Monstros


Depois de trabalhar como hospedeira e numa agência de marketing, Guida Costa Santos começou a sentir as consequências de uma vida com hora marcada e de compromissos profissionais sucessivos e inescapáveis.

 

Há anos começou a recolher móveis do lixo, e acabaram por ser esses monos a sua verdadeira salvação: transformando o velho em algo novo e original, recuperando memórias, Guida criou a Monstros que faz da reciclagem e reavivamento do mobiliário a sua missão.

 

Além dos trabalhos de restauro, Guida e o marido (e sócio) oferecem ainda workshops e aluguer de espaços para que possa também transformar os seus monos.

 

 

O que é/qual é o negócio?
O negócio assenta no reaproveitamento de peças de decoração/mobiliário, ou seja, transformar monos em bens. Existem duas áreas distintas: o mobiliário, nos qual intervimos dando uma nova vida e os retratos de família, realizados com material reciclado. Temos peças de mobiliário para venda, aceitamos encomendas e levamos a cabo workshops de reciclagem de mobiliário.

 

De onde nasceu?
Os monstros nascem de um hobby, do enorme gosto e prazer que me dava e da grande vontade em torná-lo a minha profissão.

 

Missão?
A missão tem claramente um fundo verde, livrar a cidade e todos os habitantes de peças que para eles não servem, são lixo e transformá-los em algo único, criativo e original. Por outro lado, recuperar memórias, ou seja, reciclar peças que já não se fabricam, com linhas singulares e uma qualidade acima da média.

 

Financiamento?
Não existiu financiamento, tentámos apresentar o projeto a diversas entidades, mas mostrou-se infrutífero. Portanto, o investimento foi única e exclusivamente pessoal.

 

Promoção?
A promoção assenta muito no boca-a-boca, isto é, todos os nossos clientes nos recomendam e nos procuram uma e outra vez. Fazemos alguns mercados e feiras para mostrar os nossos monstros in loco, o que é essencial. Por outro lado temos também o site, o Facebook, o Instagram e o Pinterest, que nos conferem alguma visibilidade.

 

 

Onde esperam chegar?
Esperamos chegar a casa de muitos portugueses! Esperamos mudar consciências, apostar na eco-escolha, mostrar que uma casa é a extensão de nós próprios e que a originalidade e a qualidade devem estar sempre presentes. Criar novas perspetivas no que toca aos monos, incutir o gosto pelo trabalho manual e estender o nosso conceito de workshops a um espaço de trabalho comum em que todos poderão ter um local onde podem levar a cabo as suas transformações.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?
Inicialmente foi duro, pagávamos a renda com o pouco dinheiro que recebíamos das encomendas. Todavia, após alguns meses, o cenário alterou-se:  começámos a ter cada vez mais trabalhos e conseguimos inclusivamente mudar-nos para um espaço melhor.

 

Vosso maior trunfo diferenciador? Ingrediente secreto?
Não existe um ingrediente secreto, mas o nosso maior trunfo continua a ser adorar o que fazemos. Isso traz-nos motivação para continuar com o trabalho árduo e para fazer sacrifícios de forma quase automática. Citando a nossa regra de ouro para os fazedores: "A imaginação é a ferramenta mais inovadora".

 

O que sugerem a quem começa?
Criar com qualidade e perseverança.


Mais informações em monstros.pt.


 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Inspirações

Livros, filmes, séries e jogos para inspirar o seu negócio

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais