Illustopia
A Illustopia dedica-se a representar uma série de ilustradores nacionais e internacionais com um estilo irreverente e peculiar, disponibilizando serviços não só de ilustração mas também publicitários e editoriais.
O que é/qual é o negócio?
É uma agência de ilustração, a primeira no Porto, que representa mais de 50 ilustradores nacionais e internacionais. O negócio consiste na angariação/gestão de trabalho de ilustração para os artistas representados, a troco de uma remuneração/comissão, junto de clientes como editoras, agências de publicidade, revistas e jornais, etc. E inclui ainda a prestação de serviços adicionais (de design, paginação, etc.) relacionados com os trabalhos de ilustração desenvolvidos. É essencialmente um negócio B2B.
De onde nasceu?
A ideia nasceu do gosto pela ilustração, da constatação de falta de agências em Portugal, da vontade de promover artistas nacionais no exterior, da vontade em ter um negócio próprio que fosse possível gerir a partir de Portugal sem depender do mercado interno, ou seja de uma conjugação de várias circunstâncias. O negócio nasceu no meu apartamento, em Matosinhos, durante uma licença de maternidade.
Missão?
Existimos para ilustrar, mais e melhor, os negócios e as vidas das pessoas.
Financiamento?
Por enquanto, 100% de Capitais Próprios.
Promoção?
Presença em feiras, redes sociais, presença web, marketing direto.
Onde esperam chegar?
Internacionalizar cada vez mais, ganhando visibilidade e presença em todos os continentes, fazendo crescer o volume de negócios.
Como lidaram com a incerteza inicial?
A incerteza inicial foi grande, uma vez que a marca foi lançada em Novembro de 2010, poucos meses antes de Portugal lançar o pedido de ajuda externa.
Para fazer face à crise económica que se fazia sentir, a nossa estratégia assentou em muito trabalho e num esforço grande de internacionalização dos nossos serviços.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
No nosso negócio os maiores trunfos são: a qualidade do trabalho dos ilustradores, o serviço complementar e personalizado prestado pela agência, o enfoque no mercado internacional, a persistência, um esforço de adaptação constante. O que nos diferencia da concorrência é o serviço.
O que sugerem a quem começa?
Trabalho, persistência, motivação e coragem para arriscar sem dar passos maiores do que as pernas.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Ser inovador não significa apenas "fazer de forma diferente", poderá significar "fazer de forma melhor e cada vez melhor".
Mais informações em illustopia.com.