com a visualização do conteúdo visual, selecção do espaço e a partilha do mesmo sem a necessidade de uma procura extensa online do espaço a visitar.
De onde nasceu?
A ideia deste negócio nasceu em Janeiro de 2015 quando realizei uma viagem a Roma com a minha namorada. Com o objetivo de desfrutarmos o mais possível da viagem, identificámos as atrações mais emblemáticas da cidade. Foi aí que ao procurar quais os outros locais que deveríamos visitar me deparei com uma dificuldade: tudo o que me aparecia online eram espaços onde a informação disponível obrigava a uma leitura extensa sobre cada monumento.
Num contexto de uma viagem curta a um local com tamanha história, a ausência de outro tipo de conteúdos – mais apelativos e cuja visualização fosse mais “imediata” – pareceu-me, claramente, uma oportunidade a explorar.
Posso dizer que foi este o embrião da GuideSquare: tornar mais fácil o planeamento de uma viagem para os turistas e facilitar o seu contacto com a história, cultura ou, simplesmente, com os espaços emblemáticos de cada cidade.
A concretização desta ideia num plano de negócios acabou por acontecer no final de 2016 durante o meu MBA na ESADE Business School que me disponibilizou as ferramentas necessárias para testar a ideia e seguir em frente com o seu lançamento.
Missão?
Pretendemos que a GuideSquare seja a plataforma mais utilizada para criação e planeamento de viagens através de conteúdos visuais.
Financiamento?
Todo o financiamento até ao momento foi realizado por capitais próprios dos fundadores.

Promoção?
A estratégia de promoção tem passado muito pelo “passa palavra” de quem já utilizou a APP e a recomenda aos seus amigos. Estamos também a realizar algum investimento na promoção online e nas parcerias estratégicas, nomeadamente com o Turismo do Centro e outras entidades que acreditam no potencial da GuideSquare.
Onde esperam chegar?
Nós esperamos que a GuideSquare esteja presente em qualquer parte do mundo. Temos como objetivo disponibilizar conteúdos sobre 100 cidades em 2020.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Nós acreditamos que ter uma direção é meio caminho para o sucesso apesar de toda a incerteza existente. Essa incerteza é sempre algo que nos motiva cada vez mais porque significa que estamos a fazer coisas novas e que bem ou mal estamos na direção certa podendo estar no caminho errado.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
O nosso trunfo é a possibilidade de um viajante ou local conhecer espaços novos com conteúdos visuais dando uma perspetiva real do que se vai encontrar no monumento, restaurante ou atividade. Diria que o nosso ingrediente secreto é o algoritmo que não permite a seleção de espaços que estão fechados a certas horas e dias da semana.
O que sugerem a quem começa?
Por experiência própria sugerimos duas coisas: a primeira que não desanimem ou desistam caso recebam comentários negativos; a segunda é manter o rumo, isto é, definir muito bem o que pretendem com a ideia de negócio e, a partir daí, não se desviarem do caminho só porque uma pessoa diga que o devem fazer. Naturalmente que esta disciplina só é possível se a definição do que pretendem obter/atingir ao fim de 5 anos for suficientemente sólida.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
O melhor conselho profissional foi para aplicar a minha forma humilde de viver a vida na minha vida profissional porque com isso o sucesso virá atrás.
Mais informações em GuideSquare.