Kide


Focada em apresentar a roupa perfeita para os seus filhos, a Kide é um marketplace de descoberta e de compra de moda independente para crianças que lhe permite fugir às escolhas aborrecidas das lojas tradicionais.

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Kide é um marketplace de moda infantil centrado em marcas independentes de todo o Mundo, com preocupações éticas e de produção local. Integrando uma página web com uma mobile app, a Kide é o local de descoberta e compra de moda independente e emergente para o mundo infantil. O nosso modelo de negócio é B2C. Somos parceiros das marcas presentes na Kide, e intercedemos por estas junto do mercado final e recebemos uma comissão por cada venda gerada, que é paga pelas marcas presentes na Kide.

 

De onde nasceu?

A Kide nasceu de um conjunto de fatores profissionais e pessoais conjugados entre si  numa determinada altura da minha vida. Após ter participado na criação e crescimento de uma corretora de seguros de elevado sucesso, da região norte, ocupação que exerci durante 10 anos, precisava de um novo desafio profissional. Após uma incursão no mundo académico com um mestrado em Espanha e um projecto de doutoramento (em fase de conclusão), o nascimento do meu primeiro filho, Santiago, e alguma investigação sobre o mercado infantil, foram o clique que despoletou a ideia de negócio, e que me fizeram perceber o potencial que a mesma poderia ter. Além das motivações pessoais, a Kide surge como uma forma de proporcionar aos pais uma experiência super divertida e rápida para compra de moda infantil, essencialmente de marcas e designers pouco conhecidos. A minha esposa que sempre gostou de marcas menos conhecidas e moda alternativa, perdia muito tempo para estar a par das novidades destes pequeno criadores, e tinha sempre as suas redes sociais inundadas de moda infantil, já que seguia dezenas deles. Foi aí que comecei a pensar numa forma, não apenas de as agregar num local, mas também proporcionar a melhor experiência de compra possível.

 

Missão?

A missão era, e continua a ser, proporcionar aos clientes do mercado de moda infantil o acesso a marcas mais pequenas e independentes, de uma forma simples, móvel e divertida. Conseguirmos inovar ao nível de experiencia de compra, possibilitando o acesso omni-channel ao mundo da moda infantil, proporcionando a co-existência de uma aplicação móvel (Iphone e Android) com um website, que seja paralelamente agradável, aditivo e personalizado, criando uma experiencia de compra irrepetível aos nossos clientes, é o nosso principal foco. Queremos ter o maior numero de marcas a nível global, e tornar a Kide uma referência na moda independente mundial.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Sentimos muitas, mas mesmo muitas dificuldades, e honestamente, continuamos a sentir. Dificuldades e incertezas fazem parte do caminho de uma startup. Mas é exactamente aqui neste ponto que se distinguem os verdadeiros empreendedores e quando as incertezas batiam à nossa parte, era tempo de nos reunirmos e conversarmos sobre estas duvidas. Acho que a forma que lidámos e continuamos a lidar com as dificuldades e incertezas é com o apoio de toda a equipa na procura das soluções.

 

Financiamento?

Durante o primeiro ano da Kide, o projecto foi financiado na totalidade pelos seus fundadores, ou seja, bootstraping. Até termos vencido o Startup Braga em Maio de 2016, recorremos apenas a fundos próprios.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Apontaria como maior trunfo a solidez e amizade de toda a equipa Kide, e penso que será este o nosso ingrediente secreto, aliado a uma vontade férrea de inovar e criar algo que perdure por muitos anos, e o sermos claramente uma empresa com uma visão mobile do negócio. Tudo o que desenhamos a nível de produto, experiência de compra é desenhado para telemóvel (app e web responsive).

 

 

Onde esperam chegar?

Não paramos de crescer desde do primeiro dia. Todos os dias temos novas marcas a querer fazer parte do projeto. A equipa passou 2 pessoas (CEO/CTO) para 5 elementos, e estamos neste momento a recrutar mais 2 pessoas para novas posições. O produto tecnológico cumpre o seu roadmap de desenvolvimento, prevendo-se novidades para o início de 2017. A nova coleção está prestes a ser lançada, com novas marcas, novos artigos e uma oferta mais alargada. A nossa comunidade de clientes, seguidores cresce todos os dias. Temos connosco alguns dos leading bloggers e instagrammers mundiais. E esperamos sinceramente ser no futuro a plataforma de referência de online commerce de moda infantil, a nível global.

 

Promoção?

A Kide tem promovido a sua plataforma unicamente no mundo digital, com enfoque nas redes sociais, parcerias com bloggers, email marketing, mas acima de tudo tentando que um cliente satisfeito volte e traga consigo um novo cliente. Essa é a nossa forma preferencial de promoção.

 

O que sugerem a quem começa?

Perseverança e acreditar no projeto! Se acreditam mesmo, não se deixem derrotar pelas críticas, sendo que devemos sempre tentar entender as contribuições que vamos tendo durante o percurso.

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Não ter a pretensão de fazer nada sozinho. A ideia pode ser individual mas a criação de um negócio exige desde o primeiro dia, uma equipa! Esse foi sem dúvida o melhor concelho que recebi.

 

 

Mais informações em kidefashion.com.

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais