Piadina's Wine & Co


 

O que é/qual é o negócio?

A Piadina's, Wine & Co. têm por base uma especialidade italiana: A Piadina, originária da região Italiana da Emilia-Romana, consiste numa massa fresca elaborada com uma receita especial que a torna única na sua textura e sabor, é cozinhada no momento do pedido numa chapa quente e recheada com vários ingredientes á escolha podendo os mesmos ser salgados, tais como o salmão fumado com queijo creme, como doces como a Nutella ou o doce de leite. Mas não nos limitamos às piadinas e dai o "Co." do nosso nome.

 

De onde nasceu?

Esta ideia de negócio surgiu primeiro através do produto: "A Piadina", ou seja, identificamos este como sendo um produto com bastante potencial dado ao quase ilimitado número de recheios com que é possível elaborar um piadina, e sobretudo por ser um produto ainda com muito pouca divulgação em Portugal, o que, por outro lado se têm tornado num desafio, pois 90% dos nossos clientes (que estão já a rondar os 8000 em 6 Meses) provou pela primeira vez a piadina através de nós, tornando-se na sua grande maioria fãs, apesar de que o reverso da medalha é também o de ser um produto ainda bastante desconhecido tornando-se mais difícil fazê-lo chegar ao conhecimento e prova de toda a gente. Depois do Produto identificado foi fácil pensar em comercializa-lo através dum conceito de Street Food aproveitando um pouco a expansão que este tipo de negócio está a conhecer neste momento em Portugal, á semelhança do que já acontece noutros países.

 

 

Missão?

A nossa Missão é sem dúvida a de levar produtos de elevada qualidade para o conceito de Street Food, provando que o Street Food também pode ser gourmet e ter a mesma, ou até mais qualidade do que conceitos fixos, privilegiando sempre a experiência gastronómica dos nossos clientes e seguidores.

 

Financiamento?

Tentámos por uma questão de sustentabilidade inicial do negócio recorrer o menos possível á banca para lançar o nosso negócio, pelo que somente 20% do mesmo foi lançado com recurso a um leasing.

 

Promoção?

Essencialmente através das redes sociais damos a conhecer o que fazemos e onde o fazemos, nos últimos 6 Meses trabalhámos pelo menos uma média de 3 dias por semana sempre em diferentes locais e eventos, a par disso a nossa principal promoção são os nossos clientes que já nos seguem e divulgam pelos seus amigos, o que é para nós muito gratificante.

 

Onde esperam chegar?

Estamos ainda numa fase muito embrionária, a ver para onde o mercado nos leva e atentos às oportunidades que vão surgindo, mas não descuramos a possibilidade de evoluir para um espaço fixo para complementar o negócio com a nossa Piaggio, isto porque no inverno torna-se pouco viável para nós trabalhar na "rua" por causa das condições climatéricas, vamos sem pressa, mas sem pausa...

 

Como lidaram com a incerteza inicial?

Tivemos de imediato a intuição que o conceito iria funcionar bem e ter recetividade desejada, pelo que, para ser sermos sinceros, não pensámos muito nisso, para voar é preciso dar o salto inicial e foi o que fizemos, sem receios.

 

Vosso maior trunfo? Ingrediente secreto?

Não é preciso ter "trunfos na manga" nem ingredientes secretos, apesar de que costumamos dizer em tom de brincadeira, que o segredo está na massa... o que é preciso é oferecer como já dissemos, produtos de elevada qualidade por um preço ajustado, não podemos querer ganhar dinheiro á custa da redução da qualidade, pois o nosso cliente vai percecionar isso e acaba por ser contra producente, queremos clientes para o futuro e não "single time consumers", as nossas piadinas são elaboradas com ingredientes de topo tais como o presunto de reserva, ou o salmão fumado de marcas premium, assim como saladas provenientes do litoral alentejano e escolhidas com um elevado critério de seleção, esse é o "segredo", se é que se pode assim chamar.

 

 

O que sugerem a quem começa? 

Aconselhamos a quem quer começar um negócio de restauração seja ele de street food ou não, que reflita bem se é mesmo aquilo que quer fazer na vida, pois são negócios muito exigentes física e mentalmente, com uma elevada logística e um elevado número de horas de trabalho principalmente nas alturas em que a maioria das pessoas descansa, ou seja, á noite e ao fim de semana. É necessária muita perseverança, força de vontade e gostar muito daquilo que se faz. E obviamente devem efetuar um bom plano de negócios para evitar negócios ruinosos.   

 

Qual o melhor conselho profissional que já recebeu?

"Se sentes que é este o momento e o conceito, não olhes para trás" JUMP!

 

 

Mais informações na Página de Facebook da Piadina’s Wine & Co.

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Guias Teóricos

Noções teóricas imprescindíveis para o arranque e gestão do seu negócio​

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e pagamento de impostos

Saber mais