Jornal Pedal


Trazendo de volta a ideia da bicicleta como um meio de transporte apelativo, o Jornal Pedal foi fundado por quatro amigos apaixonados pela “bicla”.

 

O jornal é uma publicação mensal e gratuita e concentra tem espaço para reportagens, pequenas notícias, entrevistas, produções fotográficas e outras exibições artísticas, como ilustrações.

 

Com o Jornal Pedal, Portugal tem menos filas, menos poluição e mais atitude. Com este projeto, Portugal pedala.

 

 


O que é/qual é o negócio?
O Jornal Pedal é um jornal mensal e gratuito (impresso e online) dedicado à cultura da bicicleta, que divulga e comunica o que  consideramos interessante nas mais variadas disciplinas criativas e áreas culturais.

 

De onde nasceu?
Nasceu do gosto por bicicletas, por movimentos culturais urbanos, da ideia de divulgar e documentar o que estava a começar a acontecer em termos do movimento das bicicletas nas cidades e da necessidade de criar plataformas e marcar presença para que o movimento da utilização de bicicleta como transporte prioritário em espaços urbanos se torne real na sociedade e na mentalidade das pessoas.

 

Missão?
Divulgar o que está a acontecer nas várias áreas criativas e culturais, que de alguma forma tenham algum ponto em comum com a utilização da bicicleta. Gostamos também de encarar o Pedal como um manifesto, um diálogo de ideias e, ao mesmo tempo, uma tentativa de conseguir trazer para Portugal uma atitude que é banal noutras cidades europeias - o uso da bicicleta como meio de transporte e, no limite, contribuir para o aumento de utilizadores deste meio de transporte.

 

Financiamento?
Próprio.

 

Promoção?
Essencialmente, boca-a-boca, parcerias com eventos ou iniciativas com os quais o jornal se identifica, redes sociais e web marketing.

 

Onde esperam chegar?
O jornal existe para documentar uma comunidade que por si própria já é pequena, portanto não podemos projetar o jornal para grandes altitudes - não seria realista. Mas, esperamos que cresça ao mesmo tempo que a própria comunidade vai crescendo em Portugal e aí assumir um papel mais sólido e que este projeto part-time se torne algo full-time.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?
Mergulhando (quase) de cabeça. Mandámos imprimir um número zero para tornar a nossa ideia real e a partir daí quase obrigar-nos a fazer com que o projeto funcionasse.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
Temos o privilégio de estar rodeados de amigos e pessoas cujo trabalho admiramos muito, que acreditam no projeto e estão sempre presentes para colaborar com o jornal.

 

O que sugerem a quem começa?
Ir em frente, se acreditam no projeto.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Não há almoços de borla.

 

Mais informações em jornalpedal.com.

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais