LACS
Nesta entrevista, o Dr. Gustavo Brito, sócio do projeto, fala-nos sobre "a importância da criatividade e da inovação no desenvolvimento da sociedade", um dos pontos que levou ao nascimento da LACS, startup pronta para ser o Cluster Criativo de Lisboa.

O que é/qual é o negócio?
O LACS é um cluster criativo para empresas, profissionais, empreendedores e visitantes, promovendo o consumo cultural e promovendo o espaço para que os seus membros alcancem níveis mais altos de inovação e competitividade. Localizado numa das zonas mais premium da cidade, em Santos, [Cais da Rocha de Conde de Óbidos], o LACS oferece um ambiente informal e confortável dentro de um icónico edifício de 5000 m2 sobre o rio Tejo, contemplando experiências, espaços, serviços, flexibilidade e um ambiente propício ao networking, para criadores e inovadores. Contempla espaços de coworking, estúdios privados, ateliês, galeria de arte, bar lounge, bar, área de eventos e uma cobertura com uma inspiradora vista de 360 graus sobre Lisboa.
De onde nasceu?
Contando com sócios de elevada experiência e percursos profissionais muito distintos, na área dos negócios, do imobiliário ao design, da banca aos plásticos, em Portugal e pelo mundo fora, acreditamos na importância da criatividade e da inovação no desenvolvimento da sociedade e partilhamos do interesse em criar em Portugal polos que fomentem níveis de inovação e competitividade acrescidos, fundamental à competitividade nacional.
Cientes de que as indústrias criativas são parte relevante nas cidades mais modernas, gerando inovação e promovendo encontros inesperados entre diferentes áreas de negócio, não tivemos dúvidas da pertinência de que o LACS já tinha um lugar nas cidades, antes mesmo de existir.
Qual a missão?
Promover as artes, o design e a tecnologia, oferecendo espaços de trabalho, vivência e lazer, com meios que permitam maximizar o consumo cultural e artístico no âmbito das Indústrias Criativas, através de um ecossistema onde o trabalho em sinergia, a partilha de valores e o networking, proporcionam negócios e experiências únicas aos nossos membros.

Financiamento?
Investimento dos sócios, no valor de 3 milhões de euros.
Como está a ser realizada a promoção?
A promoção do LACS está a ser feita de forma orgânica assegurada pelo mercado que rapidamente se identificou com o projeto.
Onde esperam chegar?
Gostaríamos de contribuir para uma Indústria das artes e Ideias de forma consistente e contínua associada à tecnologia. Acreditamos que o talento em Portugal irá mais longe se puder estar assente em condições ideais para se desenvolver. Queremos ser o ponto de encontro das indústrias criativas em todas as cidades onde estivermos.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Com muita confiança no projeto que tem argumentos fortíssimos, contando ainda com uma conjuntura que foi melhorando de dia para dia.
Qual o vosso maior trunfo? Qual o ingrediente de sucesso?
Localização privilegiada num dos lugares mais centrais e premium da cidade de Lisboa.
Mas também:
Experiencia empresarial diversificada dos sócios; Conhecimento do Setor das Industrias Criativas.
True Networking
Dimensão do edifício (5000m2)
Equipa de gestão especializada
Foco nas Indústrias Criativas
Espaços abertas a visitantes: cafetaria, rooftop, sala de eventos
O que sugerem a quem começa?
Tal como tem acontecido ao longo da história, por vezes o grande sucesso de uma ideia não está em criar algo totalmente novo, mas antes na criação de uma nova forma de ver um mesmo assunto.
O LACS é uma nova forma de ver as indústrias criativas, permitindo-lhes trabalhar com maior proximidade e num ecossistema pensado para ser proporcionador de inovação.
Qualidade, humildade e verdade! Acreditar, acreditar, acreditar!
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Desistir é para sempre!
Mais informações em LACS.
Fotografias por Cláudio Parada Nunes.