Oupas
Baseada no coração da cidade do Porto o Oupas é um estúdio de design gráfico composto por uma dedicada equipa de quatro elementos: Cidália, Joana, Sofia e... Tobias, o gato. A oferta baseia-se na área de design gráfico, ilustração e cenografia mas sempre na forma responsável mais ecológica e social.
O que é/qual é o negócio?
Somos um estúdio de design gráfico, especializado em criar peças decorativas em papel e cartão.
De onde nasceu?
Da necessidade de nos mantermos ativas depois de termos terminado o curso e não haverem empregos à vista.
Missão?
A nossa missão é a de transformar um material tão banal como o cartão e o papel em peças de design, que facilmente correspondam à expectativa e necessidades do cliente.
Financiamento?
Investimos muito do nosso tempo e esforço até termos um estúdio estável e autossustentável. Nunca investimos capital próprio, tudo o que investimos foi fruto do trabalho que fomos desenvolvendo.
Promoção?
Felizmente, sentimos que o nosso trabalho se autopromove, isto é, é facilmente reconhecido como nosso, o que faz com que as pessoas venham ter connosco, ou porque um outro cliente nosso nos apresentou, ou porque viu o nosso trabalho algures. Um cliente satisfeito é a melhor estratégia que se pode ter, porque não só prolonga a nossa relação com este, como também nos apresenta a novos contactos. É claro que utilizamos as redes sociais, que ajudam sempre, mas com intenção de nos aproximarmos de quem nos acompanha, e partilharmos um bocadinho do nosso dia-a-dia.
Onde esperam chegar?
Neste momento “chegamos” onde ambicionávamos quando começamos. Mudamo-nos recentemente para um novo espaço, um espaço que foi sonhado há muito tempo, desenhado e pensado à nossa medida, e que é verdadeiramente fruto do nosso trabalho. Com este recente passo, temos as condições ideais para fazer crescer o nosso negócio, quer seja em termos de equipa, como de condições e equipamento.
Como lidaram com a incerteza inicial?
Com muito empenho e esforço, porque algumas fases são realmente difíceis, mas fazem-nos crescer e dar valor ao que conquistamos.
Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?
As nossas mãos!
O que sugerem a quem começa?
Que passem as suas ideias e projetos para a prática. Mantenham-se ativos. Quando começamos não fazíamos ideia de que íamos fazer um estúdio à séria, ou até especializado em peças de papel e cartão, só não queríamos estar paradas. Acabou por ir correndo bem, e apesar do retorno nunca ser imediato, e de nos levar muitas horas e fins-de-semana, chegamos onde queríamos.
Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?
Não temos um conselho em especial de que nos lembremos. Lembramo-nos sim das pessoas que se foram cruzando no nosso caminho e que nos inspiram pessoal e profissionalmente, fazendo-nos querer chegar mais longe.
Mais informações em oupasdesign.com.