Pegada Verde


Há, em Portugal, uma loja online que é verde de uma ponta à outra: não é por acaso que a Pegada Verde escolheu este seu nome para se apresentar ao mundo, mas o facto é que todos os seus produtos são … ecológicos!

 

 

O que é/qual é o negócio?

A Pegada Verde é uma loja online de produtos ecológicos e de design, mas a par deste canal de vendas, faz distribuição e representação de marcas em Portugal, em Espanha e no Brasil.


De onde nasceu?

A Pegada Verde surgiu em 2009, quando eu e o Sérgio estávamos desempregados.  Temos formação na área da psicologia e da gestão, e sempre tivemos vontade de ter um projeto nosso.  Não foi um plano a longo prazo, até porque tudo se foi compondo nesse sentido. Começou quase como uma brincadeira, a ler um artigo sobre a jornalista canadiana Vanessa Farquharson e o seu livro “Dormir nu é ecológico”. Um projeto fantástico, em que durante 1 ano, e em cada dia do ano, introduziu uma medida ecológica na sua vida. Uma dessas medidas foi deixar de usar pensos e tampões durante a menstruação, e passar a usar um copo menstrual. A par da incredulidade, e do desconhecimento, veio também a curiosidade. Pesquisei acerca do que era, e decidi experimentar.  Em jeito de desafio, um amigo disse que devíamos trazer o produto para Portugal, e assim foi! Em menos de 6 meses tínhamos empresa criada, éramos representantes da Lunette em Portugal e no Brasil e decidimos criar uma loja online, quando o e-commerce em Portugal era praticamente inexistente.

Fomos aumentando o nosso leque de oferta em termos de marcas/produtos na loja online, e fomos ganhando a representação de mais marcas desde então. Representamos atualmente 6 marcas, dentro da sustentabilidade. A nossa grande bandeira é a reutilização, porque acreditamos que é a forma mais eficaz de reduzir o desperdício diário e reduzir as emissões de CO2 diariamente (quer através da produção industrial, da reciclagem, e  das próprias lixeiras). Por isso, todos os nossos produtos permitem a reutilização nas tarefas diárias das nossas vidas agitadas, mas com muito bom gosto. Quem usa os nossos produtos, marca uma posição e passa uma mensagem de que tem bom gosto e de que se preocupa com o ambiente!


Missão?

Especificamente no mercado ibérico, a Pegada Verde tem estado focada em

apostar na representação exclusiva de marcas inovadoras e no aumento da sua gama de produtos, por forma a aumentar o volume de negócio. Assumimos por isso normalmente este papel de dar a conhecer os novos produtos, e o porquê da sua sustentabilidade.

Esforçamo-nos por apresentar novidades com alguma regularidade, para que quem nos acompanhe tenha sempre algo novo para espreitar, e fazemos campanhas específicas de promoção de produto, também como forma de mimar o nosso público, dando-lhes alguns benefícios.

A nossa estratégia passa sempre por reforçar a relação e a proximidade aos clientes, sendo este um dos nossos grande pilares de atuação. Uma grande percentagem de clientes online são clientes habituais, o que nos dá uma grande confiança acerca do nosso trabalho e faz-nos querer melhorar todos os dias.


Financiamento?

Felizmente conseguimos obter o apoio do IEFP, da criação do próprio emprego, que permitiu arrancar com o projeto. Tivemos também de conciliar esse financiamento a capitais próprio, mas não tivemos necessidade de recorrer à Banca


Promoção?

A nossa máxima baseia-se muito em ouvir o que o mercado tem para nos dizer. A linha de produtos que tínhamos inicialmente alterou-se muito ao longo destes 5 anos, e cerca de 90% dos artigos que comercializávamos no início, hoje já não os temos. Começámos a dar mais importância a artigos/marcas de lifestyle, com um forte cunho de design.

Em termos de serviço aumentámos os nossos canais de atendimento ao cliente, que é ainda muito importante no nosso país. Além do contacto telefónico, respondemos em menos de 24 horas a todas as questões através do nosso email de contacto, do facebook e também através do chat no nosso site.


Onde esperam chegar?

A nossa grande prioridade é manter o crescimento de forma sustentada. Em 5 anos aumentámos em 400% a nossa faturação, e esperamos acabar 2014 com mais 50% que o ano passado.

Contamos com aproximadamente 100 pontos de venda a retalho, e utilizamos a nossa loja online como forte canal de vendas e importantíssima ferramenta de divulgação e promoção das marcas.

Queremos que este crescimento continue a acontecer com a loja online, com a distribuição, e queremos também apostar mais no mercado B2B, pois sabemos o impacto que os nossos artigos podem ter na responsabilidade social das empresas.

Pretendemos continuar a apostar na representação exclusiva de marcas inovadoras e no aumento da nossa gama de produtos, por forma a aumentar o volume de negócio.


Como lidaram com a incerteza inicial?

Foram várias as dificuldades e as incertezas:

- Em primeiro lugar, desenvolver um projeto de raiz, sem qualquer experiência em e-commerce.

- Depois, selecionar as marcas e os produtos, que encaixassem na categoria ecológica.

- Definir a nossa estratégia em termos de segmento - artigos sustentáveis e de design.

- Afirmação num nicho de mercado.

- Encontrar a equipa certa.

A incerteza não se pode dizer que é só inicial, porque continua a existir. E julgo que é isso que nos permite evoluir e adaptar às necessidades do Mercado.



Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

A Pegada Verde pretende diferenciar-se em duas vertentes. Através do serviço que presta e pela diferenciação dos produtos que vendemos.

Tentamos sempre colocar-nos no lado de quem compra. Temos feito alterações e adaptações sempre que sentimos essa necessidade, seja com o intuito de facilitar todo o processo de compra, seja em atribuir cada vez mais credibilidade e confiança ao consumidor numa compra à distância.

Relativamente aos produtos que representamos, a nossa missão passa também por dar a conhecer novas alternativas às rotinas do dia-a-dia. Obviamente que para nós a questão ecológica é importantíssima, mas queremos fazê-lo de uma forma em que usar estes artigos não seja um “frete”, e em que os seus utilizadores tenham gosto em usar e mostrar.

Focamo-nos em produtos para as coisas do dia-a-dia, porque é exatamente nas coisas simples de todos os dias que cada um de nós pode fazer a diferença.

Sustentabilidade e Design são as palavras-chave do nosso negócio e do nosso sucesso.


O que sugerem a quem começa?
Identificar uma necessidade pessoal e partir daí. Na nossa opinião, só assim se consegue desenvolver um projeto com o qual nos identificamos e sentimos paixão para trabalhar nele todos os dias.


Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Ser Empreendedor é sinónimo de ter de ser um Adamastor. E a parte da DOR tem mesmo veracidade, tem de se dar sempre mais, ir mais além todos os dias.

 

 

Mais informações em pegada-verde.pt.

 

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