Imaginando
A Imaginando dedica-se à investigação e desenvolvimento de software áudio, orientado à produção e performance de música electrónica bem como ao desenvolvimento de projectos que integrem a arte e a tecnologia numa vertente multimédia, de preferência que faça uso das tecnologias que desenvolvemos no dia a dia (como são o caso da Harpa Laser e da Digital Music Box).

Actualmente temos três produtos baseados em software: DRC, LK e TKFX. O TKFX é uma aplicação para controlo remoto do software TRAKTOR da Native Instruments. O LK é um software para controlo remoto do Ableton Live. O DRC é um sintetizador analógico virtual. Todos os nossos produtos estão disponíveis em iOS e Android, em telefone e tablet. O DRC para além de estar disponível em plataformas mobile, está também disponível para desktop sobre a forma de VST e Audio Unit plugins, de forma a ser utilizado em DAW's (Digital Audio Workstations).
De onde nasceu?
A Imaginando é um sonho muito antigo e surge da vontade continua de criar, aliada a uma paixão muito grande pela música electrónica e tecnologia. No final dos anos 90 conheci várias plataformas para a composição musical em computadores e isso fascinou-me. Como é que é possível criar um programa de computador que gere som? Essa pergunta acompanhou-me durante anos, inclusive durante a minha graduação em Eng. de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Pela mesma altura enamorei-me pela cultura da música electrónica passando a ser o meu tipo de música favorito. O objectivo foi sempre a aliar a tecnologia, que é a minha vocação, com a minha paixão, a música. Embora a ideia seja antiga, só lhe foi possível dar corpo depois de uma passagem de quase 7 anos pela indústria.
Missão?
A missão da Imaginando é combinar música com a tecnologia de forma a criar experiências musicais inspiradoras.
Financiamento?
A Imaginando é uma empresa auto financiada. Para além do investimento inicial de 5000 euros e de um aumento de capital de 7500 euros, até ao momento o financiamento da empresa dependeu apenas das vendas. Este não é o caminho apregoado pela religião das Start-Ups mas senti que era esse o caminho que tinha de seguir. O grande público não percebe muito o que a Imaginando faz e isso incluí os investidores. Uma vez que tinha todas as competências necessárias para alavancar o negócio, trabalhei incessantemente na expansão da gama de produtos, na sua promoção, na comunicação e no suporte ao cliente. Ao fim de 4 anos os números embora modestos falam por si: uma facturação acumulada de mais de 150 mil euros; resultados positivos nos últimos três anos; sem passivos;

Promoção?
A promoção é feita da forma tradicional: publicidade digital; imprensa especializada; boca-à-boca; O dinamização das redes sociais e canal YouTube são também um importante vector de promoção.
Onde esperam chegar?
Já chegamos a todos os países, sendo que os nossos principais mercados são os Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Itália mas o objectivo é sermos reconhecidos como um "player" de valor no mercado global das tecnologias orientadas à música.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Trabalhando! :)
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Perseverança! Agilidade!
O que sugerem a quem começa?
Que sigam o coração e o instinto. Mas sejam realistas e pragmáticos!
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
"Devagar se vai ao longe!"
Mais informações em Imaginando.