NATA Lisboa


 

A crise anda por aí, a escurecer o país, chatear as cabeças e azedar as línguas.

 

Foi com a promessa de trazer mais doçura ao paladar e vida portugueses (e não só) que nasceu a marca que pretende levar o nosso famoso pastel de nata a todo o mundo.

 

João Cunha é o director de marketing do NATA Lisboa, que se chama assim porque é fácil de dizer (e saborear) em qualquer língua. O crescimento tem sido contínuo e o sucesso inegável, o que, no fundo, não é surpresa nenhuma – porque ao mundo faz sempre falta mais alguma nata.

 

 

O que é/qual é o negócio?
Rede de lojas/cafetarias em sistema de franchising e em que o produto estrela é o pastel de nata.
 

De onde nasceu?
A Ideia surge de José Carlos Campos, que se associa a um grupo de empreendedores para o lançamento deste projeto. Com uma extensa experiência a trabalhar para algumas das maiores marcas nacionais, José Carlos Campos sempre sonhou em criar as suas próprias marcas. As ideias deste conhecido publicitário português valeram-lhe muitos prémios, entre os quais cinco leões conquistados no Festival de Cannes, um Grand Prix no Eurobest, e dezenas de outras distinções em diversos festivais nacionais e internacionais. José Carlos Campos considera que: “o NATA Lisboa foi a sua melhor ideia e, com ele, espera ganhar muitos prémios como cliente"".
 

Missão?
O pastel de nata está associado a um universo de valores culturais, sociais e gastronómicos muito fortes. É um excelente cabeça de cartaz de um conceito português de pastelaria, em modelo de franchising, com um enorme potencial de projeção mundial. Com este conceito de negócio pretendemos levar um dos mais emblemáticos produtos da gastronomia nacional a todo o mundo, promovendo a imagem de Portugal e o que de melhor oferece a nossa doçaria tradicional, entre outros produtos. O nosso objetivo passa por criar a oportunidade de desfrutar do culto de saborear uma das melhores iguarias nacionais em qualquer canto do mundo, criando à sua volta um universo de sensações com fortes raízes sociais e culturais portuguesas.
 

Financiamento?
Investimento privado
 

Promoção?
Mass media – ações de public relations
 

Onde esperam chegar?
Temos 21 lojas abertas em Portugal, Espanha, França e Áustria, estando em curso a abertura de novas unidades no Reino Unido, Bélgica e Emirados Árabes Unidos.
 

Como lidaram com a incerteza inicial?
Com a certeza de que estávamos a lançar um projecto inovador, adaptado ao contexto económico atual, mas com um longo percurso pela frente… Por isso achamos que o otimismo acabou por derrubar a incerteza.
 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

A fórmula NATA Lisboa é uma receita exclusiva que foi desenvolvida por uma equipa de conceituados profissionais de pastelaria, e vencedora da “prova cega” (*) de avaliação final efetuada por um painel de provadores internos na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
Esta receita única é assegurada em todas as unidades NATA Lisboa graças a um processo de fabrico e cozedura com elevado controlo de qualidade ao longo de todo o processo de operações.
 (*) – resultado da “prova cega” efetuada no dia 11 de Maio de 2012 na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa: o NATA foi a receita vencedora para nove dos doze membros do painel de avaliação.
 

O que sugerem a quem começa?
De um modo geral recomendamos a um empreendedor que invista bastante no planeamento do seu projeto, criando um plano de negócios que contemple todas as oportunidades e ameaças, e a partir do qual enriqueça a ideia com pontos fortes! Aos empreendedores que se juntam à nossa marca recomendamos que: sigam os procedimentos, mantenham o espaço atrativo e dinâmico, façam uma boa gestão de stocks e garantam que os clientes têm um atendimento de excelência.
 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Não sei se é o melhor conselho, mas é o que mais me recordo: “na vida, como as grandes oportunidades que surgem são poucas e passam à nossa frente rapidamente, temos que estar atentos”.

 

Mais informações em natalisboa.com.
 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais