Pet Universal


Se possui um centro veterinário e procura uma forma de simplificar a sua gestão sem perder eficácia então a Pet Universal pode ser o que procura.



O que é/qual é o negócio?

Somos a Pet Universal, designação legal LVS Universal, Lda., e somos uma startup tecnológica. Oferecemos um conjunto de soluções inovadoras baseadas na Cloud, com possibilidade de integração com sistemas terceiros que permitem aos veterinários poupar tempo, dinheiro e aumentar o rigor clínico.


Analisámos os fluxos de trabalho dos centros veterinários e detetámos algumas lacunas e com base nisso desenvolvemos uma solução inovadora que se ajusta a qualquer centro, independentemente do seu tamanho, e que consegue melhorar e otimizar os seus fluxos internos. O nosso product core é então, uma plataforma inovadora de gestão hospitalar para veterinária. Materializa-se no conceito de ficha de internamento digital, com o objetivo de potenciar o planeamento, baseado em processos clínicos já conhecidos (templates).


De onde nasceu?

Nós adoramos tecnologias e animais, fez todo o sentido juntar as duas coisas. Assim, nasceu a Pet Universal, em 2015, quando três amigos se decidiram juntar para criar um projeto inovador, diferenciador, e que acompanhasse a tendência do mercado animal. No centro do negócio está o empreendedorismo social, acreditamos que podemos inovar o setor animal.


Missão?

A nossa missão é ajudar todas as pessoas que ajudam os animais. A paixão que temos por animais faz-nos trabalhar todos os dias e acreditar que estamos a contribuir para o seu bem-estar, através de soluções tecnológicas completas que facilitam e simplificam os processos clínicos ao veterinário, que permitem a centralização de dados dos animais e a interação entre os clínicos, donos e associações. Queremos melhorar a vida dos animais por todo o mundo, através das nossas duas grandes paixões, animais e tecnologia.


Financiamento?

Inicialmente existiu um investimento por parte de cada um dos sócios da Pet. Estando nós sediados na IEUA - Incubadora da Universidade de Aveiro, temos a possibilidade de ter acesso a uma prestação de serviços mais económica, e ainda usufruir de apoio em áreas como contabilidade, advocacia, marketing, entre outras.


Com a participação na 12ª edição do NOVO BANCO - Concurso Nacional de Inovação, onde obtivemos o 1ºlugar, conseguimos financiamento que foi fulcral para a fase de desenvolvimento onde nos encontrávamos.


Para além disto, recebemos financiamento por parte de investidores privados.


Promoção?

O desenvolvimento da comunicação das empresas deve ser sempre uma constante, e, dessa forma, nós fazemos a nossa comunicação online através das redes sociais, mais principalmente do Facebook. Temos também o nosso site, sendo este um meio mais informativo.


Por outro lado, a nível da comunicação offline atuamos, mais intensivamente, com presenças nos mais diversos congressos e feiras, maioritariamente em Portugal e em Espanha, nomeadamente, no Congresso Veterinário de Montenegro (Porto); no EFOMV – Congresso da Ordem dos Médicos veterinários (Lisboa); na Iberzoo+Propet (Madrid); na AVEPA (Barcelona); na Web Summit (Lisboa), entre outras. Para além disto, fazemos as habituais visitas presenciais, para criarmos uma relação de proximidade e confiança com as clínicas e os hospitais.


Neste momento estamos a trabalhar na nossa presença internacional e na entrada em novos mercados.


Onde Esperam Chegar?

Ambicionamos ser reconhecidos como a empresa de referência no desenvolvimento de uma plataforma inovadora e disruptiva sobre animais e com isto ajudar a gerir o tempo e as tarefas permitindo um melhor acompanhamento e cuidado dos nossos animais.


Como lidaram com a incerteza inicial?

Inicialmente as dificuldades são tantas, que se não existir uma equipa coesa e confiante, dificilmente o projeto terá capacidade para vincar num mercado como o da veterinária, que mesmo em constante desenvolvimento, apresenta alguma resistência à mudança, no que diz respeito a este tipo de softwares.


O segredo foi a nossa perseverança, a nossa confiança no produto, nas nossas capacidades individuais e de equipa e principalmente, não ter medo de arriscar.


Vosso maior trunfo? Ingrediente Secreto?

Ouvir as pessoas! Se ouves as pessoas, ouves as suas preocupações. Isto cria um vínculo forte entre nós e os nossos clientes.


Não se trata de vender um produto qualquer, mas sim de ouvir as pessoas que tens à frente. O nosso trunfo como empresa, é saber que o produto que estamos a vender é útil e ajuda os veterinários, as clínicas, os hospitais e, consequentemente, os nossos melhores amigos - os animais.


O que sugerem a quem começa?

Muita força de vontade, muita capacidade de agilizar situações e de simplificar contratempos. Procurar ajuda, investimentos, parcerias, pessoas que acreditem no projeto. O caminho é longo e não é fácil, mas o esforço será recompensado.


Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

Pela nossa vida vão passando várias pessoas que nos deixam alguns ensinamentos, lembro-me de uma frase que me disseram e que nunca me esqueci: “Faz hoje o que os outros não estão dispostos a fazer para no futuro poderes fazer o que os outros não podem”.


Mais informações em Pet Universal.


Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais