Nova Peixaria


Bem mais do que um restaurante de peixe assado, a Nova Peixaria apresenta uma alternativa diferente e incrivelmente saborosa de comer peixe. O que há para não gostar?

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Nova Peixaria é um restaurante, um restaurante que serve refeições as quais gostamos de apelidar de easy food.

 

De onde nasceu?

A ideia nasceu pelo facto de que nós os empresários da Restauração, temos que constantemente inovar e agradar ao consumidor, e achámos que o consumidor gostaria de refeições fáceis, rápidas, mas ao mesmo tempo mais saudáveis que lhes desse alternativa aos hambúrgueres de carne, ou seja que pudessem comer peixe desta forma, tanto que um dos nossos slogans é : "Uma forma diferente de comer Peixe".

 

Missão?

A nossa missão é tentar habituar as pessoas a comer peixe de uma forma descontraída, mais regular, mais facilmente e sem que isso lhes seja muito caro.

 

Financiamento?

O financiamento inicial veio de capitais próprios, se bem que a expansão da marca foi feita com recurso a crédito bancário.

 

Promoção?

A promoção inicial foi feita nas redes sociais, bloguers, etc.., se bem que a nossa localização inicial feita num local que consideramos "premium", ajudou a que o conhecimento do conceito fosse mais rápido. O nosso objetivo numero um é: em cima das quatro lojas existentes, estabilizá-las, dar mais notoriedade à marca, consolidar o conceito, para futuramente podermos almejar a outros voos.

 

Onde esperam chegar?

Inicialmente houve alguma incerteza da aceitação do conceito, como penso que acontece com a maior parte dos conceitos inovadores, pois eles não surgem sem uma dose de optimismo que muitas das vezes ofuscam a realidade, mas mesmo assim há que ser positivos, incansavelmente atentos aos sinais dos clientes, para sermos humildemente flexíveis e possamos ajustar o produto.

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

O nosso maior trunfo é a nossa abnegação para trabalhar o peixe fresco, pois não é por acaso que as grandes cadeias e a maior parte dos conceitos são criados tendo a carne como base. Todos os operadores acham o peixe fresco difícil, imprevisível no preço de custo, e muito perecível.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

O nosso ingrediente secreto é testar e afinar os produtos até conseguirmos o "OK" do cliente, claro que durante esse processo teremos que ser nós a colocar-nos na pele dos consumidores.

Por exemplo: a nossa batata-doce chips demorou semanas até conseguirmos o resultado que queríamos, pois o que nasceu primeiro foi o conceito, o acharmos que o publico iria gostar de comer uma batata-doce chips, ora a partir daí houve, estudo, ensaios, tentativas até darmos o nosso "ok" à introdução do produto; isto aconteceu com o Salmon-Burguer, o Burguer de Camarão com cogumelos, o Prego de Bacalhau com grelos, o Prego de Atum com queijo de cabra e cebola confitada, o Tártaro de salmão com trigo integral, a Salada Ceviche, etc...

 

O que sugerem a quem começa?

O nosso conselho para quem começa é que esfriem sempre o entusiasmo, pois todos os conceitos começam por paixão e entusiasmo, mas uma boa dose de reflexão, estudo, fará sempre bem. Tentem localizar-se bem, pois se o conceito falhar ali, não resultará em outro local, e têm mais facilidade em transacionar o local, minimizando os prejuízos. Tentem fazer investimentos que não vos façam perder o sono com receio de falhar, pois falhar um conceito faz parte da aprendizagem.

 

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

O melhor conselho que tive até hoje é de que se os conselhos fossem bons não se davam, vendiam-se. Quanto a conselhos profissionais foi o de que ao contrário daquilo que muita gente diz, simpatia não faz um negócio, mas o profissionalismo sim.

 

Mais informações em novapeixaria.pt.

 

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